Buscar

estagio covid 19 final

Prévia do material em texto

2° licenciatura pedagogia 
SUMÁRIO
41
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
52
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
63 ATIVIDADE C
83
ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
94
Atividade E
115 PLANO DE AULA 1
12PLANO DE AULA 2 – pesacaria de letras
16CONSIDERAÇÕES FINAIS
17REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O estágio é de extrema importância para a construção de saberes docentes. Contudo é necessário que o estagiário se torne sujeito de sua ação,sendo esta ação mediada pelos demais sujeitos envolvidos no processo formativo.Porem durante o desenvolvimento do estágio,não há incentivo aos processos de construção de uma autonomia intelectual e profissional,tornando assim limitadas as criatividades e a responsabilidade dos futuros profissionais em seu ambiente de estágio.O estagiário a maioria das vezes envolve-se apenas com a regência e a observação das aulas, adequando-se ao planejamento do professor regente que já esta pronto.
Portanto, o estagiário precisa ter mais oportunidades para assumir uma disciplina ou mesmo uma regência de seu planejamento de aula próprio que em muitos casos não ocorre devido ao próprio bloqueio da escola e do professor regente. 
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Segundo o artigo O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DE VIGOTSKI, LEONTIEV E ELKONIN por Juliana Campregher Pasqualini , a escola tem como sujeito o aluno, e como o objeto fundamental o ensino nas diferentes áreas, através da aula; a creche e a pré-escola têm como objeto as relações educativas travadas num espaço de convívio coletivo que tem como sujeito a criança de 0 a 6 anos de idade.
Devido a esse parecer a direção, o parecer da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd, 1998) sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil afirma que o uso do termo ensino no documento representa um retrocesso e um desrespeito às especificidades do segmento.
O artigo defende que do ensino decorre da própria concepção de desenvolvimento infantil da psicologia histórico-cultural na medida em que se refuta a compreensão do desenvolvimento como processo espontâneo e natural, compreende-se o ensino como fonte de desenvolvimento e evidencia-se a importância das condições de vida e educação e da intervenção do adulto.Na perspectiva da psicologia histórico-cultural, o educador não pode ser entendido como alguém que apenas estimula e acompanha a criança em seu desenvolvimento. Em contraposição a essa violenta descaracterização de seu papel subjacente à negação do ensino, que reduz sua interferência na sala de aula a uma mera participação , o professor é compreendido como aquele que transmite à criança os resultados do desenvolvimento histórico, explicita os traços da atividade humana cristalizada nos objetos da cultura – mediando sua apropriação – e organiza a atividade da criança, promovendo assim seu desenvolvimento psíquico.
Conclui-se então que se entendemos o ato de ensinar em oposição ao imperativo de “seguir as crianças...”, ou seja, como intervenção intencional e consciente do educador que visa garantir a apropriação do patrimônio humano-genérico pela criança, promovendo e guiando seu desenvolvimento psíquico, podemos afirmar que os pressupostos de Vigotski, Leontiev e Elkonin sustentam a defesa do ensino junto à criança de 0 a 6 anos.
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento normativo de grande relevância para a escola, pois se refere ao planejamento global da instituição, entretanto, essa sistematização não é definitiva, mas sim, flexível e orgânica. Segundo a legislação educacional brasileira, ele deve ser elaborado em uma perspectiva democrática, a qual reconhece a necessidade de envolvimento de todos os membros do contexto escolar (gestão escolar, professores, alunos e comunidade). Cada PPP é único, pois expressa as finalidades e necessidades da realidade escolar que representa.
 O Projeto Político Pedagógico é feito para orientar o trabalho durante o ano letivo e, por isso, deve ser um documento formal mas ao mesmo tempo acessível a todas as pessoas envolvidas na comunidade escolar.
É por meio do PPP que a escola define e articula quais conteúdos serão ensinados e como, a partir da realidade social, cultural e econômica em que está presente. Assim, deve ser construído de acordo com as especificidades de cada escola e ser flexível para atender as demandas específicas dos alunos.
O Projeto Político Pedagógico deve ser realizado a partir de um diagnóstico interno da instituição, levando em consideração os dados de matrícula, inadimplência e outras informações específicas da escola.
A partir disso, o PPP deve funcionar como um norteador para as atividades da escola e contemplar não apenas os objetivos e metas, mas também as ações que serão tomadas para alcançá-los, levando em consideração a realidade da instituição de ensino.
As Aprendizagens Essenciais da Base Nacional Comum Curricular- BNCC estão expressas em dez competências gerais. Elas definem a base educacional, norteando os caminhos pedagógicos.  
Segundo o Ministério da Educação-MEC, as competências gerais são mobilizações de conhecimentos de acordo com os princípios éticos, estéticos e políticos, que visam à formação humana em suas múltiplas dimensões.  
O objetivo é perpetuar no ensino uma comunicação integral, a mobilização de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades para suprir as demandas do cotidiano, a fim de garantir o crescimento do aluno como cidadão e qualificá-lo para mercado de trabalho.
