A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO III - GESTÃO - ADAPTADO COVID

Pré-visualização | Página 1 de 2

10
		pedagogia
viviane MOURA PAIVA
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO curricular obrigatório gestão
Breves-Pá
2020
viviane moura paiva
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO curricular obrigatório gestgão
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, ao Curso de Pedagogia como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório I do curso de Pedagogia.
Breves-Pá
2020
SUMÁRIO
1	introdução	3
2	desenvolvimento plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura	4
2.1	texto indicado	4
2.2	regimento escolar/ppp e sua utilidade no âmbito da gestão escolar, com destaque para a atuação da equipe diretiva (diretor, coordenador pedagógico)	5
2.3	atuação da equipe diretiva	6
2.4	plano de ação	8
3	conclusão	10
referências	11
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho serão apresentadas as orientações das atividades previstas para os estágios de Gestão reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período da pandemia COVID-19.
Inicialmente será produzido um texto, analisando as principais ideias apontadas na leitura obrigatória pelos autores e os aspectos a serem destacados no segmento da pedagogia, assim em seguida, será descrito o que é regimento escolar/ppp e sua utilidade no âmbito da gestão escolar, com destaque para a atuação da equipe diretiva (diretor, coordenador pedagógico), como se inter-relacionam com as competências qual a função do regimento no ambiente escola, e quais aspectos são contemplados em um regimento escolar.
Será estudado através de vídeo disponibilizado, no qual serão apontadas Conhecer a Atuação da Equipe Diretiva, no qual será descrito quais são as principais atribuições do (a) diretor da escola, e também descrever a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes. 
Na ultima parte devera ser Elaborado um Plano de Ação, no qual o plano de ação precisa considerar a função de gestor educacional, no qual elabora práticas que possam auxiliar o trabalho do Diretor ou Diretor Auxiliar (Vice), como um projeto que promova mais participação da comunidade na escola, estratégias para incentivar e apoiar a implantação de projetos e ações inovadoras ou estratégias para diminuição da evasão escolar. 
.
DESENVOLVIMENTO PLANO DE TRABALHO DOS ESTÁGIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA
texto indicado
Foi indicado para leitura o livro PEDAGOGIA EM AÇÃO: O PAPEL DO PEDAGOGO E SUAS DIVERSAS ATUAÇÕES, no qual após a leitura do material indicado, sera produzido um texto, analisando as principais ideias apontadas pelos autores e os principais aspectos a serem destacados no segmento realizado do estágio.
O referido artigo pretende apresentar as possibilidades de atuação do egresso de Pedagogia, bem como permitir alguns esclarecimentos que se fazem necessários, de modo preliminar, sobre a temática de formação do pedagogo.
A Pedagogia é a área educativa que tem por finalidade ensinar a teoria e a prática, estimular o aprimoramento do saber, e aplicar e disponibilizar para a sociedade o saber científico.
Segundo Libâneo (2006) observa que a Pedagogia é um campo do conhecimento que estuda sistematicamente o ato educativo concreto que se realiza na sociedade como item básico para a configuração da atividade humana.
Criado em 1939, o curso de Pedagogia tem como princípio a educação de crianças nos anos iniciais e também a gestão educacional. Como atribuição inicial, o curso recebeu a denominação de estudo da forma de ensinar.
Após a Lei n. 5.540 de 1968, a faculdade de Pedagogia ganha novos espaços de atuação. Segundo o Parecer do Conselho Nacional de Educação, o objetivo central do curso de Pedagogia hoje é:
[...] a formação de profissionais capazes em exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não escolares (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005, p.5).
O curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Cascavel, tem uma visão voltada apenas para o trabalho docente escolar, porém, não se limita apenas a isso, o papel do pedagogo é disseminar o conhecimento e segundo Libâneo (2001), há intervenção pedagógica na televisão, no rádio, nos jornais, nas revistas, nos quadrinhos, na produção de material informativo, nos mapas, nos vídeos, na criação de jogos etc.
Segundo, ainda diante da perspectiva de pedagogia escolar e extraescolar, Libâneo (2010, p. 58-59) explora as atividades que o pedagogo desempenhará dentro de cada ambiente citado. No ambiente escolar as atividades serão a de professor do ensino público e privado de todos os níveis de ensino que a formação permite e dos que exercem atividades relacionadas fora da escola convencional.
Ainda segundo Libâneo (2010) também observa profissionais que se dedicam apenas às atividades pedagógicas e os que permanecem parte de seu tempo nessas atividades, assim são os formadores, animadores, instrutores, organizadores, técnicos, consultores, orientadores, que desenvolvem atividades pedagógicas em órgãos empresariais, culturais, de serviços de saúde, de alimentação e outros.
A Pedagogia Hospitalar atualmente é um apoio a mais na área da educação para transmitir e levar conhecimento. Segundo Matos e Mugiatti (2007), a Pedagogia Hospitalar:
É um processo alternativo de educação continuada que ultrapassa o contexto formal da escola, pois levanta parâmetros para o atendimento de necessidades especiais transitórias do educando, em ambiente hospitalar e/ou domiciliar (MATOS; MUGIATTI, 2007, p. 37).
A história em relação à formação do pedagogo delimita-se inúmeras vezes à área escolar, na qual o pedagogo desenvolverá o trabalho de gestor e mediador do conhecimento científico na busca de emancipação do sujeito dentro da sociedade.
A Pedagogia Empresarial mostrou que o pedagogo tem o objetivo de motivar a equipe de maneira a contribuir com o crescimento da empresa. Já o pedagogo hospitalar não desempenha apenas a função de auxiliar o paciente cognitivamente, mas existe um trabalho de ajuda à reabilitação do mesmo, e cada atividade elaborada deve respeitar o estado físico e emocional do paciente. Isto tudo está regulamentado no Paraná pelo Sareh.
Regimento Escolar/PPP e sua utilidade no âmbito da gestão escolar, com destaque para a atuação da equipe diretiva (Diretor, Coordenador Pedagógico)
1. Qual a função do regimento no ambiente escolar? 
O vídeo disponibilizado, fala que a função do regimente no ambiente escolar e de que ele é o documento que normatiza o funcionamento pedagógico e administrativo das instituições de ensino, orientando o desenvolvimento do trabalho a ser desenvolvido no ambiente escolar. 
Ele é a lei da escola, pois regula o funcionamento da instituição de ensino. Isso porque é por meio dele que toda a legislação educacional, da Constituição Federal até os Pareceres Normativos do Conselho Estadual de Educação, passando pelas Deliberações e Resoluções da Secretaria de Estado da Educação, chegam até o âmbito escolar, onde os preceitos são institucionalizados no Regimento Escolar. 
Desta forma, o regimento disciplina toda a organização e funcionamento da escola, definindo-a enquanto instituição educativa.
2. Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar? 
Os aspectos que contemplam o regimento tem com base na Gestão Democrática que define a participação de todos na gestão da instituição de ensino o processo de construção do Regimento Escolar deve ocorrer coletivamente pelos segmentos da comunidade escolar, no exercício do trabalho colaborativo e da responsabilidade de toda a comunidade escolar os profissionais que atuam na instituição de ensino, pais e estudantes da Educação Básica. 
Além disso, esse documento deve ser discutido e aprovado pelo Conselho

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.