Buscar

Resposta Tarefas Dissertativas - Planejamento e Produção de Cursos de Educação à Distância - ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil

Prévia do material em texto

ATENÇÃO!!
NÃO COPIAR E COLAR!!
APENAS UTILIZE POR BASE PARA SUA RESPOSTA!!
Planejamento e Produção de Cursos de Educação à Distância
Tarefas Dissertativas
Parte superior do formulário
Interação Tarefa Dissertativa
A necessidade de inovar e experimentar diferentes linguagens nos motiva a enfrentar um duplo desafio: discutir o avanço tecnológico da comunicação, utilizando os recursos propiciados pelo seu desenvolvimento. Do analógico ao digital - foi realmente a transformação pela qual passamos. Um breve relato da evolução dos meios de comunicação a partir de uma visão global da tecnologia sintetiza a idéia que norteou toda pesquisa teórica no trabalho com a Educação à distância. Mais do que avaliar as modificações provocadas pelas chamadas "novas tecnologias" de comunicação, temos que identificar as principais implicações decorrentes da passagem do analógico para o digital. Com base em suas leituras disserte, em (02) páginas, sobre as implicações decorrentes da passagem do analógico para o digital e no que esta nova aplicabilidade pode afetar a construção de nosso conhecimento. Para realizar esta tarefa consulte a Unidade 7 de seu Módulo.
===========================================================================================
	Quem viveu a época de quadros pintados à mão, os antigos retratos de época, privilégio de poucos que podiam ter uma paisagem estampada em moldura ou ainda um autorretrato ou da família? 
	E as brincadeiras, “pega-pega”, banho no rio...
	E os brinquedos, quem brincou de soltar “pipa”, “pilboquê”, “pião” e de “bolinhas de gude”? Se voltava “preto de sujeira”!!
	E os trabalhos, quem fez força braçal na colheita, ou fez uso de animais na lavoura?
Quem fez longas jornadas percorrendo grandes distâncias para chegar à algum destino, as vezes tão somente para compras de simples itens domésticos, talvez adquiridos por meio de troca, como muito foi de costume.
	E o aprendizado, quem não aprendeu de forma empírica, conhecimentos passados de pais para filhos, ou mais tarde pela escola que se caminhava também longas distâncias para lá chegar, ou fazia-se uso de animais para tornar a jornada menos penosa.
	O mundo gira, o tempo passa e tudo se transforma... Transformações invadem o tempo, o espaço, o ser... Se até o cabelo de nossas cabeças muda, quanto mais o que é criado pelo homem...
	As histórias mudam, e junto com elas a maneira de contá-las... As paisagens mudam e com elas a forma de registrá-las... Eis que surge da câmera fotográfica, e dentre elas, já havia a mudança paralela em destaque: a “Polaroid”. Para quê esperar revelar se esta já o fazia na hora? Para os desprovidos financeiramente, deram-se jeito: Quem se lembra da “foto de lata” (Câmera pinhale de lata)? Os rios? Não há muitos nas cidades, e os que hão geralmente são contaminados... Enchentes também não são lagoas, embora sejam muito mais perigoso e as vezes tenham mais água que algumas delas. Ainda restam as piscinas de plástico, refresca, mas não são adequadas para os grandes saltos que se davam antes. Bicicletas parecem ter ganhado vez, ao lado de skates, patins, patinetes. Correr? De vez em quando, quando se está atrasado para a escola, serviço ou vai perder o ônibus. E ainda são privilégios para aqueles que não precisam soltar pipas no ventilador, pois não devem ou não podem sair de suas residências. Os trabalhos braçais e animais na lavoura foram substituídos por máquinas, é muito mais rápido e até com menos perca da produtividade. E a educação de pai para filho? Não há mais tempo, os pais andam muito ocupados com seus afazeres. Pelo menos as escolas ficaram mais perto, por vezes nem meio de transporte se faz necessário, as pernas dão conta do recado.
	Em meio às mudanças surgiu uma “dupla” que marcou muito a linha do tempo, bem como as mudanças decorridas a partir dela: A “internet” e a “globalização”. A internet, como um buraco negro, passou a sugar tudo para dentro dela, desde paisagens, brincadeiras e brinquedos à trabalho e estudo.
	Abriu-se um leque de oportunidades que saíram da “rua onde mora” para o “mundo a que pertence”. No entanto, tamanha transformação cobrou um alto preço da sociedade: Seu tempo e suas vidas. Cada vez mais tempo é necessário para fazer parte disso e cada vez menos se vive para si e para os que lhe cercam. Mas não seja por isso: Tome filho, um celular novo, um tablet, um vídeo game... Agora poderás se divertir... E o mecânico passou a ser digital: A foto, depois de tirada, pode já ser jogada para diversos aplicativos de edição, e já pode postar nas redes sociais... Talvez até encontre em tais redes sociais os seus amigos que subia na árvore com você, que brincava de pega-pega ou pulavam juntos nos banhos de rio... E os brinquedos? Acredita se eu te disser (e é verdade) que “pipa”, “pilboquê”, “pião” e “bolinhas de gude” existem virtualmente para brincar? E veja, não voltarás preto de sujeira...
	O estudo também foi sugado pelo “buraco negro” e muito se modificou... Prós e contras vieram juntos dessa modalidade. Se por um lado a flexibilização de tempo e espaço muito vieram a contribuir, por outro lado foco e auto controle são extremamente importantes para o aprendizado em questão. Nem todo o conteúdo oferecido como “conhecimento” disponível na internet é proveitoso para o desenvolvimento sadio do ser, podendo causar distúrbios educacionais ou afastar a pessoa da linha de aprendizado inicialmente quista.
	As instituições de ensino acompanharam a mudança e desenvolveram e aprimoraram a EaD – Educação à Distância, fazendo uso da tecnologia, para abranger os que dela fazem uso. A globalização disponibiliza conteúdos internacionais, por vezes de fácil acesso, tornando o mercado acadêmico ainda mais competitivo. Aos que tiverem foco e auto controle, um prato cheio para se “nutrir” dos mais variados tipos de conhecimentos, do lazer a formação acadêmica e/ou profissional. Aos descompromissados, a lista de jogos é grande para brincar na internet.
 
ATENÇÃO!!
NÃO COPIAR E COLAR!!
APENAS UTILIZE POR BASE PARA SUA RESPOSTA!!
ATENÇÃO!!
NÃO COPIAR E COLAR!!
APENAS UTILIZE POR BASE PARA SUA RESPOSTA!!
01 de 03

Mais conteúdos dessa disciplina