Buscar

Filosofia da educação avfinal

Prévia do material em texto

Filosofia da educação avfinal
Pergunta 1
1. “Bucher e Strauss (1980 apud MOREIRA, 2011, p. 32) analisam as disciplinas escolares do ponto de vista sociológico. Eles partem da concepcão de profissão para definir as disciplinas escolares como “corpos dinâmicos de conhecimento, elaborados por comunidades de especialistas”.(Livro-texto, p. 29)
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo. 
I.Ball entende as disciplinas como comunidades epistemológicas internamente diferenciadas que tendem a divergir a respeito de conhecimentos e metodologia apropriadas.
II.No modelo de análise sociológica das disciplinas escolares, Ball está calcado em três elementos: relações de mudança, estruturas de mudanças e condições de mudança.
III.As relações de mudança envolvem as lutas pelo poder entre grupos e segmentos, cada qual defendendo suas respectivas missões.
IV.As estruturas de mudanças incluem as instituições, procedimentos, papéis e indivíduos que constituem os locais de definição de política educacional e administração.
Pode-se afirmar que:
 Ocultar opções de resposta 
Estão corretas as afirmativas II e IV. 
 
Estão corretas as afirmativas I e II.
 
Estão corretas as afirmativas I, II e III.
 
Estão corretas as afirmativas II e III.
 
Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
Resposta correta
Pergunta 2
A expressão “currículo multicultural” pode se revelar enganosa, pois pode significar que uma cultura dominante pode assimilar outra minoritária ou ser utilizada como meio de tentar reduzir o preconceito com relação às minorias que compõem a sociedade, ou seja, uma educação que levaria em conta as diferenças culturais dos membros de uma sociedade” (livro-texto, p. 138).Mas o termo multicultural é polissêmico. Isto é, tem vários significados. Dessa forma, marque a alternativa que indica o significado de diferencista ou plural, na concepção de Candau (2008 apud MELO, 2012), como explicitado no livro-texto.
 Ocultar opções de resposta 
É uma teoria reprodutivista, e na educação essa visão promove uma política de universalização da escolarização.
 
A consciência de que as relações culturais são sempre relações de poder, de grupos dominantes sobre os não dominantes.
 
Há um padrão cultural a ser seguido, e todos devem assimilá-lo.
 
Tem como base o respeito e o reconhecimento à diversidade criando espaço para todos os grupos sociais e suas raízes culturais.
Resposta correta
A promoção da interrelação entre grupos culturais diferentes em uma sociedade.
Pergunta 3
Os manuais escolares ou livros didáticos são utilizados como suporte para determinadas matérias e caracterizam-se por serem um recurso elaborado para o uso dos alunos, utilizados nas escolas e pelos professores. Reproduzindo conteúdos culturais aceitos por determinada sociedade, ou seja, o conteúdo oficial. Santomé (1998), um autor espanhol, faz a crítica a esses materiais e cita alguns problemas relacionados aos currículos, os quais surgem a partir do consumo de livros didáticos, exceto: 
 Ocultar opções de resposta 
Não confrontam o que ensinam com a realidade dos alunos.
 
Não promovem experiências interdisciplinares e globalizadoras.
 
Não limitam a criatividade e a iniciativa dos alunos.
Resposta correta
Reduzem o ensino a uma atividade verbal, com pouca discussão.
 
Não estimulam a pesquisa e o senso crítico.
Pergunta 4
Preencha a lacuna:
O currículo comum a todos deve considerar os diversos sentidos _________e do conhecimento dos grupos sociais, do contexto histórico e econômico em que estão inseridos.
 Ocultar opções de resposta 
Da cultura;
Resposta correta
Da educação.
 
