Buscar

Relatório Comportamental - Lucas Henrique

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: Lucas Henrique Santos Lucchese
Professor Particular: Rodrigo Costa da Silva - Tel.: (43) 99663-9898
RELATÓRIO COMPORTAMENTAL - REFERENTE AO 1º SEMESTRE DE 2019
Estão relacionados abaixo comportamentos observados com frequência alta e moderada durante as aulas particulares realizadas com o Lucas durante o primeiro semestre de 2019. Trata-se de um relato informal, do que é observado no dia-a-dia.
1 – Olhar perdido: durante o decorrer da aula preciso sempre solicitar o olhar do aluno para mim ou para o material didático. Percebo, muitas vezes, que mesmo ele com o olhar fixo em mim, não está atento ao que está sendo ensinado.
2 – TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo): O aluno não consegue seguir em frente nas atividades se não verificar e corrigir as mudanças no ambiente ou reforçar detalhes nos textos e cálculos que escreveu. Por exemplo: não consegue iniciar o próximo exercício se eu não fechar as telas do computador que acabamos de utilizar, ou se não guardar um livro que já foi utilizado, ou se tiver uma folha de caderno amassada sobre a mesa. O aluno reforça com a caneta pontos, vírgulas, traços, sinais de operações matemática, inúmeras vezes. Lembro-me de um texto que eu estava ditando, quando precisei substituir “:“ (dois pontos) por “=” (sinal de igualdade), pois ele gastava muito tempo reforçando os pontos, os traços menos tempo.
3 – TOD (Transtorno Opositivo-Desafiador): o aluno tem muita dificuldade em assumir seus erros ou responsabilidades por falhas e costuma sempre se indispor com os professores particulares e membros de sua família, onde cada situação é sempre difícil convencê-lo da verdade, mesmo que a lógica mostre que suas opções estão evidentemente equivocadas. Por exemplo: o aluno já apresentou comportamento hostil comigo e mais intenso com a avó paterna, quanto estamos o orientando sobre algum comportamento, ou requisitando que ele faça alguma atividade que demande mais tempo, ou que ele não goste, ou quando é negado algum desejo dele. Estes comportamentos são presenciados por mim com frequência, são: xingos, afrontas, gritos, tapas na mesa, arremessar o material didático, e tentativa de agressão física, este somente com a avó. Este estes atos diminuirão bastante no decorrer do semestre, porém do final do semestre até a presente data, aumentaram significativamente.
4 – Dificuldade de expressar as emoções: Percebo que quando o Lucas está alegre, triste ou nervoso ele tem dificuldade de demostrar o que está sentindo. Então noto que ele exagera no riso ou no choro e demais expressões físicas (mais braços e expressões faciais) para se fazer entender. Gagueira.
5 – Dificuldade em entender metáforas, frases de duplo sentido, e outras figuras de linguagem. Talvez por isso, colegas de escolas já o enganaram algumas vezes.
6 – Déficit de Aprendizagem: 
- Não consigo concluir se aluno tem bastante dificuldade de memorizar os conteúdos, ou se seleciona o que será memorizado, pois dependendo do assunto ele se lembra com detalhes.
- Noto que quando os conteúdos são avaliados separadamente, a dificuldade em aprender sobre somente um tema ou realizar somente um tipo de cálculo é menor.
Por exemplo: Se pergunto a raiz quadrada de 81, ele sabe, se pergunto quanto é 2 elevado à terceira potência, ele sabe, porém se peço que resolva uma expressão numérica (a raiz de 81 + 2 elevado a terceira), ele se perde.
- Já percebi que um conteúdo ensinado e verificada a aprendizagem com exercícios, se não for recapitulado com frequência é perdido quase que totalmente em muitos casos.
- Apresenta severa dificuldade em interpretar textos e coletar informações importantes, ainda que a leitura seja boa.
7 – Automutilação: Já vi, algumas vezes, o Lucas se ferir nos braços e pernas com as unhas até sangrar, e morder as mãos.
8 – Apego muito grande a fatos tristes e emoções ruins: Ele dá um “poder” grande a qualquer situação ruim e despreza as coisas boas que acontecem com ele. Noto uma grande dificuldade para perdoar e ter empatia com as pessoas que o cercam. Quase todas as aulas ele descreve fatos ruins, muitos sem relevância, que já se passaram a meses como se fosse hoje.
9 – Desinteresse em cultivar amizades: Este vi apenas uma vez, porém achei importante citar. Em um trabalho em grupo, reunimos o Lucas com os demais colegas da equipe. Eu tive que ser o interlocutor do aluno, pois ele não tinha interesse em interagir com os colegas sobre o trabalho e nem sobre outros assuntos, ainda que solícito sempre que requisitado.
Para melhor esclarecimento ou dúvidas estou à disposição.
Rodrigo Costa da Silva

Outros materiais