Buscar

Antropologia Social e Cultural - Av final objetiva

Prévia do material em texto

1.
	O antropólogo escocês Victor Turner (1920-1983) tem importantes contribuições às investigações dos ritos sociais. Para ele, os ritos cumprem importantes papéis na organização e na reprodução da vida cotidiana. Com relação aos ritos sociais, analise as afirmativas a seguir: 
I- Comportamento formal prescrito para ocasiões específicas, tendo como referência a crença em seres e poderes místicos mediados por símbolos. 
II- Os ritos são formas complexas das culturas humanas, podendo ser vivenciados e reproduzidos através do tempo e das gerações. 
III- As sociedades vivenciam e dramatizam suas experiências através dos ritos sociais, em que o símbolo torna-se a base da ação social. 
IV- Os símbolos indicam as sociedades antigas e organizadas que possuíam alfabetos ou sistemas de escrita, indicando uma forma de poder.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	2.
	Podemos diferenciar o ser humano dos demais seres vivos devido à sua existência, expressão, movimentos e relações no âmbito cultural, social, político e econômico no qual está inserido. Apesar destas diferenças, o homem ainda assim se aproxima da animalidade. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O homem é o único ser vivo ativo e em constante desenvolvimento, pela sua linguagem e meio social no qual convive.
	 b)
	O homem, apesar de seu instinto de sobrevivência e reprodução, está submetido às leis da natureza, como todos os seres vivos.
	 c)
	O homem é o único ser que é capaz de conviver em sociedade, manipulado pelos sentimentos e crenças, em um contexto grupal e social.
	 d)
	Todos os seres vivos têm vida própria e instintos diferentes, não possuindo relação uns com os outros.
	3.
	O multiculturalismo é um conceito construído a partir de várias áreas do conhecimento. Por este motivo, ele é considerado um conceito multidisciplinar. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através de nossos valores.
	 b)
	Ao estudo das diversas culturas existentes e também ao embate político, econômico e social travado pelos diferentes grupos sociais na luta pela respeito à diversidade.
	 c)
	Ao conjunto das regras sociais aceitas como normas pela sociedade ou grupo que as compõem.
	 d)
	A um termo utilizado pela Antropologia para identificar a postura unilateral ao compreender as diferenças culturais.
	4.
	Do ponto de vista da Antropologia Cultural, a cultura é seu principal conceito, compreendido como uma característica indissociável e distintiva da espécie humana, tomado como central nas pesquisas que visam a compreender as relações humanas em um dado grupo social. Nesse sentido, sobre o conceito de cultura e suas características, analise as afirmativas a seguir:
I- Por cultura pode ser compreendida a maneira como as pessoas aprendem e reproduzem suas relações sociais. 
II- A cultura deve ser entendida apenas como representações materiais, como instrumentos de trabalho, panelas, louças, roupas e outros utensílios.
III- As principais características da cultura são o relativismo cultural, o etnocentrismo e as relações políticas e econômicas.
IV- São valores, crenças, comportamentos, expressões artísticas, que são transferidos de geração para geração em uma sociedade. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	5.
	Parte significativa das obras consideradas clássicas para o conhecimento da história negra e indígena é marcada por concepções eurocêntricas bastante difundidas no século XX: 
"Indolente o indígena era, sem dúvida, mas também capaz de grandes esforços podia dar muito de si [...]. A mesma ausência de cooperação, a mesma incapacidade de ação incorporação e inteligente, limitada, apenas pela divisão do trabalho e suas consequências, parece ter os indígenas legado a seus sucessores".  
FONTE: ABREU, João Capistrano de. Capítulos de História Colonial. Fundação Biblioteca Nacional. <Disponível em:<http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/capitulos_de_historia_colonia.pdf>. Acesso em: 7 nov. 2010.  
"Diz-se geralmente que a negra corrompeu a vida sexual da sociedade brasileira, iniciando precocemente no amor físico os filhos-família. Mas essa corrupção não foi pela negra que se realizou, mas pela escrava. Onde se realizou através da africana, realizou-se através da escrava índia". 
FONTE: FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. 13ª edição. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1963. 
Essa forma de contar a história e compreender a formação da sociedade brasileira repercutiu na literatura, na academia e deixou heranças perceptíveis na elaboração dos livros didáticos até a atualidade. Partindo desse contexto analise as sentenças a seguir:
I- A obra de Gilberto Freyre apresenta uma explicação para a exploração sexual realizada pelos senhores de engenho. 
II- O folclore se tornou a forma mais adequada de abordar nos materiais didáticos as representações dessas culturas. 
III- O tratamento da cultura afro-brasileira se dá através da compreensão da raiz africana e indígena na formação da sociedade brasileira. 