Da sociedade;
 
Da escola;
 
Da academia;
Pergunta 5
A chamada pedagogia tradicional dominou o sistema educacional brasileiro até meados do século XX. Nos dias atuais ainda podemos identificá-las. Coloque V ou F para as características da pedagogia tradicional:
( ) A escola é um ambiente físico austero e cerimonioso, onde a disciplina é rígida;
( ) O professor é o centro do processo, que é baseado na autoridade;
( ) Valoriza o aprender fazendo, ou seja, experiências, pesquisas e atividades em grupo;
( ) Privilegia a autoavaliação, que é realizada no decorrer do processo.
A sequência correta é:
 Ocultar opções de resposta 
V, V, F, F;
Resposta correta
F, V, V, F;
 
V, V, V, F
 
F, F, V, V;
 
V, F, F, F;
Pergunta 6
Para o psicólogo bielorrusso Lev Vygotski (1896‑1934), o desenvolvimento da criança é um processo contínuo, ou seja, um organismo vivo, e há uma contínua interação entre o ambiente histórico e social e a base biológica do comportamento humano. As principais ideias defendidas por Vygotski, de acordo com estudos sobre as estruturas de pensamento e da linguagem podem ser analisadas. Marque a alternativa que cita de forma incorreta as ideias deste autor.
 Resposta correta
O pensamento, associado à linguagem, produz o pensamento emocional. 
Pergunta 7
As tendências consideradas progressistas têm como base uma análise crítica do contexto social. A linha de pensamento progressista, ou pedagogia progressista, recebeu esse nome a partir da publicação da obra do teórico Georges Snyders (1917-2011), que escreveu diversos livros sobre o assunto.
Marque a alternativa que cita de forma correta estas tendências.
 Ocultar opções de resposta 
Libertadora e socialista.
 
Libertadora e Crítico-social dos conteúdos.
 
Libertadora, libertária e Crítico-social dos conteúdos.
Resposta correta
Libertadora e restauradora. 
 
Libertadora e libertária.
Pergunta 8
A partir da instalação da Ditadura Militar no Brasil, foram implantadas ideias pedagógicas tecnicistas, que têm como características as seguintes, EXCETO:
 Ocultar opções de resposta 
A escola exerce a função de treinamento, modelando o comportamento humano;
 
A função do professor é a de transmissão e de reprodução do conhecimento de forma eficiente e eficaz;
 
Quanto ao conteúdo, valorizam-se mais os processos mentais e as habilidades cognitivas desenvolvidas que os conteúdos organizados.
Resposta correta
Enfatiza a reprodução do conhecimento;
 
O aluno é um espectador, que não participa das decisões e é programado para respostas prontas e corretas;
Pergunta 9
O art. 205 da Constituição garante que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1988). O art. 206 elenca descreve alguns princípios a serem seguidos. Assinale o único princípio que não é assegurado.
 Ocultar opções de resposta 
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
 
Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
 
Gratuidade do ensino público em todos os estabelecimentos de ensino.
Resposta correta
Piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.
 
Valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas.
Pergunta 10
A concepção de infância reflete as mudanças históricas e sociais. Atualmente, essa concepção difere daquela de séculos atrás, pois está relacionada ao tempo e ao espaço em que cada indivíduo vive. No século XVII, Montaigne disse sobre seus filhos: ‘Perdi dois ou três filhos pequenos, não sem tristeza, mas sem desespero’. Essa frase pode ser compreendida de acordo com o contexto da época. Assinale a assertiva que apresenta a razão disso.
 Ocultar opções de resposta 
Os pais do século XVII não nutriam nenhum sentimento de afeto pelos seus filhos.
 
A adultização das crianças era benéfica, pois ajudava a fazer as crianças sobreviverem às intempéries, no século XVII.
 
Alta mortalidade infantil por causa das más condições sanitárias. Era preciso não se apegar às crianças, pois elas podiam morrer a qualquermomento.
Resposta correta
A Igreja teve influência nesse sentido, pois batizava as crianças ainda pequenas para evitar que morressem como pecadores ou pagãos.
 
O período, de fato, que o autor se refere é a Idade Medieval onde crianças e adultos utilizavam espaços, roupas diferentes, além de terem comportamentos separados e adequados à sua idade.

Continue navegando

Outros materiais