A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação II CURRÍCULO E DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS

Pré-visualização | Página 2 de 2

a Igreja continua a controlar as instituições de ensino e passa a ter fortes influências da pedagogia de Herbart.
II- No Brasil Colônia é adotado o famoso plano educacional: Ratio Studiorum. O método de instrução era baseado na memorização. Foram criados colégios e seminários.
III- No Império e Primeira República, o ensino secundário ficava sob responsabilidade da União, e o ensino primário e a formação do magistério primário ficaram sob responsabilidade dos estados. 
IV- A didática, após a Primeira Guerra Mundial, era compreendida como um conjunto de regras, com o objetivo de assegurar aos futuros docentes as orientações necessárias ao seu trabalho, separando a teoria da prática.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III, IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	8.
	A Tendência Progressista Libertária possui uma definição muito clara do papel da escola, sendo este o de influenciar no processo de transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e autogestionário, de vivência em grupos, valorização dos alunos, sendo o professor um orientador. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome dos autores que defendem essa teoria:
	 a)
	Célestin Freinet, Froebel e Émile Durkheim.
	 b)
	Célestin Freinet, Froebel e Vasconcelos.
	 c)
	Célestin Freinet, Sigmund Freud e Paulo Freire.
	 d)
	Célestin Freinet e Miguel Gonzales Arroyo.
	9.
	O movimento escolanovista, após o lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, contrapõe aos ideais da Pedagogia Tradicional. Contudo, a Escola Nova, sede lugar a partir de 1960, para a Pedagogia Tecnicista, com um teor descontextualizado, dissociado da realidade. Nesse meio, o conceito de didática sofreu alterações, assim como ao longo do desenvolvimento da sociedade, sofrendo influências dos entendimentos de grupos sociais. Sobre o processo histórico de construção do conceito de didática no Brasil, após a Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Elaborou um método adotado no plano educacional, que seguia as instruções de memorização, denominado Raio Studiorum, que estruturou a didática na época.
	 b)
	Assumiu a vertente pedagógica da Alemanha e organizou o ensino segundo as influências da pedagogia de Herbart, que reorganizou a didática nas escolas infantis.
	 c)
	Passou a ser compreendida como um conjunto de regras, com o objetivo de assegurar aos futuros docentes as orientações necessárias ao seu trabalho.
	 d)
	Revelou um novo entendimento de didática voltada para a formação de professores, com o objetivo de supervisionarem e coordenarem as atividades em todos os níveis.
	10.
	Os critérios de avaliação consistem em indicadores que utilizados para identificar as aprendizagens realizadas, mais precisamente referentes ao que seria necessário para o aprendizado do aluno. Assim, a LDB/96 preconiza alguns critérios referentes ao processo de avaliação, indicando ao professor aspectos que devem ser considerados na sua organização. Sobre esses critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Avaliação contínua e cumulativa, representando o desempenho dos alunos, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
(    ) Possibilidades de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar com preferência que sejam paralelos ao período letivo.
(    ) Avaliação que atenda aos requisitos dos exames anuais, com prevalências nos aspectos quantitativos aos qualitativos.
(    ) Possibilidade de avanço nos cursos e séries somente após a verificação do aprendizado e condições do aluno. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.