Buscar

Direito Empresarial e do Consumidor

Prévia do material em texto

1.
	A legislação moderna reconhece as relações de consumo de massas os contratos de adesão, entretanto estes não podem estar vinculados a cláusulas abusivas. Com relação às situações de consumo de massa e das cláusulas abusivas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O rol de cláusulas descritas no artigo 51 do Código do Consumidor que trata das cláusulas contratuais abusivas é denominado de rol taxativo.
	 b)
	A cláusula contratual que estabelece a inversão do ônus da prova em prejuízo ao consumidor é considerada na relação consumerista como nula de pleno direito.
	 c)
	O cancelamento do contrato estabelecido na relação de consumo de forma unilateral, sem a necessidade da manifestação do consumidor, é prática permitida nesta relação contratual.
	 d)
	Um contrato será invalidado em seu inteiro teor quando ocorrer a nulidade de uma cláusula contratual abusiva.
	2.
	A Lei n. 8.078/90 foi promulgada em 11 de setembro de 1990, dispõe sobre a proteção do consumidor, além de outras providências, e é reconhecida como Código de Defesa do Consumidor. A criação do código foi pressuposto instituído pela Constituição Federal de 1988. Levando em consideração o Código de Defesa do Consumidor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Temos na informação dos direitos e deveres vinculados às relações de consumo uma das finalidades do Código de Defesa do Consumidor.
(    ) O CDC é reconhecido como norma pública e igualmente como legislação multidisciplinar, relacionando-se com outros ramos do direito.
(    ) A característica de norma de interesse social traz a possibilidade do CDC ser contrariado pelo acordo entre fornecedores de produtos e serviços e o consumidor.
(    ) A proteção do consumidor pela determinação de procedimentos e fixação de sanções é finalidade do Código de Defesa do Consumidor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	A evolução histórica do Direito Comercial determinou que na atualidade a legislação brasileira, aplicada às atividades econômicas, tenha sua base reconhecida no Direito Empresarial. Neste ramo do direito, encontramos descritos os conceitos que fazem referência à atividade empresária, dentre eles o de empresário de sociedade empresária e outros importantes para seu desenvolvimento e execução. Sobre a condição de empresário e de sociedade empresária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A execução de atividades de forma habitual e com objetivo de lucro identifica características que determinam a figura do empresário.
(    ) A inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis é ato facultativo, não havendo vínculo dessa situação com o início da atividade empresária.
(    ) A utilização pela pessoa física do próprio nome no exercício da atividade profissional de atividade empresarial caracteriza o empresário individual.
(    ) A organização dos fatores de produção, quais sejam capital, trabalho e tecnologia, são atividades inerentes ao empresário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	A elaboração do Código de Defesa do Consumidor fez com que o Brasil fosse o pioneiro na codificação dos direitos do consumidor em todo o mundo. Sobre o CDC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É uma lei de modo inter e multidisciplinar, pois se relaciona com as demais áreas do direito.
(    ) Leva em consideração a vulnerabilidade do consumidor frente ao fornecedor de produtos ou serviços.
(    ) Por vontade das partes no contrato, o CDC pode deixar de ser aplicado.
(    ) Uma das finalidades do CDC é evitar que os consumidores sofram prejuízos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	A sociedade empresária constitui-se pela união de pessoas que se obrigam a contribuir com bens ou serviços, que almejam o lucro com o exercício da atividade econômica. É constituída mediante contrato escrito, particular ou público. Desta forma, sobre quais cláusulas devem necessariamente estar contidas em um contrato social, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Profissão e residência dos sócios.
(    ) Órgão regulamentador do contrato.
(    ) Sede e prazo da sociedade.
(    ) Grau de independência financeira dos sócios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	Qualquer pessoa cuja atividade profissional gere lucro pode ser considerada empresário? Essa pergunta nos leva a refletir sobre o conceito de empresário, e a observar que para que o sujeito seja assim considerado, deverão ser observadas algumas condições. Sobre as condições que caracterizam o sujeito como empresário, analise as sentenças a seguir: 
I- Deverá estar presente a atividade econômica, organizada e profissional. 
II- Por determinação legal, as características estão embasadas na atividade intelectual, manufatura e profissional.
III- Exercer atividade organizada, profissional, com desenvolvimento econômico e geração de lucro. 
IV- Exercer atividade organizada, profissional e/ou intelectual. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	A responsabilidade do fornecedor de serviços está vinculada à comprovação do efeito do serviço, levando-se em consideração que a prestação de serviços deve conter vícios. Com relação ao fornecimento de produtos e serviços, analise as sentenças a seguir:
I- Comprovando o fornecedor que não ocorreu defeito na prestação de seu serviço e que a culpa pelo defeito foi causada de forma exclusiva pelo consumidor, a responsabilidade não recairá sobre aquele.
II- A inadequação dos produtos quanto ao consumo, entendidos como adulterados, nocivos à saúde, caracteriza o vício de quantidade dos produtos.
III- Havendo disparidade entre a informação sobre a quantidade contida no recipiente e o peso indicado pelo fornecedor, estamos diante do vício de quantidade dos produtos.
