Buscar

Índices rentabilidade

Prévia do material em texto

5.3.1 Giro do ativo 
O giro do ativo relaciona o total das vendas produzidas com o ativo da empresa. Mostra quantas vezes o ativo girou no período. Indica a eficiência de utilização dos recursos totais (ativo de curto e de longo prazo) aplicados para se obter as vendas. Representa quanto foi vendido para cada unidade monetária de investimento total. Quanto maior for o giro do ativo, maior deverá ser a taxa de lucro. As duas empresas têm um índice satisfatório em 2016 e 2017, mas em 2018 e 2019 houve uma diminuição da porcentagem em ambas as empresas.
5.3.2 Margem líquida
Margem líquida é a porcentagem de lucro líquido obtido pela empresa em relação à receita total. É o indicador financeiro que demonstra a porcentagem de lucro em relação às receitas apresentadas por uma empresa no seu demonstrativo de resultados trimestrais ou no consolidado anual possuindo uma ligação direta com o nível de rentabilidade que uma empresa consegue demonstrar em suas operações. A porcentagem da Riachuelo (Guararapes S.A.) fica numa média de 0,9 enquanto a Riachuelo tem uma média de 0,12.
5.3.3 Rentabilidade do ativo
A rentabilidade do ativo representa o poder de ganho da empresa. este indicador possibilita a identificação de quanto a empresa obteve de lucro líquido em relação ao total do ativo, ou seja, da aplicação de recursos. A porcentagem resultante mostra a eficiência da aplicação dos ativos e quanto lucro eles estão gerando, onde quanto maior for a porcentagem, melhor. A Renner possui os índices maiores que a Riachuelo (Guararapes S.A.). Os índices das duas empresas têm a mesma porcentagem de 12% em 2018.
5.3.4 Rentabilidade do patrimônio líquido
Com este indicador é possível identificar a rentabilidade da empresa em relação ao capital próprio investido. Ele demonstra qual foi o desempenho da empresa, demonstra qual foi o retorno dos proprietários da empresa, ou seja, quanto foi o retorno dos recursos totais investido. A Renner mantém o índice acima de 20% enquanto a Riachuelo (Guararapes S.A.) teve um crescimento de 2016 para 2018, mas houve uma queda desse número em 2019.

Continue navegando