Buscar

Características Mecânicas de Materiais Cerâmicos

Prévia do material em texto

Cerâmicos
Características mecânicas
Os materiais cerâmicos, tem a propriedade de ter uma temperatura de fusão e resistência muito elevada. Assim mesmo, seu módulo de Young (pendente até o limite elástico que se forma em um ensaio de tração) é muito baixo, o que gera uma maior fragilidade.
Um fator importante no módulo de elasticidade nos materiais cerâmicos é a presença de micro trincas, as quais diminuem a energia elástica armazenada. O grafeno diminui a porosidade da argamassa, dessa forma aumentando a tensão suportada pela mesma 
a) Simular uma curva de tensão em função da deformação para cada um dos materiais analisados. Fazer uma curva comparativa para esses materiais.
à medida que se adiciona o óxido de grafeno na argamassa, há um aumento significativo na resistência à compressão e uma diminuição significativa na resistência à tração na flexão, podemos observar pelo gráfico que na argamassa em que há uma maior quantidade de grafeno a tensão suportada é maior e o ponto de fratura menor, podemos tirar essas conclusões com base nas características físicas da argamassa e do grafeno, sem o grafeno a argamassa é porosa, a porosidade influi diretamente no módulo de elasticidade, desta forma ao adicionar o grafeno a porosidade diminuir fazendo com que a argamassa se torne mais rígida.
 b) Analisar a resistência mecânica dos corpos de prova fabricados com os três tipos diferentes de matrizes (polimérica, cerâmica e metálica). Atribuir os valores da tensão máxima e da fratura.
Quanto a experiência de resistência à tração na flexão, a argamassa de referência teve melhor resultado, as argamassas modificadas A e B tiveram uma perda na resistência à tração. Pode-se denotar que há uma tendência decrescente de resistência à flexão, com relação à resistência à compressão axial, pode-se analisar que houve um crescimento de acordo com o aumento da quantidade de óxido de grafeno. Em relação ao desempenho mecânico, além do experimento de resistência à flexão e à compressão axial, realizou-se o teste de determinação do potencial de aderência à tração (a resistência de aderência à tração, é definida como a máxima tensão aplicada por uma carga direta perpendicular a um revestimento de argamassa em um substrato). Nesse teste, verificou-se que a argamassa de 
referência alcançou superior resultado, contraposto às argamassas A e B.
Tensão máxima 
Argamassa de referência=aprox 19mpa
A (0,04% de grafeno) = aprox 20 mpa
B (0,1% de grafeno)= aprox 24 mpa
fratura
Argamassa de referência=aprox 1,14mpa
A (0,04% de grafeno) = aprox 1,13 mpa
B (0,1% de grafeno)= aprox 1,11 mpa
c) Discutir os resultados apresentados, justificando a diferença entre os valores obtidos

Continue navegando