A avaliação da aprendizagem serve de parâmetro para o professor e o aluno perceberem e reverem os caminhos de compreensão e ação sobre o conhecimento. Para tanto ela deve ser contínua, democrática, diagnóstica, formativa e mediadora da aprendizagem.
3 ATIVIDADE C
3.a ) Rotina do professor 
. Acolhida: Esse é o primeiro momento do dia que a criança terá contato com a sala de aula, o professor e os colegas e, por isso, é importante que ela se sinta animada para toda a rotina. Uma sugestão é criar na sala um ambiente com jogos e brinquedos que possam ser utilizados pelas crianças enquanto a  professora recebe a cada um. Elas também podem ser recebidas com música, com cumprimentos especiais e serem convidadas a ocuparem um espaço específico. 
Hora da roda: Aqui cabe ao educador organizar o espaço, para que todos os que desejam possam falar, para que todos estejam sentados de forma que possam ver-se uns aos outros, além de fomentar as conversas, estimulando as crianças a falarem, e promovendo o respeito pela fala de cada um. Através das falas, o professor pode conhecer cada um de seus alunos, e observar quais são os temas e assuntos de interesse destas. Na roda, o educador pode desenvolver atividades que estimulam a construção do conhecimento acerca de diversos códigos e linguagens, como, por exemplo, marcação do dia no calendário, brincadeiras com crachás contendo os nomes das crianças, jogos dos mais diversos tipos.
Almoço: Conversar sobre a importância dos alimentos, ingerir frutas e verduras, até contar historias.
Momento do descaço: A criança dorme.
3.b)Relacionamento inter pessoal é a base da escola , onde o pedagogo media as situações e contribui para o clima da escola ser amigável .pedagogo deve ter domínio sobre as legislação educacional , pois a partir dela que ele vai montar os documentos da escola que são: PPP, regulamento intero e outros documentos que dão participação da escola.
O pedagogo deve apresentar a proposta curricular para estabelece a maneira de ensinar e formas de avaliação de aprendizagem. Além disso, é importante também a organização do tempo e espaço da escola. Todos os professores devem se organizar para cumprir com as necessidades da escola.  Nesse sentido, a equipe pedagógica tem função de viabilizar o que for necessário para que a escola funcione da maneira que almeja, dando o suporte ao professor na execução do PPP e apresentar as melhores maneiras de agir no determinado momento
3c) Conforme supracitado,é imprescindível que a relação entre equipe administrativa e pedagógica estejam em consonância para que o processo de ensino e aprendizagem dos alunos seja realizado com qualidade. Para que isso aconteça é necessário que haja uma sintonia logo na elaboração do PPP, ou seja, é preciso que a equipe administrativa não tenha uma postura autoritária e que busque elaborar seu Projeto Político Pedagógico com base em um processo democrático e de diálogo, para que possa se construir a identidade coletiva da escola e não apenas de um representante, apenas por ele ter um poder hierárquico maior.  
Além de estar aberto para diálogo, a equipe administrativa também deve estar preparada para rever seus princípios, valores, metodologias e ideologias para sempre se adequar a realidade (que muda constantemente) e também de acordo com as demandas dos alunos e professores, porém, sem abandonar as leis pertinentes que devem sempre dar fundamento á todas as direções que a escola resolva tomar
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
Atividade,D
1- Transversalidade é um princípio que desencadeia metodologias modificadores da prática pedagógica, integrando diversos conhecimentos e ultrapassando uma concepção fragmentada,em direção a uma visão sistêmica
Essa metodologia contribuiu para a aplicação do conhecimento teórico adquirido pelos alunos, contribuindo para que assimilem o conteúdo de forma prática em seus estudos. Portanto é um método de caráter avaliativo, que visa garantir a eficácia do aluno, criando uma visão crítica e ampla da área de atuação escolhida.
2-Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) é uma busca pela melhoria da aprendizagem. Ao contextualizar o que é ensinado em sala de aula juntamente com os temas contemporâneos, espera -se aumentar o interesse dos estudantes durante o processo de relevância desses temas no seu desenvolvimento como cidadão.
3-Problematização da realidade e das situações de aprendizagem
a) Superação: da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica
b) Integração: das habilidade e competências curriculares à resolução de problemas
c) Promoção: de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva.
Essa metodologia contribuiu para a aplicação do conhecimento teórico adquirido pelos alunos, contribuindo para que assimilem o conteúdo de forma prática em seus estudos. Portanto é um método de caráter avaliativo, que visa garantir a eficácia do aluno, criando uma visão crítica e ampla da área de atuação escolhida.
4 Atividade E
Escola: Mario sergio de abreo ME
Serie: 1 Etapa manha 
Tema: pesquisa google através do microfone do google sobre as formas geométricas: Triangulo, quadrado, circulo, retângulo e a contagem de seus respectivos lados.
Desenvolvimento: objetivo é identificar as formas geométricas conforme a fala.
Avaliação; após desenhar no caderno e ao lado colocar a quantidade de lados que a figura tem.
Esperado; que a criança junto com a tecnologia possa se interessar e aprender melhor as formas geométricas e incentivar a contagem
5 PLANO DE AULA 1 
	DISCIPLINA 
	Matemática 
	
