Buscar

AD1 - Geografia na Educação II Geo2 - 2018 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: 
Matricula: 
Polo: 
Primeira Avaliação A Distância (AD1) - 2018.2
Geografia na Educação II
Coordenador: Prof. Clézio dos Santos
Prazo para envio: até 19 de agosto (domingo)
Questão 1 – Faça um breve texto explicativo relacionando a concepção de arquipélago brasileiro e a formação do território brasileiro atual. (4,0)
R: A expansão territorial brasileira recebeu diversas influências das atividades econômicas, com a economia colonial, tudo girava em função das produções ligadas aos gêneros primários. Essa demanda também correspondia aos anseios de exportação para atender os desejos da metrópole portuguesa a qual o Brasil estava ligado. O Cenário de concepção de arquipélado começou a ser mais observada a partir da divisão dos arquipélagos (ilhas). Ao passo que as atividades econômicas passavam por mudanças, surgiam novas cidades, distantes umas das outras, o Foi depois de 1930 que começou um processo de movimentação interna, com base nas demandas do próprio país. Também nessa fase ganhou força a ideia de que o Brasil não estava restrito ao seu litoral.
A formação do território brasileiro se tornou realidade quando a economia pode promover uma integração dos territórios do país. Essa integração foi materializada e muitos ganhos foramr observados.
Questão 2 – Descreva brevemente como se deu o processo de industrialização no Brasil e aponte duas consequências espaciais importantes resultantes desse processo. (4.0)
R: O processo de industrialização foi iniciado na década de 1930. A consolidação também foi bastante observada a partir da década de 1950. Com isso, também surgiu a Divisão Internacional do trabalho ou DIT. Era o Brasil começando a aplicar os conceitos de divisão do trabalho e da produção já bastante desenvolvidos nos países mais desenvolvidos e colonizadores. Era, mais uma vez, a metrópole levando seu “desenvolvimento” para as colônias. Ao Brasil, coube se adequar a essa nova rotina e passar a produzir produtos agrícolas e elementos da indústria para o mover da nova economia estabelecida. Esses foram os primeiros passos da expansão e formação do território brasileiro. Depois da Independência do Brasil, várias outras mudanças foram observadas e implantadas.
Questão 3 – Que tipo de agricultura (familiar ou empresarial) produz para o mercado interno? Descreva sua relevância e desafios (2,0)
R: A agricultura familiar pode se caracterizar como sendo de subsistência, que visa ao consumo próprio da família. Os produtos gerados por eles terão de abastecer, com prioridade, os membros familiares e, se houver algum excedente, poderão até ser comercializados na forma de troca, mas nunca visando estritamente ao lucro. Como normalmente essas famílias contam com áreas muito pequenas e com solos ou relevo inadequados e, geralmente, são excluídos dos programas de auxílio, elas buscam a complementação da renda empregando-se como trabalhadores temporários em estabelecimentos maiores ou na cidade, para prover a sobrevivência de sua família. Na maioria dos casos, encontraremos, entre os agricultores de subsistência, uma atitude de respeito e preocupação com relação à conservação dos recursos naturais, até mesmo pela dependência vital que eles têm em relação à terra.
A agricultura empresarial é direcionada basicamente à exportação ou ao fornecimento para agroindústrias. Perceba que, ao contrário da agricultura familiar, que produz basicamente para o consumo interno do país, a agricultura empresarial visa a atender o mercado externo. No entanto, este é o segmento da agricultura que mais recebe incentivos governamentais de todas as ordens, o que mostra que o nosso modelo produtivo visa a atender aos interesses do grande capital.

Outros materiais