IV- As temáticas sobre história negra e indígena presentes em grande parte das obras diz respeito aos períodos colonial, monárquico e republicano.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	6.
	O conceito de Cultura é central para a Antropologia, sua parte mais elementar. Na obra "A Invenção da Cultura", o antropólogo Roy Wagner desenvolve essa reflexão, discutindo, ainda, a cultura como uma criação da mente do antropólogo. Segundo Roy, a cultura é uma invenção. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- Com isso, o antropólogo critica as perspectivas de uma cultura universal, única, voltando-se para uma pluralidade possível de observar as culturas.
II- Segundo Roy, a noção de cultura é uma construção aberta e criativa realizada na experiência do antropólogo, de suas investigações e origem social.
III- Segundo Roy, a etnografia é um trabalho insuficiente para que a Antropologia seja considerada uma Ciência, apresentando-se, então, como uma ciência inventada.
IV- A partir da etnografia, o antropólogo experiencia a relativização da sua própria cultura para acessar a cultura do outro, questionando as suas próprias categorias, resultando num esforço de invenção e reinvenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	7.
	Uma das questões centrais da relação entre a Antropologia e a educação está nas possibilidades de nos colocarmos no lugar do outro, de entendermos um conhecimento que é construído de uma outra maneira, a partir das diferentes tradições culturais que se defrontam no ambiente escolar, e a relação deste com o saber filosófico-científico. Dentro desta perspectiva os antropólogos contribuíram com seu saber para a reforma curricular em países do primeiro mundo, notadamente nos EUA, onde uma escola antropológica, conhecida como Escola de Cultura e Personalidade, refletiu profundamente sobre os processos educativos na infância e adolescência a partir de estudos comparativos em diferentes sociedades. Quanto à perspectiva teórico-metodológica dos discípulos de Boas, Mead e Benedict com relação à educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para estes pesquisadores,o modelo pedagógico ocidental favorecia a cultura da paz.
(    ) Para estes pesquisadores, o modelo de educação ocidental promovia a democracia.
(    ) Para estes pesquisadores, a escola não preparava o aluno para a diversidade cultural.
(    ) Para estes pesquisadores, a escola no Ocidente representava um risco para a civilização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	8.
	A antropóloga Mary Douglas (1976), na obra "Pureza e perigo", aponta que a sujeira é essencialmente desordem. Eliminar a sujeira não é um esforço negativo, mas positivo, voltado à reorganização. Para a autora, o maior problema seria: 
I- O desequilíbrio no uso dos recursos naturais. 
II- Ligar os conceitos de sujeira e desordem a pessoas e grupos. 
III- Os problemas ambientais de nossa época.
IV- Os conflitos armados e sua capacidade de trazer perigos e destruição.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. São Paulo: Perspectiva. 1976.
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	9.
	Os materiais didáticos em diversas situações abordam de maneira equivocada as temáticas sobre história negra e indígena. É comum nos depararmos com discursos sobre a inferioridade de negros e indígenas com relação aos colonizadores portugueses. Em outras situações, a cultura desses povos é tratada como folclore. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas características dos materiais didáticos:
	 a)
	Na obra intitulada Casa Grande e Senzala, Gilberto Freyre supera o discurso da exploração sexual sobre os negros.
	 b)
	Os conteúdos presentes nos materiais didáticos apresentam com a mesma profundidade os períodos anteriores e posteriores à colonização.
	 c)
	Capistrano de Abreu, no livro Capítulos de História Colonial, apresenta uma visão eurocêntrica dos indígenas.
	 d)
	Os materiais didáticos recentes foram capazes de atribuir outras características aos povos negros e indígenas.
	10.
	Este termo corresponde aos hábitos, valores, crenças e relações sociais que se institucionalizam em uma determinada sociedade e que são repassados de geração para geração. De que conceito estamos falando?
	 a)
	Etnocentrismo.
	 b)
	Antropologia.
	 c)
	Relativismo cultural.
	 d)
	Cultura.
	11.
	(ENADE, 2013) Se por um lado os direitos civis estão historicamente vinculados ao ideário burguês, por outro, os direitos políticos e sociais são resultados da organização e da luta da classe trabalhadora. O Estado burguês, por sua vez, intervém por meio de políticas sociais para atenuar o conflito, possibilitando o desenvolvimento e aprofundamento da sociedade capitalista. A partir do texto apresentado, política social é:
	 a)
	É terreno de conflito de classes.
	 b)
	É um meio de superação da sociedade democrática.
	 c)
	Tem como objetivo a superação do sistema capitalista.
	 d)
	Responde aos interesses da classe trabalhadora, desconsiderando os interesses burgueses.
	12.
	(ENADE, 2013) Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I- Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas. 
PORQUE
II- O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Continue navegando