Buscar

Estudo de Caso - Reposição

Prévia do material em texto

1. O que deve ser priorizado no exame físico? (inspeção, palpação, percussão e ausculta)
Inspeção: Observar se há abaulamento na área hepática; a vesícula normalmente não é visível a inspeção.
Palpação: Com especial atenção ao hipocôndrio direito, onde estão localizados respectivamente o fígado e a vesícula biliar. O examinador deverá estar atento a região dolorosa, se há presença de massas, alguma deformidade e presença de hérnias, descrever as características apresentadas pelo fígado; se a vesícula apresenta-se palpável; 
Percussão: Delimitação do fígado quanto a borda superior e inferior; tamanho; macicez; se há presença de timpanismo.
2. Quais as características e cuidados de enfermagem em relação aos fármacos Cefazolina, Omeprazol e Toradol, que foram prescritos?
Kefazol (Cefazolina): Antibacteriano da classe das cefalosporinas; perguntar se o paciente possui alergia aos medicamentos ou componentes; apresenta-se na forma de pó para solução injetável; diluente com 100ml de Cloreto de Sódio 0,9%; estar atento a sua forma de apresentação, dosagem e via de administração; posologia (dose única ou múltiplas doses); estar atento a interação com outros medicamentos, observando se há sinais de eventos adversos e informar ao paciente que os mesmos poderão ocorrer e deverão ser comunicados, sendo alguns deles: diarreia, vômito e náuseas, dor de estômago, colite pseudomembranosa (caracterizada por dor na barriga e no estômago, cólica, diarreia aquosa, podendo conter sangue, febre), durante ou após o tratamento com antibióticos, prurido genital e anal, entre outros.
Omeprazol: apresenta-se na forma de pó liófilo, a solução diluente é límpida e incolor; a infusão pode ser feita lentamente in bolus; posologia (dose única ou múltiplas doses); perguntar se o paciente possui alergia aos medicamentos ou componentes; estar atento a sua interação com outros medicamentos; sua forma de apresentação, dosagem e via de administração; estar atento aos sinais e sintomas de reações adversas e informar ao paciente que os mesmos poderão ocorrer e deverão ser comunicados, sendo alguns deles: náusea, diarreia, constipação, cefaleia, fraqueza, boca seca, sonolência, entre outros.
Toradol: apresenta-se na forma de solução injetável, indicado para o controle, em curto prazo da dor aguda, de intensidade moderada a intensa, que necessite de potência para combatê-la equivalente à de opioide (morfina, por exemplo), como por exemplo pode ocorrer em pós-operatórios, cólica renal, dor lombar, cólica biliar, entre outros, não sendo indicado para dor crônica, além de controlar a inflamação e febre; deverá estar atento a sua forma de apresentação, dosagem e via de apresentação; posologia (dose única ou múltiplas doses); se o paciente possui alergia ao medicamento ou componentes, e ainda a outros antiinflamatórios não esteroides ou ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e piroxicam; estar atento aos sinais e sintomas de reações adversas e informar ao paciente que os mesmos poderão ocorrer e deverão ser comunicados, sendo alguns deles: dor de cabeça, tontura, sonolência, náusea, dispepsia, dor/desconforto abdominal, diarreia, sudorese, edema.
3. Quais os diagnósticos de enfermagem (escreva 4 DE) envolvidos no caso e as prescrições de enfermagem (mínimo de 3 prescrições para cada DE)?
Diagnóstico de Enfermagem: Integridade tissular prejudicada relacionado a colecistectomia com colangiografia por via videolaparoscópica caracterizado por tecido destruído.
Prescrição de Enfermagem: Monitorizar sinais vitais; Avaliar condições da incisão cirúrgica; Avaliar as condições do curativo, se necessário realizar troca de curativo e/ou realizar troca de acordo com o prazo de “validade”.
Diagnóstico de Enfermagem: Risco de aspiração relacionado a anestesia geral balanceada.
Prescrição de Enfermagem: Monitorizar sinais vitais; Monitorar nível de consciência, se há presença do reflexo de tosse, náuseas e capacidade de deglutir; Elevar a cabeceira ou manter a cabeça do paciente lateralizada.
Diagnóstico de Enfermagem: Risco de infecção relacionado a colecistectomia com colangiografia por via videolaparoscópica.
Prescrição de Enfermagem: Prevenir infecção evitável realizando a higienização das mãos antes e depois dos procedimentos realizados; Avaliar a condição da incisão cirúrgica e cateteres; Avaliar se há presença de sinais flogísticos.
Diagnóstico de Enfermagem: Mobilidade no leito prejudicada relacionado a colecistectomia com colangiografia por via videolaparoscópica e anestesia geral balanceada caracterizada por capacidade prejudicada de reposicionar-se na cama.
Prescrição de Enfermagem: Prevenir dor por posicionamento incorreto proporcionando conforto ao paciente; Alinhar o corpo do paciente no leito; Avaliar a integridade da pele do paciente; Inspecionar o leito a fim de que a roupa de cama seja mantida limpa, seca, sem rugas ou dobras; Reposicionar ou mudar de decúbito periodicamente.
Diagnóstico de Enfermagem: Dor aguda 
Prescrição de Enfermagem: Investigar localização da dor; Monitorizar/avaliar sinais vitais, escala de dor; Promover conforto do paciente.

Continue navegando