Buscar

atividade microbiologia de alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INFECÇÃO X INTOXICAÇÃO X TOXINFECÇÃO
1. A Escherichia coli é uma bactéria que faz parte das famílias das Enterobacteriaceae, e fazem parte da microbiota intestinal de animais de sangue quente. Sua presença no alimento significa contaminação com matéria fecal, ou seja, condições higiênico-sanitárias insatisfatórias na produção de um alimento seguro. Portanto, são utilizadas como indicadores de segurança. Mas existem cepas de E. coli que são patogênicas e são classificadas em 5 classes (EPEC, ETEC, EIEC, EHEC e EaggEC). Qual (is) a (s) principal (is) diferença (s) entre essas cepas patogênicas de E. coli? Qual a classe que pertence a que constitui a maior preocupação para as autoridades de saúde, a E. coli O157:H7?
São diferenciadas pela presença de fatores de virulência como adesinas fimbriais e afimbriais, toxinas e invasinas. As cepas de E. coli O157:H7 pertencem ao grupo das E. coli enterro-hemorrágicas (EHEC) ou produtoras de verotoxina (VTEC).
2. A tabela apresenta os principais sintomas causados pela contaminação do alimento com a bactéria Salmonella. Mas quais as doenças associadas a esse patógeno?
A febre tifoide causada por E. Typhi, a febre entérica causada pela Salmonella paratyphi a, b e c e infecções entéricas chamadas de salmoneloses por Salmonella.
3. A bactéria Bacillus cereus apresenta uma cepa classificada como emética e outra como diarreica. Qual a diferença?
A toxina do tipo emética é pré-formada no alimento, enquanto a diarreica, é muito possivelmente produzida no trato intestinal tendo ainda os fatores de virulência não completamente caracterizados. 
4. O Clostridium botulinum é o agente etiológico do botulismo. Por que o botulismo é considerado uma doença tão perigosa? Ainda existem surtos de botulismo no Brasil? Se sim, qual o principal alimento envolvido?
É considerada uma doença de extrema gravidade, de evolução aguda que provoca distúrbios digestivos e neurológicos. De decorrência súbita, caracteriza-se 	por manifestações neurológicas seletivas, de evolução dramática e elevada mortalidade. Nos últimos anos não tem acontecido surtos no país, sendo raras as contaminações e quando sim, acometem apenas uma pessoa. Geralmente são acometidos após o consumo de alimentos crus, em forma de saladas ou conservas. 
5. Staphylococcus aureus é uma bactéria frequentemente presente na pele e fossas nasais de indivíduos saudáveis. Como então essa bactéria pode causar doença nos indivíduos? E como elas atingem os alimentos?
Uma vez que entra em contato com a corrente sanguínea pode causar infecções Portadores nasais ou pessoas com infecções cutâneas podem transmitir por meio das mãos, uma vez que manuseiam o alimento de forma irregular. Em alimentos mal cozidos ou deixados a temperatura ambiente, a bactéria se multiplica formando enterotoxina. 
6. Qual a principal diferença entre a intoxicação causada por Clostridium botulinum e a toxinfecção causada por Clostridium perfringens?
C perfringens causa uma forma branda comum de infecção, detectado em forma de surtos, com diarreias esporádicas. 
C botulinum intoxicação alimentar que pode aparecer de três maneiras, botulismo clássica sendo uma infecção grave, comprometendo pares cranianos, causando fraqueza e até paralisia flácida das vias descendentes. O botulismo de lesões é uma doença infecciosa causada pela proliferação e liberação de toxinas em lesões infectadas. E ainda o botulismo infantil, igual ao botulismo clássico, porém infecta crianças entre 3 e 26 semanas. Embora seja diagnosticado de três formas, todas elas são manifestações neurológicas e/ou gastrointestinais. 
7. A cólera é causada pela bactéria Vibrio cholerae e teve o seu início no continente asiático, chegando ao Brasil em 1852, na cidade de Belém. A cólera está entre as epidemias que tiveram impacto na história do mundo. Por que a cólera ainda preocupa tanto? 
Uma doença transmitida via oral-fecal, pela ingestão de alimentos contaminados ou pela contaminação pessoa a pessoa. Causa vômitos e uma desidratação severa, se não tratada rapidamente pode levar a morte, com um índice de mortalidade de 50% 
8. A listeriose é uma infecção alimentar causada pela bactéria Listeria monocytogenes, extremamente grave em indivíduos imunocomprometidos e grávidas. É responsável por 2.500 casos de enfermidades transmitidas por alimentos por ano nos Estados Unidos, causando 500 óbitos. Por que no Brasil ela não consta na tabela da Food Safety como um dos principais patógenos causadores de infecção?
Dados epidemiológicos do Brasil não apontam correlação de contaminação por esse patógeno, podendo ser devido a subnotificação, ou falta de identificação.

Continue navegando

Outros materiais