Buscar

AV1- Simuladores Virtuais para jogos de empresas.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE SIMULADORES VIRTUAIS PARA JOGOS DE EMPRESAS
Nome: Jeycelene Saraiva Sousa
Matricula: 
Curso: Administração
Os Simuladores Virtuais para Jogos de Empresas têm se tornado uma ferramenta indispensável no desenvolvimento das habilidades empresariais, principalmente atualmente. Através desses simuladores, os participantes vivenciam a experiência de gerenciar um negócio de forma prática e realista. Permitindo que os participantes apliquem conceitos teóricos em um ambiente simulado, aprendendo a tomar decisões estratégicas de situações do mundo atual.
Desse modo, um exemplo concreto de como os simuladores podem promover a tomada de decisões estratégicas, é por meio da simulação de cenário complexo. Os participantes são desafiados a tomar decisões importantes, tendo em consideração, a demanda do mercado e recursos disponíveis. Dessa forma, uma das principais vantagens dos simuladores virtuais é a possibilidade de aprender fazendo, pois, assim, eles aprendem a analisar de diversas perspectivas, e selecionando estratégia mais adequada, e analisando as consequências de suas escolhas.
Além disso, os simuladores virtuais, promovem o gerenciamento de recursos. Os participantes precisam saber lidar com recursos limitados e fazer escolhas inteligentes para otimizar o uso adequado desse recurso. A prendendo a identificar prioridades, e alocar recursos de forma eficiente e lidar com as situações em que os recursos são escassos. Outro aspecto fundamental é a análise de resultados, que permite ao participante feedback imediatos sobre as decisões e ações, tomada, permitindo que eles avaliem o impacto das escolhas nos resultados esperados. Isso promovendo uma mentalidade analítica e ajuda a desenvolver habilidades de análises e interpretação de dados. A experiência de aprendizagem em um ambiente simulador pode ser diretamente aplicada aos participantes têm a oportunidade de cometer erros, e aprender com eles e melhorar suas habilidades sem consequências, podendo assim, adquirir experiência prática e desenvolver habilidades.
Mediante o exposto, os simuladores virtuais para jogos de empresas são ferramentas poderosas nos desenvolvimentos de habilidades, eles promovem a tomada assertiva de decisões estratégicas, o gerenciamento de recursos e analises de resultados, fornecem uma experiência prática que pode ser aplicada no meio empresarial auxiliando no sucesso da empresa.
Referência:
COUTINHO, Luís F.; LENCASTRE, José Alberto. Revisão sistemática sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação. 2019. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/61199. Acesso em: 10 fev. 24
DE OLIVEIRA, Paulo Henrique Pinho. UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS COM UM JOGO DE EMPRESAS, SOB O OLHAR DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Paulo-Henrique-Pinho-De-Oliveira/publication/376583758_UMA_ANALISE_DA_EXPERIENCIA_DOS_ALUNOS_COM_UM_JOGO_DE_EMPRESAS_SOB_O_OLHAR_DAS_COMPETENCIAS_GERENCIAIS/links/657e46b332bc453821f0119e/UMA-ANALISE-DA-EXPERIENCIA-DOS-ALUNOS-COM-UM-JOGO-DE-EMPRESAS-SOB-O-OLHAR-DAS-COMPETENCIAS-GERENCIAIS.pdf. Acesso em: 10 fev. 24
ENTENDA o que é Simulação Empresarial e qual sua importância na garantia de resultados!: Descubra um pouco mais sobre a Simulação Empresarial e como ela pode ser uma ferramenta crucial na garantia de resultados exponenciais para seus negócios.. [S. l.]: Thiago Coutinho, 6 dez. 2020. Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/simulacao-empresarial. Acesso em: 10 fev. 2024.
JOGOS empresariais: como treinar equipes para lidar com o imprevisível. [S. l.]: RENATA FREITAS DE CAMARGO, 29 nov. 2018. Disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/jogos-empresariais/#:~:text=Tamb%C3%A9m%20chamados%20de%20Jogos%20de,humanos%20de%20uma%20empresa%20fict%C3%ADcia. Acesso em: 10 fev. 2024.
SIMULAÇÃO GERENCIAL. Recife - PE: Grupo Ser Educacional, 2020. 85 p. ISBN 9786555580822. Disponível em: https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_212502_1/outline/lti/launchFrame?toolHref=https:~2F~2Fsereduc.blackboard.com~2Fwebapps~2Fblackboard~2Fexecute~2Fblti~2FlaunchLink%3Fcourse_id%3D_212502_1%26content_id%3D_9827291_1%26from_ultra%3Dtrue. Acesso em: 10 fev. 2024.

Outros materiais