Buscar

historia da educação2

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
/0,6
A Gestalt, psicologia da forma, é uma corrente dedicada ao estudo dos processos da percepção. Assim, pode-se afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O gestaltismo defende que os fenômenos psíquicos devem ser vistos como um todo, e não divididos em elementos isolados.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/0,6
Segundo a literatura estudada, verifica-se que existem diferentes discussões acerca das novas modalidades de ensino. Assim, leia os trechos a seguir e responda o que se pede: 
I. Os computadores portáteis e handheld, o streaming de áudio e vídeo, leitores de feeds RSS e podcasting (iPod + broadcasting) possibilitaram, em pouquíssimo tempo, soluções de ensino-aprendizagem que pareciam muito distantes no futuro.
II. Conceitos como “estudo independente” e “aprendizado aberto (open learning) e flexível” tendem a se aperfeiçoar e definir as regras da educação do futuro.
III. Os conceitos como ubiquitous learning (aprendizagem ubíqua),pervasive learning e distributed learning (aprendizado distribuído), que apontam a possibilidade de a aprendizagem ser disseminada por toda parte, contudo não podem ser acessíveis de qualquer ponto.
Está correto o que se declara:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas em I e II.
Resposta correta
3. Pergunta 3
/0,6
Durante o período conhecido como Primeira República (1889-1930), o ensino secundário passou por cinco reformas de âmbito nacional, com o objetivo de implantar um currículo unificado para todo o país. 
Sobre essa temática, leia os trechos a seguir e responda o que se pede:
I. A Reforma Carlos Maximiliano (1915) criou o exame vestibular para controlar o ingresso ao ensino superior e retomou os antigos caminhos da educação ao reoficializar o ensino.
II. A elitização do ensino foi sedimentada com a Reforma Rocha Vaz (1925), que implementou o sistema de aprovação classificatória para delimitar vagas no vestibular, e criou a polícia escolar.
III. Durante a Primeira República, o ensino primário e o técnico-profissional eram de responsabilidade das escolas privadas que eram impulsionadas pelos novos métodos pedagógicos em voga na década de 1920.
Está correto o que se declara:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas em I e II.
Resposta correta
4. Pergunta 4
/0,6
Sobre as ideias pedagógicas de Comênio é incorreto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Comênio tinha uma visão globalizante, ele sonhava construir uma pansofia.
2. 
Os conceitos pedagógicos propostos por Comênio permanecem sustentando as propostas pedagógicas de muitas escolas.
3. 
Comênio defendia o afastamento da religião, afirmava que, para edificar a humanidade, o saber verdadeiro deveria estar desvinculado da fé religiosa.
Resposta correta
4. 
Comênio desenvolveu métodos de instrução eficientes e defendeu uma educação em que todas as pessoas se beneficiassem do conhecimento.
5. Incorreta:
Comênio afirmava que, para edificar a humanidade, o saber verdadeiro deveria incorporar a fé religiosa, a filosofia orientada pela razão e o empirismo da ciência.
5. Pergunta 5
/0,6
O trabalho do filósofo francês Michel Foucault foi desenvolvido de que maneira? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Através da arqueologia do saber filosófico, da experiência antropológica e da análise sensorial. 
2. 
Através da arqueologia do saber filosófico com a experiência literária e a análise do discurso.
Resposta correta
3. 
Através da arqueologia do saber psicológico, da experiência antropológica e da análise motora. 
4. 
Através da arqueologia do saber psicológico, da experiência arqueológica e da análise motora. 
5. 
Através da arqueologia do saber antropológico, da experiência psicológica e da análise do discurso durante a efervescente década de 1970.
6. Pergunta 6
/0,6
Durante o reinado de D. José I, emergiu a figura de Sebastião José de Carvalho Neto, o Marquês de Pombal. Ele adquiriu poderes de um “superministro”. Sobre as medidas realizadas por Pombal é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Implantou e incrementou as indústrias nas colônias africanas.
