Buscar

A importância do uso de equipamentos na área da estética

Prévia do material em texto

A importância do uso de equipamentos na área da estética
Os equipamentos de proteção individual têm a finalidade de impedir que microrganismos provenientes de pacientes através de sangue, fluidos orgânicos, secreções e excreções de pacientes contaminem o profissional de saúde e sua equipe. Os equipamentos de proteção individual incluem luvas próprias para cada procedimento, avental impermeável, gorro, máscara e óculos de proteção.
Em clínicas de estética, a principal medida de proteção é a utilização dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).Essas medidas de prevenção servem para reduzir o risco de transmissão de patógenos através do sangue e fluidos corporais. 
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na Norma Regulamentadora 6 – NR6, da Portaria nº 3.214/1978, considera Equipamento de Proteção Individual EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
De acordo com as Precauções Universais (CDC3, 1987), os profissionais devem evitar contato direto com matéria orgânica através do uso de barreiras protetoras como luvas, aventais, máscaras, gorros e óculos, que reduzirão as chances de exposição da pele e mucosas a materiais infectados.
Concluímos que o uso de equipamentos IPIs com fluidos orgânicos como sangue, exsudatos e secreções contaminadas por via parenteral, por via da membrana mucosa ou da pele não intacta. As barreiras de proteção reduzem o risco de exposição tanto da pele como das membranas mucosas do profissional da saúde ao material infectante.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.momentodaestetica.com.br/importancia-da-estetica-e-da-biosseguranca-caminharem-juntas/

Mais conteúdos dessa disciplina