Buscar

Relatório de aula prática de Laboratório da disciplina Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório de aula prática de Laboratório da disciplina Bioquímica
1). Quais as funções dos seguintes aparelhos utilizados na rotina de laboratório de bioquímica: phmetro, espectrofotômetro e capela?
R: A aula prática de Bioquímica sobre os Equipamentos Laboratoriais, que segue a baixo as funções de cada um dos aparelhos que nos foram apresentados pela professora Gisele Novakowski.
 Phmetro = é um aparelho usado para medição do PH. O aparelho e calibrado (ajustado) de acordo com os valores referenciados em cada solução de calibrações. Uma vez calibrado está pronto para o uso. A leitura do aparelho e feita em função da leitura da tensão (usualmente em milivolts) que o eletrodo gera quando submersos na amostra a intensidade da tensão medida e convertida para uma escala usual de 0 a 14 PH. Para que seja realizada a leitura deve ser colocado o agente dentro do copo Becker limpo para que não haja contaminações e só então realizar o teste que indicara qual o potencial do reagente hidrogenionico das substancia em questão.
 Espectrofotômetro = é um aparelho amplamente utilizado em laboratórios, cuja função e a de medir e comparar a quantidade de luz (energia radiante) a concentração desta substancia, muitas reações químicas e enzimáticas mudam de cor ao longo do tempo, e os espectofometro são muito uteis para medir essas mudanças.
 Capela = é uma construção dentro do laboratório onde são processados analises com substancias tóxicas ou substancias que por intermédio de reações químicas, a principal função vapores, gases fumos que serve também para substancias químicas oferecendo assim uma proteção aos usuários e ao ambiente contra a exposição de gases nocivos tóxicos derreamentos de produtos químicos e fogos.
2) A reação da ninidrina é a uma reação de identificação de grupos funcionais de aminoácidos. Explique por que houve a formação da Púrpura de Rühemann na solução de triptofano e não na solução de prolina?
 R: A ninidrina reage com os grupos amina livres dos aminoácidos. Essa reação forma um composto de coloração roxa-azulada a “purpura de Ruhemanne”. Isso acontece com a maioria dos aminoácidos, como o tritofano, que possuem aminas livres em sua cadeia. No entanto a prolina não possui nenhum grupo amina livre: o nitrogênio, neste caso faz parte de um anel na molécula, e a ninidrina não consegue reagir com ele. 
3). A reação de molisch é utilizada para pesquisa de carboidratos em geral. Explique por que há a formação de um anel roxo (lilás) no tubo de ensaio contendo glicose.
R: Este experimento é realizado mediante de uma exposição solução glicose ( carbono simples) a um processo de desidratação por ácido forte, neste caso ácido sulfúrico a partir desta reação obtém-se uma substancia chamada de hidroxemetilfurfural, porém o produto desta reação é transparente por tanto a olho nu, não é possível identificar se a reação ocorreu, não sendo possível identificar a reação da presença do carboidrato , para que haja uma coloração na solução o hidroxemetilfurfural formado, é submetido uma solução de alfa-naftol (reagente de MOLISH) dessa forma ocorre uma formação do complexo violeta que se forma um anel de coloração roxa, portanto de presença de o carboidrato 4.
4). Na aula prática sobre fermentação notou-se que no kitassato que continha glicose misturada à solução de fermento houve produção de algum gás. A formação desse gás resultou na alteração de cor da solução do erlemeyer. Justifique o porquê dessa alteração de cor considerando os produtos formados durante a fermentação.
R: Na solução utilizada onde houve alteração de cor, foi formada por água, açúcar e fermento, dessa forma agiu como substrato para a levedura (fermento) no outro eremeyer não ocorreu reação pois em sua solução foi utilizada somente com água e fermento. A diferença na coloração das soluções ocorreu, pois, o azul de bromo timol, utilizado tem a capacidade de indicar se a solução é neutra (ficando com a coloração verde) e quando se trata de solução ácida a (coloração é amarela). Portanto através da solução de fermento com açúcar a levedura realizou o processo de fermentação, produzindo dessa forma etanol e dióxido de carbono, o CO2 passou pela mangueira e realizou uma reação formando bolhas na solução que se encontrava no erlemeyer baixando dessa forma na solução. A junção do CO2 com a água forma o ácido carbônico, esse ácido realiza a diminuição do PH, desta forma conseguimos ver a solução ficando de cor amarelada, através desta reação química podemos chegar no processo de fermentação alcoólica acontecendo.

Outros materiais