Buscar

Atividade de fixação a Educação Física na escola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O esporte educacional é aquele praticado em instituições formais e não-formais de ensino, em todos os seus níveis e dimensões. Qual é sua finalidade?a) A seleção dos mais habilidosos, a fim de produzir grandes atletas brasileiros da próxima geração.b) Oferecer aos estudantes a oportunidade de vivências de práticas esportivas, a fim de alcançar o desenvolvimento integral de cada indivíduo, sem a preocupação com a especialização em um esporte específico.c) Iniciar a participação em competições, com o objetivo de desenvolver as bases para o esporte de alto rendimento.d) Proporcionar momentos de diversão dentro da escola.
Resposta correta: alternativa B
As bases para o esporte de alto rendimento têm espaços específicos para serem desenvolvidas, em locais que ensinem aspectos específicos de uma modalidade esportiva. Esse não é o papel da educação física escolar. Principalmente porque a seleção dos mais habilidosos restringe a participação a poucos estudantes: aqueles que têm mais prática ou experiência com o esporte. Nesse sentido, não é uma perspectiva inclusiva. Por fim, é necessário entender os conteúdos da educação física enquanto parte do currículo escolar e, portanto com finalidades e objetivos pedagógicos que ultrapassam a mera recreação ou diversão dentro da escola.
2
É possível dividir a relação didática com o esporte em três diferentes estágios. Assinale a resposta que não contém um desses estágios.a) Alto rendimentob) Especialização esportivac) Formação morald) Iniciação esportiva
Resposta correta: alternativa C
O alto rendimento é uma fase destinada a uma parcela ínfima da população: atletas profissionais e em vias de profissionalização. Quando há a especialização profunda em uma modalidade específica visando ao melhor rendimento possível. As competições poderão variar de níveis locais a internacionais. A especialização esportiva é uma fase em que se aprende aspectos específicos de uma modalidade esportiva. Ela pode ser composta por diversas fases menores. Também é a fase em que as competições se iniciam. Porém, elas têm o objetivo de desenvolver as bases para o alto rendimento. A iniciação esportiva é uma fase na qual se inicia o aprendizado planejado de aspectos motores gerais ligados a diversas modalidades esportivas. O importante é apresentar e ensinar fundamentos gerais, sem a preocupação com a vitória como objetivo maior. A formação integral de um indivíduo deve ser uma preocupação da Educação Física escolar, mas não é uma questão didática.
3
Sobre a dimensão prática do trabalho do profissional de educação física, é possível dizer que:a) Por ser o detentor dos principais saberes daqueles conteúdos, o professor deve ser o centro das atenções dos estudantes, na medida em que é ele que é capaz de passar esse conhecimento adiante.b) É uma boa prática a repetição de gestos e fundamentos. A repetição leva à perfeição e é fundamental nos processos de ensino que envolvem o movimento do corpo.c) Esse profissional deve direcionar o foco e atenção apenas aos estudantes considerados com maior habilidade. A preocupação do professor é com o desenvolvimento de todos, mas sem frustrar as expectativas daqueles que são mais envolvidos com esse assunto.d) Seu papel fundamental é permitir que os próprios estudantes possam descobrir suas possibilidades motoras, aprendam a lidar com tarefas e situações de interação, a controlar suas emoções, a se relacionar uns com os outros, questionar, colocar sua opinião para o grupo, ou seja, trabalhar elementos que são necessários para uma educação para a autonomia, que não restringem nem a capacidade criativa, nem a participação ativa.
Resposta correta: alternativa D
É preciso tomar cuidado, pois uma postura que despreza os saberes dos estudantes, que tem o professor como único centro, pode tornar as aulas maçantes e desinteressantes e inclusive afastar o prazer que os estudantes têm com as atividades físicas e sua dimensão lúdica. Não dizer constantemente aos estudantes o que fazer, mas permitir que eles próprios possam descobrir suas possibilidades motoras são elementos necessários para uma educação para a autonomia. O treino de fundamentos fora de contexto dificulta a aplicação do que aprenderam nesse exercício em uma situação de jogo. É preciso saber valorizar as diferenças: as pessoas têm corpos diferentes, possibilidades diferentes, potenciais diferentes, facilidades e dificuldades diferentes, e, justamente por isso, aprendem de diferentes maneiras. O processo de ensino e aprendizagem não é um processo homogêneo. A preocupação do professor é com o desenvolvimento de todos, e uma postura assim pode frustrar tanto os considerados com menos quanto os com mais habilidade.
4
Sobre a relação do esporte com a sociedade, NÃO é possível dizer que:a) É um conjunto de práticas que se organizam paralelamente à sociedade, isolado de todos os outros fenômenos e acontecimentos.b) O esporte tem uma dimensão social rica e complexa, que se relaciona com diversos aspectos da nossa vida.c) Eles não são somente pessoas reunidas buscando superar suas marcas e capacidades. Sua realização também é entrecruzada pelos diversos interesses presentes nas nossas sociedades.d) Nenhuma das alternativas acima está correta.
Resposta correta: alternativa A
É possível conhecer uma sociedade pelo esporte, atingindo dimensões culturais, sociais, religiosas, econômicas, entre outras. A realização de grandes eventos esportivos, a decisão de financiamentos para cada uma das modalidades são exemplos de como o esporte é atravessado por interesses presentes nas nossas sociedades. O esporte tem uma dimensão social rica e complexa, que se relaciona com diversos aspectos da nossa vida. Eles não são somente pessoas reunidas buscando superar suas marcas e capacidades. Sua realização também é entrecruzada pelos diversos interesses presentes nas nossas sociedades.
5
Ao receber uma turma na qual há um estudante cadeirante, o que é o correto a se fazer, de acordo com a perspectiva inclusiva?a) Preparar dois planejamentos: um para as crianças sem deficiência e outro para a crianças com deficiência. Assim, todos podem desenvolver suas habilidades.b) Não é possível que esse estudante participe das aulas de educação física. Enquanto ela acontece, o professor da turma pode utilizar esse tempo para desenvolver habilidades mais voltadas para o intelecto.c) Colocar essa criança em um lugar de destaque (ajudante do professor, produtor de registros, arbitragem). Assim, esse estudante participará da aula em conjunto, apenas assumindo papel diferente dos demais.d) Procurar planejar aulas em que todos possam participar ativamente, em situações diversificadas. Esse é o papel da invenção de jogos, de circuitos, da combinação de diferentes elementos, do esforço para garantir a participação de todos.
Resposta correta: alternativa D
É fundamental que o professor utilize estratégias para fazer com que diferentes interesses, desejos e níveis de habilidades coexistam na mesma aula. Separar uma criança com deficiência do seu grupo visa apenas a sua integração com os demais, e não sua inclusão. É possível ampliar as possibilidades de prática do esporte, bem como de outras práticas corporais, combinando-as com elementos de educação, de forma a serem oferecidas a todos. Dessa maneira, inclusive, abre-se a possibilidade para que o professor utilize estratégias para fazer com que diferentes interesses, desejos e níveis de habilidades coexistam na mesma aula. É fundamental que o professor utilize estratégias para fazer com que diferentes interesses, desejos e níveis de habilidades coexistam na mesma aula. Separar uma criança com deficiência do seu grupo visa apenas a sua integração com os demais, e não sua inclusão. É fundamental compreender que não existe uma receita pronta para a aula, já que cada diferente contexto nos exige diferentes planejamentos.

Outros materiais