Buscar

Gestão da Cadeia de Suprimentos - Resumo

Prévia do material em texto

Gestão da Cadeia de Suprimentos
Logística
É a junção de quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos.
Logística Integrada
Nesta fase tem início um alcance que vai além das fronteiras organizacionais, ultrapassando os limites das operações internas, abrangendo também clientes e fornecedores.
Coordenação Inter Organizacional
É o planejamento das ações integradas entre as empresas que fazem parte da Cadeia de Suprimentos.
Postergação
É o conceito operacional que consiste em retardar, a configuração final do produto até que determinada quantidade de pedidos dos consumidores sejam recebidos.
Medidas de Qualidade
São as avaliações mais orientadas aos processos, são projetados para determinar a eficácia de um conjunto de atividades em vez de uma atividade individual.
Previsão de Demanda
A precisão de demanda consiste na fixação da quantidade de produtos e serviços correspondentes de que os clientes necessitarão em determinada situação. A necessidade de saber, de forma precisa, a demanda do produto, é de grande importância para as operações da empresa- marketing, fabricação e logística.
Previsões de Marketing
Determinam a alocação de pessoal, em relação à demanda futura, nas áreas de vendas, estratégias promocionais, de preços e atividades referentes à pesquisa de mercado.
Previsões de Produção
Determinam escalas de produção, estratégias de aquisições e compras de decisões referentes ao inventário de fábrica.
Previsões de Administração da Logística
Fixam as quantidades pertinentes a cada item produzido que serão transportadas aos diversos mercados que a empresa atende.
Marketing
É a área responsável por captar as informações dos mercados consumidores e desenvolver a visão que irá definir como é possível oferecer mais valor. O marketing é um processo social por meio do qual as pessoas e os grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, com a oferta e com a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
Vantagem em custos 
É a estratégia dirigida para minimizar os custos variáveis associados a movimentação e a estocagem.
Vantagem nos níveis de serviços
São estratégias que normalmente reconhecem que as receitas dependem do nível de serviço logístico fornecido.
Consistência
É a capacidade da empresa executar seus serviços dentro do prazo de entrega esperado de maneira constante.
Flexibilidade
É a capacidade da empresa de lidar com solicitação extraordinárias dentro de serviço do cliente.
Just in time
É um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização para reduzir estoques e os custos decorrentes.
ERP (Enterprise Resource Planning)
São sistemas que monitoram a matéria prima, os pedidos, os cronogramas, os estoques de produtos acabados e outras informações de toda a organização e funcionam de forma modular. Permite acesso aos dados e informações dos principais processos da organização e de suas funções administrativas.
TMS (Transportation Management System)
Este sistema permite controlar toda a operação e gestão de cargas de forma integrada. O sistema é desenvolvido em módulos que podem ser adquiridos pelo cliente, conforme suas necessidades.
Curva ABC
A curva de Pareto, considerada, 20% 80% é a métrica para analisarmos a participação dos produtos existentes em uma organização.
Transit Point
Não apresentam estoque e os produtos que recebem já possuem destinos certos, não havendo a necessidade de espera por um pedido.
Cross Docking
São vários fornecedores atendendo a vários clientes. A operação consiste em receber mercadorias consolidadas, separá-las e recarregar os veículos de maneira que cada um siga para um destino.
Merge in Transit
Seu objetivo é montar produtos ao longo da cadeia de distribuição.

Continue navegando