Buscar

atividade3Vigilanciasanitaria_20200609144741

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da capacitação profissional é que quando um grupo de profissionais trabalha conjuntamente, a percepção de problemas clínicos é maior, visto que cada um deles avalia o paciente objetiva e subjetivamente. Isso possibilita diferentes abordagens de questões específicas e ajuda na escolha das terapias mais adequadas.
Logo, quando a equipe é formada por muitos profissionais, maiores serão as chances de que o paciente tenha seu caso investigado de um modo mais detalhado e com mais critério nas decisões. Por consequência, essa forma de trabalho eleva a qualidade da assistência e possibilita o alcance de melhores resultados nos tratamentos.
As equipes multiprofissionais podem trabalhar diversas iniciativas em prol da prevenção e da promoção da saúde, assim, os profissionais dessas equipes devem manter se constantemente atualizados por meio de cursos de capacitação técnica, simpósios congressos e similares. Dessa maneira eles estão mais aptos a identificação dos problemas que aumentam a demanda, obstruem o sistema e lotam hospitais.
Isso reflete no serviço da vigilância sanitária, equipe multiprofissional com capacidade analítica para compreender as variáveis complexas que envolvem as condições sanitárias, propondo medidas e acoes factíveis que melhorem a qualidade dos perfis de saúde existentes. Para o exercício de suas funções, a Divisão de Serviços de Saúde organiza-se em três Grupos Técnicos (Médico-Hospitalar, Clínico-Terapêutico e Odontológico) e duas Equipes Técnicas (Radiação e Hemoterapia) nos quais são tratados assuntos de interesse à saúde, tais como: qualidade do sangue, componentes e hemoderivados; controle do risco sanitário nos serviços de terapia renal substitutiva, hospitais, maternidades, centros de parto normal, berçários, bancos de leite humano, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, UTI neonatal, estabelecimentos de assistência odontológica, instituições geriátricas, serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de colo de útero e de mama, entre outros.

Outros materiais