Buscar

RELATÓRIO OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO
HISTÓRIA – FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
RELATÓRIO: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL
ROSÂNGELA FERNANDES DE OLIVEIRA BRAGA 201907009761
CAMAÇARI, 14 DE OUTUBRO DE 2019.
A pesquisa teve como objetivo aprofundar a relação entre o conceito de educação e práticas culturais. Investigaram-se, as práticas culturais incorporadas às atividades escolares.
Percebe-se que na escola pesquisada, Yolanda Pires, no bairro do Jardim Limoeiro, Camaçari-Ba, o modo bem claro, a interação entre educação e as manifestações culturais, no seu dia a dia, nem sempre com finalidades pedagógicas muito claras. São comemoradas no seu calendário festas de Carnaval. Páscoa, Juninas, Dia das Mães, dos Pais, juntamente com comemorações cívicas e celebrações religiosas.
É evidente a interferência do conhecimento adquirido na escola, perpasse para a comunidade produzindo cultura e trocas de valores entre a comunidade escolar e a localidade e suas redondezas. Então fica claro que a educação é uma ação transformadora da sociedade.
Foi possível perceber, na pesquisa realizada que há sim uma relação harmoniosa entre cultura e educação nessa comunidade pesquisada a Escola Yolanda Pires e a comunidade do Jardim Limoeiro. A escola promove cultura em prol de transformar a comunidade para que se possa viver em uma sociedade melhor e mais digna, e a inserção dessas práticas culturais focam mais a interação das pessoas com a escola, e entre os próprios alunos de forma consciente de que existe um diálogo entre educação e cultura.
BIBLIOGRAFIA:
Durkheim. E. (1972) Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos. Luckesi, C. C(1990). Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez Editorial. Baleiro. F. Fernando – Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes