Buscar

RESUMO CLASSIFICAÇÃO SERVIDÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
Bom, basicamente, existem alguns tipos de classificações na servidão e ela são essas que estão no slide, e eu vou explicar um pouco sobre cada uma hoje...
Vamos começar pela CONTÍNUA (é aquela que pode ser exercida sem interrupções, ou seja, elas subsistem indempendentemente de ato humano direito, mas mesmo que sejam contínuas nada impede que elas sejam interropidas por intervenção humana, como por exemplo, a energia elétrica)DESCONTÍNUA (nós classificamos uma servidão como descontínua quando o seu funcionamento depende de algumas ações humanas em sequência, como, por exemplo, a servidão de passagem que vai ser explicada mais a frente no nosso trabalho), APARENTE ( as aparentes são aquelas que ssão reveladas por conta dos sinais exeteriores, podendo assim ser vistas pelo homem como por exemplo um aqueduto ) NÃO APARENTE (a não aparente é aquela que não revela as obras exteriormente, a título de exemplo pode ser um contrato ou até mesmo o testamento, mas pra ser válido esse contrato ou o testamento tem que estar registrado no cartório de registro de imóveis)
Essas 4 classificações apesar de bem distintas elas podem se “misturar” da seguinte maneira: CONTÍNUA E APARENTE, CONTÍNUA E NÃO APARENTE, DESCONTÍNUA E APARENTE E DESCONTINUA E NÃO APARENTE
CONTÍNUA E APARENTE( é aquela que é exercidade sem interrupção e que são vistas na área exterior, como já dei o exemplo do aqueduto) CONTÍNUA E NÃO APARENTE ( a título de exemplo podemos citar é.. a de não abrir uma janela ou porta) DESCONTÍNUA E APARENTE (exemplo o ato de um caminho marcado no solo, é como se por diversas vezes as pessoas tivesse passado de carro por uma área com grama... conforme eles vão passando pelo mesmo caminhos, as marcas vão ficando até que não nasce mais grama ali de tanto que o solo foi compactado ai por isso que esse exemplo é ideal pra essa classificação) DESCONTÍNUA E NÃO APARENTE (é aquela de um caminho sem marca visível como por exemplo caminhar dentro da sua casa... você sempre tá passando por ali (principalmente nessa quarentena que não estamos podendo sair), mas mesmo que passe diversas vezes ali o piso não deixa marcas aparentes).
Além dessas classificações também temos as urbanas, rústicas, positivas e negativas, bom, a servidão URBANA(antes de tudo, deve ser entendida como um prédio edificado e não porque tá localizada na zona urbana. Essa classificação ela é voltada para as construções civis entre os vizinhos e ela se inicia desde o telhado(que pelo designer tipo aqueles telhados que normamalmente tem nos Templos japoneses, acho até mesmo que a professora Emília deu um exemplo assim em uma aula que tivemos... pode causar algum dano ao vizinho , como por exemplo, é uma chuva pode escorrer por aquele telhado e acabar caindo dentro da propriedade do vizinho que pode ter algum prejuízo com aquilo,)). RÚSTICA(... hmm... continuando... a servidão Rústica (também conhecida como Rural) são aquelas que proporcianam uma maior utilidade do solo do imóvel, como por exemplo um aqueduto pra regar a lavoura, a pastagem.. entre outras)
Também temos as servidões POSITIVAS e NEGATIVAS. A POSITIVA (é aquela que confere ao senhor do prédio dominante o poder de praticar algum ato no prédio serviente como por exemplo a servidão de passagem que como já mencionei vai ser explicada mais a frente) e pra finalizar minha parte.. é... Servidão NEGATIVA(é aquela que impõe ao dono do prédio serviente o dever de abster-se da prática de um determinado ato, como por exemplo o ato de não construir)
Agora passo a palavra para o Gabriel.

Continue navegando