Buscar

Importância da Bidimensionalidade nas Artes no Ensino Fundamental

Prévia do material em texto

5
Luciene Lubas¹
Tutor Externo²
RESUMO
Palavras-chave: 
1. INTRODUÇÃO
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3. MATERIAIS E MÉTODOS
 
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
5. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do
Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
SALLES, Cecília. Redes da Criação: construção da obra de arte. 1. Ed. São Paulo:
Editor Horizonte, 2006. 156 p Indaial: Uniasselvi, 2012.
FERREIRA, Aurora. A criança e arte: o dia - dia na sala de aula /Aurora Ferreira. 3.ed.-Rio de Janeiro:Wak Ed.,2008.
Metodologia do Ensino da Arte e a Bidimensionalidade
O presente trabalho trata sobre a importância bidimendisiolinalidade nas artes no ensino fundamental e a sua importância pelo modo da realização do currículo do Ensino Fundamental, utilizando atividades práticas em sala. O processo das Artes Visuais é muito vasto e diversificado, e nos leva a algumas necessidades de se reinventar, com o objetivo de ensinar, e também visando suprir as necessidades dos alunos dentro de um contexto escolar. Os alunos nesta fase vão à escola com uma busca muito ampla por conhecimento, o que permite a ela criar um melhor e individualizado contexto do mundo, e é nesse caminho que o ensino da Arte deve prosseguir, sempre ofertando um ensino qualitativo e diversificado.
Artes visuais. Ensino Fundamental. Alunos.
São vários os desafios encontrados no ensino da arte dentro da bidimensiolidade sendo nesta fase do ensino e é imprescindível que os educadores sempre busquem a compreensão do ato de ensino e transmitir com clareza o seu conhecimento as representações artísticas bidimensionais são aquelas que apresentam apenas a altura e a largura. Toda a pesquisa foi realizada em uma instituição pública de ensino. A escola pública tem como objetivo oferecer um ensino de qualidade, dando assim a total liberdade para a criatividade de seus educadores. 
O ensino fez a reflexão de que muitos dos alunos estão voltados para as novidades o ensino da Arte, pois há uma curiosidade pelas novidades e pelos desafios que lhes são atribuídos. As duas dimensões são comprimento e largura. Estas em conjunto estabelecem uma superfície plana, sobre qual podem ser dispostas marcas visíveis planas que não tem profundidade, podem ser figurativas ou abstratas. É uma criação humana. O desenho, a pintura, a impressão, o tingimento ou mesmo a escrita são atividades que levam diretamente a formação do mundo bidimensional.
Insira neste campo Ser um Arte-educador é muito apaixonante, porque agrega não só a capacidade intelectual, mas outros fatores de ordem emotiva e expressiva, além de explorar a fundo a imaginação e inspiração do aluno. Desta maneira, jamais devemos nos acomodar em apenas apresentar textos e mais textos para os alunos e sim ensiná-los a observar a Arte até mesmo em seu dia a dia. As formas de arte bidimensionais são aquelas que se formam sobre as superfícies planas sem profundidade tátil. Existem várias formas de arte bidimensionais, sendo as básicas: desenho; pintura; gravura; caligrafia; fotografia.
Outro erro que devemos evitar é o de mecanizar esse processo, temos que ensinar o caminho do desenho artístico, não dar todas as respostas prontas, mas instiga-los a sua própria criatividade e sua curiosidade para um desenvolvimento necessário. O olhar artístico requer muita dedicação e habilidade adquirida, por este motivo abordaremos neste trabalho as experiências durante a pesquisa no ensino fundamental, sobre as experiências que muitos professores têm neste processo e a realidade vivida em sala de aula como professor regente praticante. Sabemos que os desafios são muitos, mas vamos tentar supera-los de acordo com a capacidade e dedicação de cada aluno.
Como afirma Martins (1998, p.29) “infelizmente a maioria de nossas escolas mantém ainda um ensino tradicional responsável pela limitação da criatividade do aluno”.
A definição de criança está organizada nos RCNEI (1988) como sendo:A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também a marca. (BRASIL, 1998, p.21).
