Buscar

Plano Mestre de Produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano Mestre de Produção
O Programa Mestre de Produção (PMP), Plano Mestre de Produção ou Planejamento Mestre da Produção (do inglês Master Production Schedule MPS – é um documento que diz quais itens serão produzidos e quando cada um será produzido, em determinado período. Geralmente este período cobre algumas poucas semanas, podendo chegar de seis meses a um ano.
O PMP faz o calculo das necessidades de produtos finais, indicando a quantidade e período de tempo em que deverão estar prontos. Para isso, são utilizados dados sobre a demanda dependente (demanda de produtos que fazem parte de outro produto), sobre a demanda independente (que não depende de nenhum outro produto) dos produtos em carteira e do nível de estoque dos produtos. Entretanto esta etapa não detalha o planejamento da produção dos componentes de cada produto. Assim, o resultado do Plano Mestre, alimenta uma próxima etapa que virá verificar essas necessidades.
Chegar a um Plano Mestre de Produção que compatibilizem as necessidades de produção com a capacidade disponível pode-se revelar uma tarefa complexa, principalmente se os produtos envolvidos exigirem muitas operações, em regime intermitente, ou seja, com a utilização do mesmo equipamento para diversos produtos. O processo é conduzido por tentativas, testando-se cada PMP para verificar a capacidade produtiva que ela exige, além de servir para transladas o planejamento agregado e programações individualizadas, portanto, o PMP serve também para avaliar as necessidades imediatas de capacidade produtiva, além disso, servirá também para definir compras eventualmente necessária, bem como estabelecer prioridades entre os produtos na programação.
O programa mestre de produção conhecido como (master production schedule – MPS) é um programa gerado a partir do plano agregado de produção, onde este plano deve se desdobrar para que o programa mestre de produção se desenvolva, o (MPS) na verdade é um planejamento de produção de estrutura global que gerado a partir do plano agregado de produção, guiará as ações em um horizonte de tempo de normalmente 4 à 12 meses em base semanal considerando os pedidos existentes, desagregando os produtos acabados em função desses produtos acabados e dos componentes críticos e não em termos agregados como no processo do plano agregado de produção.
Estabelecendo assim quando e em qual quantidade cada produto deverá ser produzido dentro do horizonte de tempo estabelecido, executando a função de conciliar a capacidade disponível e demanda existente para o período, com o intuito de atender os pedidos dentro dos prazos estabelecidos, podendo fazer uma previsão de quando poderá ocorrer algum atraso nesses pedidos.
Isso é possível, pois o programa mestre de produção permite a simulação de planejamento da linha de montagem, podendo assim medir a quantidade de estoque gerado, o custo médio do produto fabricado e o número de pedidos atrasados, estabelecendo então a melhor programação dos pedidos da fábrica.
Para a realização da simulação do (MPS) deve se considerar informações importantes como: pedidos atrasados, pedidos em carteira, capacidade disponível, pedidos programados, produtos e listas de materiais entre outras informações.
O (MPS) tem como uma atividade importante a chamada gestão de pedidos, que através de uma verificação automática da capacidade durante o processo de entrada de pedido e da disponibilidade de materiais, possibilita saber se a empresa é capaz ou não de cumprir o prazo estipulado pelo cliente visando garantir o atendimento do pedido desde o processo de vendas.
O PMP EM MANUFATURA E SERVIÇOS
Na manufatura, o PMP possui claramente definido a quantidade e o momento em que os produtos deverão ser produzidos, direcionando toda operação em termos do que é montado, manufaturado e comprado. É a base do planejamento da utilização da mão-de-obra e equipamentos, determinando a quantidade de materiais e capital que serão utilizados.
O PMP também pode ser utilizado em empresas de serviços. Por exemplo, em um hospital há um plano mestre que indica quais cirurgias estão planejadas e quando serão realizadas. Direciona a quantidade de materiais, instrumentos, pessoas, necessários para a realização das cirurgias, administrando a programação de pessoal, incluindo anestesistas, enfermeiras, cirurgiões.
