Buscar

pre historia e grandes navegações


Continue navegando


Prévia do material em texto

A PRÉ-HISTÓRIA DO BRASIL: DO POVOAMENTO AS SOCIEDADES
-> Sabendo que a origem dos seres humanos está na África, há cerca de 3,2 milhões de anos, compreendemos que a ocupação da América é feita por ondas migratórias ocorridas a milhares de anos atrás: teoria de Clóvis: Devido a artefatos arqueológicos encontrados na cidade de Clóvis, no Novo México, chegou-se a conclusão de que de 11500 a 13000 anos houve uma onda migratória que passou pelo estreito de Bering, entre a Sibéria e o Alasca, durante a última grande Era Glacial, quando o nível do mar se tornou mais baixo; Teoria Malaio-Polinésia: Através de registros arqueológicos encontrados no Chile, há a possibilidade de uma outra onde migratória, feita pelo oceano pacifico pelos habitantes advindos da Oceania, que fizeram a travessia por canoas rudimentares há cerca de 14500.
-> O fóssil de Santa Luzia: 12000 a 13000 anos atrás, sendo considerado o mais nativo das Américas, em Minas Gerais. O crânio descoberto foi reconstituído e demonstra traços negroídes, bem diferentes dos povos tupis.
-> Em 1978, a arqueóloga Niède Guido encontrou resto em carvão vegetal de uma fogueira na Serra da Capivara, no Piauí.
-> Cultura Umbu: cultura de caçadores e coletores (nômades) que habitavam os Pampas Gaúchos, Uruguai e Argentina. Utilizavam flechas feitas de pedra lascada e a boleadeira, para caçar animais rápidos.
-> Povos Sambaquis (amontoados de conchas): eram povos caçadores, mas principalmente pescadores, que amontoavam os restos de conchas, e até ossadas no que conhecemos como Sambaquis. Esses povos também enterravam seus mortos nos amontoados, cobrindo-os de vermelho, o que indica a possibilidade de ritos funerários.
-> Os Sambaquis se extinguiram há 2000 anos, e o Brasil passou a ser mais ocupado pelos Tupis, que já estavam em processo de sedentarização, praticando a agricultura, a construção de vasos de cerâmica, que serviam para a conservação de sementes, além de serem utilizadas como urnas funerárias.
EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL
A expansão marítima e Comercial, ou grandes navegações, faz parte do contexto mercantilista europeu do século XV, onde a busca por um novo mundo, no Imaginário do cidadão moderno se fazia presente. Porém, o seu principal objetivo era buscar por riquezas, para provocar acumulação de capitais dos Estados Nacionais Modernos.
1415: Portugal Conquista cidades islâmicas de Ceuta, no norte da África, objetivando o controle comercial do que entrava no Mar mediterrâneo, além de ter uma localização estratégica para iniciar as navegações.
1434: O cabo do Bojador, a oeste do continente africano foi atravessado pelo navegante português Gil Aenes.
1479: É assinado o Tratado de alcáçovas, que garante a Portugal o controle e o direito de explorar o sul das Canárias, os arquipélagos e a costa do continente africano até o Sul.
1488: Cabo das tormentas, ao extremo sul do continente africano foi ultrapassado pelo navegante português Bartolomeu Dias, e logo em seguida foi rebatizado pelo Rei D. João-II como Cabo da Boa Esperança. 
1492: Em busca de uma nova rota para chegar as índias, o navegante Cristóvão Colombo, que havia sido contratado pelos Reis católicos espanhóis Isabel de Castela e Fernando de Aragão, chega à América Central.
1493: É assinada a bula inter coetera, ou bula papal, para dividir as terras descobertas por Colombo. Dando 100 Léguas ultramarinas a oeste de Cabo Verde, através e uma linha imaginária, o ocidente pertenceria a Espanha e o oriente pertenceria a Portugal.
1494: É assinado o Tratado de Tordesilhas, substituindo a bula Inter coetera, a 370 Léguas ultramarinas oeste de Cabo Verde, através de uma linha imaginária, a parte ocidental passa a permanecer a Espanha e a parte oriental passa a pertencer Portugal. 
1500: O navegante Pedro Álvares Cabral, a mando de D.Manuel, rei de Portugal, chega ao Brasil, em seguida a parte as índias.
COLONIZAÇÃO DO BRASIL
• O Brasil (colônia de portugal) é alternativa de lucro para os lusos.
• A conquista de Ceuta abre caminhos para as navegações.
• Cabo das Tormentas= Encontro de massa de ar quente com massa de ar frio. Mar de muitas tempestades.
• A idéia de achar um novo caminho para as índias para o comércio de especiarias, se dá pelo fato do mar mediterranio estar dominado por cidades italianas.
• Cristovão Colombo chega a América rm 1992. 
• 1493: Bula inter coetera (primeira tentativa de divisão da América)
Obs: Só alcançou água então Portugal exigiu um novo tratado.
• 1994: Tratada De Tordesilhas (370 léguas a oeste de cabo verde, dividindo a américa entre oeste para a espanha e leste para Portugal).
• Bartolomeu ajudou Pedro Alvares Cabral a chegar aqui.
• Cabral ficou um ano no Brasil e foi para as índias
Economia colonial e escravidão
Principal atividade: cana-de-açúcar, um produto que estava em falta na europa
Litoral do nordeste é o local mais cultivado
Holanda contribuía com a manutenção de boa parte dos engenhos;
Mercado europeu, mesmo com o ouro sendo encontrado, o açúcar contiuou sendo mais valioso;
Sociedade bipolarizada (senhores e escravos)
Escravidão africana;
Sociedade com bases patriarcais;
Pecuária extensiva foi uma atividade secundária de pequeno porte localizada no sertão do nordeste, era utilizada para o mercado interno para auxiliar a atividade açucareira, mão de obra livre, pasto socializado, origem do sertanejo (vaqueiro nordestino), drogas do sertão (plantas e frutos encontrados na mata amazônica) 
Escravidão africana: chegada de navios negreiros, por volta de 1550, os africanos tinham maior conhecimento da cana, ponto de vista português (experiencia bem-sucedida nas ilhas atlânticas); maior facilidade de fuga dos indígenas, questões religiosas, a escravidão africana era mais lucrativa, não há aceitação da escravidão pelos africanos