Insira neste local sua citação indireta devidamente citada com base no material utilizado. Quando o professor recebe o aluno, deve possuir seu conceito bem definido sobre Arte, pois consiste em olhar para a obra com a visão do autor e explorar de cada educando o seu melhor entendimento. Normalmente quando se pensava em Arte no ensino fundamental, vinha à cabeça pinturas, músicas, teatro e nos damos conta do quanto é vasta esta área do conhecimento. Dentro da sala de aula, entretanto, ao se falar em arte, os alunos logo pensam em desenhos, em determinadas vezes por falta de dedicação do professor em romper os limites e agregar-lhes as outras faces da Arte para eles. (BRASIL, 1998, p.21).
Iavelberg (2003) confirma que: A Arte promove o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários a diversas áreas de estudo, entretanto, não é isso que justifica a sua inserção no currículo escolar, mas seu valor intrínseco como construção humana, como patrimônio comum a ser apropriado por todos. (IAVELBERG, 2003, p.43). Percebe-se o quanto difícil é momento da escolha, uma vez que conforme Meksenas (2002 p. 102) “métodos diferentes conduzem a diferentes resultados. 
” No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) estabeleceu em seu artigo 26, parágrafo 2º que: " O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos". MEKSENAS (2002 p. 102).
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, BIDIMENSIOLIDADE/TRIDIMENSIOLIDADE que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação,
6
tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por
ele e pelos colegas, ela natureza e nas diferentes culturas. (PCN- ARTE-1997).
Existe um tratamento de investigação dos pensamentos na Artes e ações que se busca um
determinado conhecimento, e para tal deve-se levar em contar o material recolhido pelo pesquisador
durante sua realização que é sobre BIDIMENSIOLIDADE/TRIDIMENSIOLIDADE.
Na Educação, a bidimensiolidade deve ser usada como um instrumento facilitador do Processo de aprendizagem, como ferramenta para tornar a escola mais completa. Podemos observar que uma das funções da Arte no espaço escolar é levar o aluno se expressar do modo de ver e sentir o mundo nas linguagens artísticas, dando a forma e o colorido para cada imaginação.
Sendo capaz de despertar sentimentos, criatividades, emoções, percepções e imaginações.
O Ensino de Artes Visuais vem para a escola, para que aluno compreenda os seus próprios sentimentos, com cultura, ele sendo capaz de formar os seus próprios valores e terem capacidades de entender o multiculturalismo por meio de reflexões críticas sobre a singularidade e a diversidade numa perspectiva inclusiva. Observa-se que com a nossa inclusão, os profissionais da educação necessitam buscar novos conhecimentos para sua prática pedagógica. O professor deve inicialmente deve estar aberto a quebrar alguns paradigmas mantendo-se atualizado com as mudanças educacionais contribuindo para a criação de um ambiente inclusivo com qualidade.
O Ensino de Artes Visuais vem para a escola, para que aluno compreenda os seus próprios sentimentos, com cultura, ele sendo capaz de formar os seus próprios valores e teremcapacidades de entender o multiculturalismo por meio de reflexões críticas sobre a singularidade e a diversidade numa perspectiva inclusiva. Observa-se que com a nossa inclusão, os profissionais da educação necessitam buscar novos conhecimentos para sua prática pedagógica.
.
O professor deve inicialmente deve estar aberto a quebrar alguns paradigmas mantendo-se atualizado com as mudanças educacionais contribuindo para a criação de um ambiente inclusivo com qualidade. Como afirma Martins (1998, p.29) “infelizmente a maioria de nossas escolas mantém ainda um ensino tradicional responsável pela limitação da criatividade do aluno”. Na teoria tradicional a Arte era entendida como mera proposição de atividades artísticas, em que os professores precisavam atender a todas as linguagens artísticas (mesmo aquelas para as quais não se formaram).
1