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA O PMP
É importante que todas as fontes de demanda sejam consideradas quando o PMP for definido. São geralmente os pequenos pedidos de última hora que causam transtornos em todo o sistema de planejamento de uma empresa. Por exemplo, se uma empresa de máquinas escavadeiras planeja uma exibição de seus produtos e permite que uma equipe de projeto ataque seus estoques para construir dois modelos para a exibição, provavelmente isto gerará falta de componentes na fábrica (se não gerar, é porque havia estoque em excesso, que não deveria estar lá). Ou também poderão emprestar com suas filiais, sem prévio aviso. Se isso acontecer, o sistema de planejamento e controle precisa considerá-las, pois caso contrário, as necessidades de produção não serão atendidas e consequentemente o cliente também.
ETAPAS DO PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO
Para que se obtenha êxito com o plano mestre de produção, ele deve ser dividido em algumas etapas básicas.
PREVISÃO DE DEMANDA
Relacionada ao planejamento de curto, médio e longo prazo, essa fase preliminar busca fazer uma previsão de vendas, ou seja, calcula-se quanto a fábrica vai vender em uma temporada para que se tenha uma ideia do quanto se deve produzir.
PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
Como o próprio nome já sugere, nessa fase é feita uma previsão da capacidade de produzir a médio e longo prazo. Para que isso ocorra, consideram-se alguns pontos importantes, como a aquisição de maquinário e matéria-prima, por exemplo.
PLANEJAMENTO AGREGADO DE PRODUÇÃO
Essa etapa do plano mestre, que, inclusive, pode durar vários meses, é realizada com base nos níveis de produção e de estoque a partir da análise de um grupo de itens semelhantes, o que facilita bastante a verificação.
PLANEJAMENTO MESTRE DE PRODUÇÃO
Baseado na demanda de um determinado período, o PMP, de forma bastante detalhada, define o planejamento de curto prazo com o objetivo de redirecionar de recursos para os locais e produtos que mais necessitam no momento.
PLANEJAMENTO DE MATERIAIS
Para que o plano mestre seja realmente bem-sucedido, é preciso também delinear a quantidade de materiais exata que vai ser necessária para a produção. Feito isso, consegue-se gerar uma boa previsão de quanto comprar de cada material.
PLANEJAMENTO DE CONTROLE E CAPACIDADE
O intuito dessa etapa é fazer um planejamento da capacidade produtiva de um produto para se determinar qual o tempo gasto nessa produção. Isso induz à identificação de gargalos e estimativa de prazos, além de facilitar os planejamentos futuros com a obtenção de dados.
FUNÇÕES E VANTAGENS DO PMP
A partir das projeções estabelecidas no Planejamento de Vendas e Operações (S&OP), o Planejamento Mestre de Produção realiza a análise grosseira do uso da capacidade e dos recursos requeridos na produção (RCCP), contribuindo com a adequação do fluxo produtivo de acordo com as previsões e necessidades do período.
Entre suas funcionalidades, o Plano Mestre de Produção permite:
· Adequação da oferta e demanda, prevenindo desperdícios e contribuindo com a assertividade do estoque de segurança;
· Visão ampla de toda a capacidade produtiva e dos recursos críticos para atender a demanda definida;
· Fundamentação das tomadas de decisão referentes à produção, como contratação de profissionais e investimento em maquinários;
· Alinhamento entre os departamentos comercial, financeiro e produção, conforme os objetivos e as metas estabelecidas no Plano Mestre de Produção;
· Direcionamentos para o MRP II (Manufacturing Resources Planning).
COMO UM ERP PODE TE AJUDAR COM O PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO
Um ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Empresarial) é um software que integra os principais processosde uma empresa. Há muitas soluções disponíveis no mercado, e buscar um sistema especializado no seu negócio é fundamental para garantir total aderência aos seus processos e, assim, melhores resultados.
A importância da integração e automação de processos para o aumento da produtividade, a otimização do trabalho da sua equipe e o melhor gerenciamento e controle das tarefas diárias. Essas e outras funções de um sistema para indústrias também contribuem de forma decisiva para o estabelecimento de um Plano Mestre de Produção viável e eficiente.
Em cada etapa que integra esse documento, um sistema de gestão te ajuda a garantir informações confiáveis e atualizadas em tempo real. A partir de cálculos automáticos e funcionalidades que permitem a análise de históricos e previsões de vendas, o controle de estoque e o acompanhamento dos prazos, um ERP ainda permite a identificação de gargalos na produção e o estabelecimento de medidas corretivas e preventivas.
Além disso, com um ERP Industrial, você pode integrar as áreas comerciais e operacionais da sua indústria, de forma que suas equipes tenham todas as informações necessárias para lidar com as demandas e expectativas de seus clientes.

Outros materiais