Buscar

quimica inorganica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quando submetemos as emissões radioativas naturais, notamos a sua subdivisão em três tipos bem distintos de radiações. Os raios Alfa tem uma carga elétrica positiva. Consistem em dois prótons e dois nêutrons, e são idênticos aos núcleos dos átomos de hélio. Os raios Alfa são emitidos com alta energia, mas perdem rapidamente essa energia quando passam através da matéria. Quando um átomo do isótopo 228 do tório libera uma partícula alfa, transforma-se em um átomo de rádio, de acordo com a equação:
xTh228 → 88Ray + 2α4
Analisando a reação, podemos afirmar que os valores de x e y são, respectivamente:
	
	
	90 e 224
	 Questão 2
	O decaimento radioativo é um processo cinético de primeira ordem, ou seja, trata-se do tempo necessário para que a atividade de um elemento radioativo se reduzida à metade. Sabendo que uma substância radiativa tem meia-vida de 8 h e partindo de 100 g desse material, que massa da substância restará após 32 h? 6,25
	No difluoreto de enxofre (SF2), o átomo central é o S, cuja configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p4. Dois elétrons da camada externos do “S” são utilizados para formar ligações com dois átomos de flúor. O número estérico e a geometria para essa molécula é, respectivamente:
Dados: 16S e 9F.
	
	
	4 e Angular.
	 Questão 2
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	No modelo de VSEPR é preciso definir o número de nuvens eletrônicas (par de elétrons) no entorno do átomo central. Sendo assim, o arranjo é a configuração espacial da molécula quando se considera os pares de elétrons e não ligantes ocupando posições definidas. Observando a molécula de água (H2O), qual o possível arranjo para esta molécula? Dados: 1H e 8O.
	
	
	Tetraédrica
	
	
	
	1-Considerando a teoria de ligação de valência, dizemos que o compartilhamento dos elétrons ocorre devido à superposição dos orbitais atômicos dos átomos que fazem parte da ligação. Na superposição dos orbitais p, é produzida uma região onde a possibilidade de se encontrar um elétron é nula, sendo assim, quando ocorre a formação de uma ligação π, a superposição lateral dos orbitais p leva à construção de uma densidade eletrônica acima e abaixo do eixo entre os núcleos. Ou seja, acontece uma diminuição no comprimento das ligações, quando a molécula realiza ligações múltiplas. Isso ocorre devido à:
	
	
	Necessidade de superposição efetiva dos orbitais p, ocorrendo uma aproximação dos átomos.
	 Questão 2
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 0,00
	O oxigênio, é um elemento químico de número atômico 8 e massa atômica 16 u. Constitui parte do grupo dos calcogênios e é um ametal reativo e um forte agente oxidante que facilmente forma compostos com a maioria do outros elementos, principalmente óxidos. Analisando o diagrama de orbitais da molécula de O2, podemos concluir que:
	
	
	É uma molécula paramagnética, com OL = 2.
	Alfred Werner formulou a primeira teoria para explicar como eram formadas as ligações existentes em compostos de coordenação. Segundo os postulados de Werner, marque a alternativa incorreta.
	
	
	A valência secundária deverá apresentar direções preestabelecidas e fixas.
	
	
	Pequena parte dos elementos deveriam satisfazer as chamadas valências primárias.
	
	
	A valência secundária deveria se referir ao número de coordenação dos elementos.
	
	
	A valência primária deveria se referir ao número de oxidação dos elementos.
	
	
	A maioria dos elementos deveriam possuir dois tipos diferentes de valência, denominadas de valência primária e secundária.
	 Questão 2
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 0,00
	Em alguns complexos, o ligante ocupa mais do que uma das posições de coordenação, isto é, mais de um átomo de um ligante liga-se à espécie central. Esses ligantes podem ser classificados, segundo o número de átomos doadores presentes na estrutura, como: monodentado, bidentado, tridentado, tetradentado, pentadentado e hexadentado. Dentre os ligantes apresentados, qual pode ser classificado como monodentado?
	
	
	NH3
	O primeiro processo de produção industrial do ácido nítrico (HNO3) foi o método de BirKeland-Eyde, que promovia a reação entre nitrogênio (N2) e oxigênio (O2) em forno elétrico. Atualmente a produção desse ácido ocorre através do método de Oswald, que provoca a queima catalítica da amônia (NH3), produzindo monóxido de nitrogênio (NO), oxidado em ar e absorvido sob pressão em água produzindo o HNO3.
Marque a alternativa que apresenta o motivo responsável pela troca do método BirKeland-Eyde, pelo método de Osvald.
	
	
	Consumo elevado de energia elétrica, tornando o método obsoleto.
	
	 Questão 2
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 0,00
	O processo de produção de ácido sulfúrico envolve três etapas. Todas estas etapas tratam de processos exotérmicos e este calor produzido é aproveitado para gerar energia elétrica, o que traz como principais consequências a preservação ambiental. A primeira etapa do processo de fabricação do ácido sulfúrico como ser representado pela reação:
	
	
	S(s) + O2(g) ↔ SO2(g)
	
	
	
	1-Como em qualquer tipo de matéria no estado sólido, os minerais possuem quatro tipos de ligações química que são as iônicas, covalentes, metálicas e força de van der Waals. Essas interações entre os grupos constituintes do mineral é que vão definir suas propriedades físicas e químicas. Sobre as ligações iônicas podemos afirmar que:
	
	
	Quando a ligação é predominantemente iônica, cada íon tende a acomodar tantos íons de carga oposta quanto puder
	 Questão 2
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 0,00
	O hábito é a forma como o mineral é frequentemente encontrado na natureza. Embora ocorram variações de hábito, a preferência maior por um tipo de hábito é de grande valia na identificação de um mineral, mesmo que este apareça como grãos sem uma forma definida. Sobre o hábito dos minerais “colomorfos” podemos afirmar que:
	
	
	São minerais que apresentam formas arredondadas.
	A transmutação nuclear é a transformação de um nuclídeo em outro, provocada pelo bombardeamento com uma partícula. Tal reação pode resultar em uma agregação ao nuclídeo da partícula usada no bombardeio com liberação (ou não) de partículas alfa, beta e/ou radiação gama. Considere a seguinte equação de transmutação nuclear:
98Cf249 + 8O18 → X + 4n
O número atômico e o número de massa do elemento X são, respectivamente:
	
	
	90 e 249
	
	
	90 e 231
	
	
	114 e 279
	
	
	106 e 263
	
	
	104 e 267
	O processo de transformação de um elemento em outro mediante a emissão de partículas alfa ou beta é denominado de transmutação (decaimento nuclear). O decaimento nuclear nada mais é do que uma quebra parcial do núcleo. Sendo assim, o elemento químico Tório-232 (90Th232) ao emitir uma partícula alfa transforma-se no elemento:
	
	
	
	
	88Ra228
	
	
	
	Quando a ligação é predominantemente iônica, cada íon tende a acomodar tantos íons de carga oposta quanto puder.

Outros materiais