Buscar

ROTEIRO DE QUESTÕES SOBRE AS PRÁTICAS BIOQUIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE QUESTÕES SOBRE AS PRÁTICAS
 
1) Quais as funções dos seguintes aparelhos utilizados na rotina de laboratório de bioquímica: phmetro, espectrofotômetro e capela.
RESPOSTA: 
PHMETRO: É um aparelho usado para medição de PH. O aparelho é calibrado (ajustado) de acordo com os valore s referenciados em todas as soluções de calibração. Uma vez calibrado estará pronto para uso. A leitura do aparelho é feita em função da leitura da tensão (usualmente em milivolts) que o eletrodo gera quando submerso na amostra. A intensidade da tensão medida é convertida para uma escala de PH. O aparelho faz essa conversão, tendo como uma escala usual de 0 a 14 PH. 
ESPECTROFOTÔMETRO: É um aparelho amplamente utilizado em laboratórios, cuja função é a de medir e comparar a quantidade de luz (energia radiante) absorvida por uma determinada solução. Ou seja, ele é usado para medir (identificar e determinar) a concentração de substâncias, que absorvem energia radiante, em um solvente. Muitas reações químicas e enzimáticas mudam de cor ao longo do tempo, e os espectrofotômetros são muito úteis para medir essas mudanças.
CAPELA: É uma construção dentro do laboratório onde são processadas análises com substâncias tóxicas ou substâncias que por intermédio de reação química, a principal função Exaurir vapores, gases e fumos, mas serve também, como uma barreira física entre as reações químicas e o ambiente de laboratório, oferecendo assim uma proteção aos usuários e ao ambiente contra a exposição de gases nocivos, tóxicos, derramamento de produtos químicos e fogo.
2) A reação da ninidrina é a uma reação de identificação de grupos funcionais de aminoácidos. Explique por que houve a formação da “Púrpura de Rühemann” na solução de triptofano e não na solução de prolina.
RESPOSTA: A ninidrina reage com os grupos amina livres dos aminoácidos. Essa reação forma um composto de coloração roxa-azulada, a "púrpura de Rüehemann". Isso acontece com a maioria dos aminoácidos, como o tritofano, que possuem aminas livres em sua cadeia. No entanto, a prolina não possui nenhum grupo amina livre: o nitrogênio, neste caso, faz parte de um anel na molécula, e a ninidrina não consegue reagir com ele.
3) A reação de Molisch é utilizada para pesquisa de carboidratos em geral. Explique por que há a formação de um anel roxo (lilás) no tubo de ensaio contendo glicose.
RESPOSTA: Este experimento é realizado a partir da exposição de uma solução de glicose (carboidrato simples) a um processo de desidratação por ácido forte, neste caso ácido sulfúrico apart ir dessa reação obtem- se uma substância chamada de hidroximetilfurfura l, porém o produto desta reação é transparente, portanto a olho nu, não é possível identificar se a reação de fato ocorreu não sendo possível identificar a presença do carboidrato. Para que haja uma coloração na solução o hidroximetilfurfura l formado, é submetido a uma solução de alfa – naftol (reagente de Molisch) dessa forma ocorre a formação do complexo violeta, que é um anel de coloração roxa que se forma indicando a presença de carboidrato.
 4) Na aula prática sobre fermentação notou-se que no kitassato que continha glicose misturada à solução de fermento houve produção de algum gás. A formação desse gás resultou na alteração de cor da solução do erlemeyer. Justifique o porquê dessa alteração de cor considerando os produtos formados durante a fermentação.
RESPOSTA: Na solução utilizada onde houve esta reação de alteração de cor, a mesma foi formada por água, fermento e açúcar, dessa forma, o açúcar agiu como substrato para a levedura (fermento) no outro erlemeyer não ocorreu reação, pois em sua solução foi utilizado somente agua e fermento. A diferença na coloração das soluções ocorreu, pois, o azul de bromotimol utilizado em ambas tem a capacidade de indicar se uma solução é neutra (ficando com a coloração verde) e quando a solução é ácida (coloração amarela). Portanto através da solução de fermento com açúcar a levedura realizou o processo de fermentação, produzindo dessa forma etanol e dióxido de carbono, o CO2 passou pela mangueira e realizou uma reação formando bolhas na solução que se encontrava no erlemeyer baixando dessa forma na solução. A junção do CO2 com a água forma o ácido carbônico, esse ácido realiza a diminuição do pH, ficando a solução com coloração amarelada, desta forma através deste experimento conseguimos ver o processo de fermentação alcoólica acontecendo.

Continue navegando