	SERIE 
	1 etapa
	
	TURMA/PERIODO
	Manha 
	
	CONTEUDO
	-Apresentar os números de forma lúdica .
	
	OBJETIVO
	Estimular a capacidade de atenção de forma divertida
-realizar operações simples como adição e subtração.
	
	METODOLOGIA
	Foi usado um dado .
	
	RECURSOS
	Caíxa de papel encapada e com bilinhas colaca com eva, formando um dado.
	
	AVALIAÇÃO
	Avaliou a cacapidade da criança de jogar e realizar a contagem do numero que caiu.
	
	REFERENCIAS
	http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22593
	
PLANO DE AULA 2 – pesacaria de letras
	DISCIPLINA 
	portugues
	
	SERIE 
	1 etapa
	
	TURMA/PERIODO
	Manha 
	
	CONTEUDO
	- escrever o primeiro nome atrasves da pescaria de letras
	
	OBJETIVO
	Coordenação e identificação das letras do alfabeto .
	
	METODOLOGIA
	Peixes em eva presos com imã contendo letras em seu corpo . 
	
	RECURSOS
	Vala de pescar com palito 
-evas para fazer os peixes
- canetas esferográficas para desenhar as letras nos peixes.
	
	AVALIAÇÃO
	- observar se a criança conseguiu identificar as letras de seu nome e dos amigos.
	
	REFERENCIAS
	https://professoresherois.com.br/atividades-com-alfabeto-pescaria-das-letras/
http://www.escolagames.com.br/jogos/pescaletras/?deviceType=computer
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conclui-se que o estágio é de extrema importância, para o estagiário viver a realidade escolar e se ver na situação do professor regente de modo a analisar e criar mudanças ou copiar a metodologia vivenciada.
REFERÊNCIAS
1 -(SEQUÊNCIA DIDÁTICA). FOERSTER, Marion do Rocio; Valaski, Simone; SOARES, Sandramara Kusanode Paula.Percepção da Hidrografia do meio Urbano e Conscientização Quanto à Preservação e Recuperação dos Corpos Hídricos. Setor de Educação Profissional e Tecnológica –SETP. UFPR. Disponível em: <http://www.epea2017.ufpr.br/wp-content/uploads/2017/05/576-E4-S12-PERCEP%C3%87%C3%83O-DA-HIDROGRAFIA-NO-MEIO-URBANO.pdf>. Acesso em: 12 de mai.2020.
2 -VASCONCELLOS, Thelma e NOGUEIRA, Leonardo.acesso 15 jun 2020
3. Revista Nova Escola. Ensino Híbrido: conheça o conceito e entenda naprática. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/104/ensino-hibrido-entenda-o-conceito-e-entenda-na-pratica#>. Acesso em: 12 de mai. 2020.
4-//www.soescola.com/2018/04/plano-de-aula-numeros-para-educacao-infantil.html acesso 14/junh 2020
�
fernnada rafaela de almeida
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO em educação infantil
ASSIS
2020
FERNANDA RAFAELA DE ALMEIDA
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório apresentado à UNOPAR, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de ESTAGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA da 2° Licenciatura pedagogia .
ASSIS
2020

Continue navegando

Outros materiais