Buscar

APS ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha 
Discentes: Claudiana de Santiago Pereira
Israel Bezerra de Morais Filho
Turma: CONMO1/ NA
Disciplina: Fundamentos da Economia
 Curso: Ciências Contábeis
O excesso de oferta acontece quando existe uma quantia maior de produto no mercado que é superior a quantidade de compra dos consumidores, para que todos os produtos sejam vendidos, eles são forçados a baixar os preços para que aconteça um equilíbrio. 
Um exemplo de excesso de oferta no brasil é o açúcar, que pela grande quantidade de fabricação nas usinas, o preço baixou muito. No ano de 2018 o açúcar chegou a 13,5 dólar, sendo um valor muito baixo. Algumas grandes usinas tiveram que estocar o açúcar até que o preço subir. 
O excesso de demanda é o oposto, isto porque consiste em maior quantidade de consumidores para pouco produto, elevando o preço dos produtos.
 No período de maio de 2018 vimos isso acontecer na greve dos caminhoneiros, onde houve falta de combustível e um aumento mais do que considerável no preço do etanol, e principalmente da gasolina.
Podemos também citar nosso momento atual , que vemos acontecer excesso de demanda com dois tipos de produtos devido a pandemia (covid19) , mascaras e álcool, onde muitos fornecedores não tem o produto, e isso leva a compra do material no preço bem superior ao que comprava antes dessa pandemia. 
Existe desequilíbrio de mercado quando o preço sobe, pois sua quantidade ofertada será maior, que a vontade dos consumidores comprarem. Se o preço cair, os produtores irão ofertar menos produtos, porém, os consumidores irão querer comprar mais.

Continue navegando

Outros materiais