IV- A adulteração dos produtos e a existência de motivos que tornem os produtos inadequados ao consumo definem o vício da quantidade dos serviços.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	Como outros segmentos, o Direito do Consumidor também passou por uma evolução histórica. Durante este lapso temporal, muitas situações emergiram e fizeram referência à proteção do consumidor. Com base na história do Direito do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Código de Hamurabi trazia em seu contexto registro de situações que indicavam ações de proteção ao consumidor.
	 b)
	Os primeiros registros de ações que buscavam a proteção do consumidor ocorreram na Europa e posteriormente nos Estados Unidos.
	 c)
	As ações de proteção e defesa do consumidor têm seus primeiros registros na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
	 d)
	A instalação do primeiro Procon no território brasileiro deu-se como processo sequencial à promulgação da Constituição Federal de 1988.
	9.
	É importante que o consumidor saiba a diferença existente entre vício e defeito, a fim de que possa reclamar seus direitos. Vícios são aqueles que podem tornar o produto impróprio/inadequado para o consumo, comprometendo seu funcionamento. Sobre o vício de qualidade do consumo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Possui uma quantidade menor do que mencionado na embalagem.
	 b)
	Um exemplo desse vícioé o produto com prazo de validade vencido.
	 c)
	Só pode ser reclamado o produto com vício aparente.
	 d)
	Produtos que foram utilizados de forma inadequada pelo consumidor.
	10.
	A garantia estabelecida no Código de Defesa do Consumidor visa a assegurar a qualidade, a integridade e a durabilidade do produto ou serviço prestado. Sobre a garantia, analise as seguintes sentenças:
I- O termo de garantia, tanto legal quanto contratual, somente será entregue ao consumidor trinta dias após a compra.
II- A garantia legal é estabelecida pelo CDC, e independe de termo expresso ou contrato.
III- A garantia contratual complementa a legal e se apresenta através de documento escrito.
IV- Existem duas modalidades de garantia previstas no Código de Defesa do Consumidor: a legal e a contratual.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	11.
	(ENADE, 2015) Prezado(a) Cliente do Banco X, 
Temos uma novidade que vai aumentar ainda mais a sua tranquilidade. O Serviço de Proteção do seu cartão de crédito foi ampliado e, a partir do vencimento de sua próxima fatura, você contará com o novo Seguro Cartão.
Agora, além da proteção contra perda e roubo de seu cartão de crédito, você terá a mesma proteção para saques feitos sob coação em sua conta-corrente. 
E mais: com o Seguro Cartão, você contará com um conjunto de coberturas e serviços, como renda por hospitalização e cobertura por morte acidental e invalidez permanente em consequência de crime, além de serviços de táxi, despachante, transferência inter-hospitalar e transmissão de mensagens. 
Por apenas R$ 3,50 mensais, somente R$ 1,00 a mais do que você paga atualmente, você terá acesso a todos esses benefícios. 
Esta é uma segurança da qual você não deve abrir mão. Porém, caso você queira manter apenas a cobertura atual, basta que, nos próximos 30 dias, você entre em contato conosco por telefone e solicite o cancelamento do serviço. 
Cordialmente, 
FONTE: Disponível em: <http://www.migalhas.com.br. Acesso em: 15 jul. 2015.
Considerando que entre os clientes e o Banco X, remetente da carta acima, há uma relação de consumo, protegida in totum pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, avalie as afirmações a seguir:
I- A carta remetida configura pequeno "abuso de varejo", tática empresarial dolosa de impingir pequenas perdas a centenas ou milhares de consumidores simultaneamente, que se enquadra na categoria dolus bonus, ou seja, dolo tolerável, que não torna anulável o negócio jurídico. 
II - Uma ação coletiva teria eficácia na resolução, in totum, do problema entre o Banco X e os clientes, conforme a legislação, doutrina e jurisprudência prevalentes, que consagram, em caso de procedência do pedido, que a condenação seja genérica, fixando a responsabilidade do Banco X pelos danos causados à clientela. 
III- As ações coletivas explicitadas pelo Código de Defesa do Consumidor não ensejam litispendência para as ações individuais, mas o efeito da coisa julgada erga omnes ou ultra partes, previsto no Sistema de Proteção ao Consumidor, não beneficiará os proponentes das ações individuais, se não for requerida a sua suspensão no prazo de trinta dias, a contar da ciência nos autos do ajuizamento da ação coletiva. 
É correto o que se afirma em:
	 a)
	I, apenas.
	 b)
	II, apenas.
	 c)
	II e III, apenas.
	 d)
	I e III, apenas.
	12.
	(ENADE, 2015) Em 2005, o Brasil editou a Lei de Recuperação Judicial (Lei nº 11.101/2005). Antes disso, havia, no país, a concordata, que não permitia que credores e devedores negociassem livremente os termos de um acordo para o pagamento das dívidas - o que, na prática, raramente evitava que empresas fossem à falência. Considerando só o número de empresas em crise que pedem a proteção dessa lei, ela pode ser considerada um sucesso. Somente em 2013, foram 675 casos, um recorde. 
FONTE: Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 26 jul. 2015.
Com relação a esse tema e à luz da legislação pertinente, assinale a alternativa correta:
	 a)
	Os créditos de natureza trabalhista decorrentes de acidente de trabalho não podem ser incluídos no plano de recuperação extrajudicial.
	 b)
	A decisão de rejeitar as contas do administrador judicial, na fase de encerramento da falência e extinção das obrigações do falido, fixará as responsabilidades do administrador, podendo ser questionada por meio de agravo de instrumento.
	 c)
	A recuperação judicial tem importância no contexto nacional por permitir uma reorganização financeira da situação de crise do devedor com o intuito de promover a preservação da empresa e, com isso, manter sua função social e o estímulo à atividade econômica.
	 d)
	As empresas de pequeno porte e as microempresas não podem ser beneficiadas pelo instituto da recuperação judicial, visto que o intuito do legislador ao normatizar a recuperação judicial foi auxiliar as atividades de médio e grande porte financeiro-econômico que mais interferem na economia do país.

Continue navegando