2. 
Na colônia brasileira, centralizou a administração, criou impostos e companhias de comércio de escravos.
Resposta correta
3. 
Incrementou a implantação de indústrias no em Brasil.
4. 
Na colônia brasileira, descentralizou a administração e criou impostos.
5. 
Transferiu a capital do Rio de Janeiro para Salvador facilitando assim o escoamento das riquezas minerais.
7. Pergunta 7
/0,6
Segundo a literatura estudada, “os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são plataformas criadas para gerenciamento do processo de ensino/aprendizagem para educação online”. Sobre os AVAs, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Nos AVAs a iniciativa pessoal é restrita, não há liberdade de escolha e a interação nem sempre faz parte do processo.
2. 
O professor, o aluno, a classe, os manuais e os outros recursos são subsistemas em interação orientados para a construção de novos conhecimentos. 
Resposta correta
3. 
O objetivo dos AVAs é proporcionar aos estudantes apenas a integração entre os participantes. 
4. 
Os AVAs se limitam a reproduzir o ambiente da sala de aula. 
5. 
Os AVAs não são baseados em paradigmas construtivistas.
8. Pergunta 8
/0,6
Segundo a literatura estudada, “a Constituição de 1937 promoveu mudanças importantes no sistema educacional do país, dentro do espírito autoritário que caracterizava o novo regime. A nova legislação estabeleceu uma regulamentação federal, válida para todo o país, abrangendo todos os níveis e as modalidades de ensino. Assim, a principal característica da nova política educacional era?
Ocultar opções de resposta 
1. 
A descentralização, com a flexibilização das normas.
2. 
A centralização, com a imposição de normas rígidas e minuciosas, incluindo currículos e programas.
Resposta correta
3. 
A descentralização, com a não flexibilização das normas.
4. 
A centralização, com flexibilização de normas rígidas e minuciosas, incluindo currículos e programas.
5. 
A descentralização, com flexibilização de normas educacionais.
9. Pergunta 9
/0,6
Segundo a literatura estudada, “foi a partir da Idade Moderna que a criança deixou de ser vista como um adulto em miniatura”. 
Sobre a concepção de infância na modernidade, é incorreto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Voltando às ideias de Comênio, lembrese de que ele defendia a construção de escolas maternais para que as crianças pudessem conquistar desde cedo conhecimentos básicos. 
2. 
É a fase da educação burguesa. A criança é inserida na sociedade que, ao mesmo tempo que a vê com virtudes como a pureza e a inocência, também a enxerga como incompleta e imperfeita. 
3. 
Os rígidos princípios religiosos da escolástica, que predominaram durante toda a Idade Média, tiveram continuidade mais tarde na educação das congregações cristãs surgidas na Idade Moderna, com destaque para a Companhia de Jesus. 
4. 
Rousseau, em sua obra Emílio (1968), sustenta que a ação educativa não deve ser realizada de acordo com sua natureza, por que via a criança como um ser incompleto. 
Resposta correta
5. 
Rousseau, em sua obra Emílio (1968), sustenta que a ação educativa deve ser realizada de acordo com sua natureza, por que via a criança como um ser integral, e não uma pessoa incompleta. 
10. Pergunta 10
/0,6
Sobre o Manifesto de 1932 é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Em 1932, um grupo de 26 educadores e escritores liderado por Fernando de Azevedo divulgou o Manifesto dos pioneiros da educação nova, com uma série de propostas para a renovação da educação nacional.
Resposta correta
2. 
Em 1932, um grupo de 22 políticos e filósofos liderado por Fernando de Azevedo divulgou o Manifesto dos pioneiros da educação primária do Brasil.
3. 
Em 1932, um grupo de 22 políticos e filósofos liderado por Fernando de Azevedo divulgou o Manifesto dos pioneiros da educação superior do Brasil.
4. 
Em 1930, um grupo de 32 educadores e escritores liderado por Fernando de Azevedo divulgou o Manifesto dos pioneiros da educação militar no Brasil.
5. 
Em 1932, um grupo de 32educadores e filósofos liderado por Fernando de Azevedo divulgou o Manifesto dos pioneiros da educação básica do Brasil.

Continue navegando