Buscar

Anemia Ferropriva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anemia Ferropriva
A deficiência de ferro é o distúrbio nutricional mais prevalente no mundo, comprometendo, principalmente, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, adolescentes do sexo feminino, mulheres em idade fértil, gestantes e nutrizes, que são mais sensíveis à escassez de ferro devido ao crescimento rápido ou ao aumento de demanda. Dentre os fatores que resultam a anemia ferropriva, o mais importante é a ingestão deficiente de ferro, especialmente na forma heme, devido ao baixo consumo de alimentos de origem animal. 
Anemia Ferropriva é o tipo de anemia mais comum e pode ocorrer, independentemente, do estado socioeconômico do indivíduo. Ela é causada pela deficiência de ferro (mineral essencial). Normalmente, para esse tipo de anemia, a ingestão de alimentos ricos em ferro está deficitária, ou seja, não atinge o mínimo necessário para o desenvolvimento das funções em nosso organismo.
 Os alimentos constituem as principais fontes de ferro e podem oferecer dois tipos diferentes desse nutriente: o ferro heme e o ferro não-heme. Sabe-se que para uma melhor absorção do Ferro deve-se ingerir, nas principais refeições (almoço e jantar), alimentos fontes de Vitamina C que é um elemento facilitador da absorção do Ferro. O Cálcio é o principal constituinte estrutural dos ossos e dentes e exerce papel também na regulação de outras funções do organismo.
Ferro heme - derivado da hemoglobina e mio globina, presente nas carnes, aves e peixes. Este tipo de ferro não sofre nenhuma influência de fatores dietéticos para ser absorvido.
Ferro não heme - é um constituinte natural dos alimentos vegetais como ervilha, lentilha, frutas secas, castanhas, brócolis, beterraba, etc. Sofre influências de fatores dietéticos para ser absorvido, como a ação da vitamina C e tem que estar na forma ferrosa, assim torna-se um elemento solúvel ao nosso organismo e pode ser aproveitado.
Consuma alimentos que auxiliam a absorção do ferro não heme: Fontes de Vitamina C: laranja, limão, acerola, Kiwi, sob a forma in natura ou ainda em sucos.
RECOMENDAÇÕES GERAIS:
Inclua no almoço e jantar carnes, frango ou peixe numa porção maior que a habitual, aproximadamente 200g;
Evite beber chá mate ou preto, café, chocolate ou achocolatados junto e após as refeições;
Não misture alimentos fontes de cálcio e ferro nas mesmas refeições;
Inclua sucos de frutas cítricas junto às refeições;
Procure fazer sempre uma alimentação variada segundo a safra, lembrando-se que não existe nenhum alimento que sozinho contenha todos os nutrientes necessários ao organismo
 Entretanto, não é recomendado o consumo de produtos lácteos junto a essas refeições, pois, o Cálcio (mineral) - encontrado nos laticínios, compete com o Ferro e impede que este seja absorvido de maneira adequada pelo organismo, ou seja, o efeito é contrario, com relação ao da Vitamina C. Algumas dessas orientações são: 
* A ingestão de carne: vermelha, aves ou peixes ou ovos (ferro tipo heme), deverá ser diária!
* O ferro do tipo não-heme é encontrado nas verduras de folhas escuras (espinafre, brócolis, couve,salsa,etc.), nas leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, etc); e nas frutas (uvas, maçãs, nozes, amêndoas, castanhas).
* Existem também alguns alimentos fortificados com ferro, como: farinha de trigo,
milho e cereal matinal.
*Não fornecer sobremesas lácteas após as refeições (competição Ca x Fe).
Ingerir frutas cítricas fonte de vitamina C: laranja, maracujá, goiaba, morango,
tangerina, preferencialmente após as refeições como sobremesa ou suco
Alimentação para combater anemia
Para combater anemia deve-se consumir alimentos ricos nos seguintes nutrientes:
Ferro
Importante principalmente em casos de anemia ferropriva, o ferro estimula a produção de boa formação dos glóbulos vermelhos no sangue. O ferro melhor absorvido pelo intestino é o que está presente em alimentos de origem animal, como carnes, frango, peixes, fígado, ovos e frutos do mar. Nos vegetais, o ferro está presente no feijão, soja, lentilha, amendoim, beterraba e folhas verde escuras, como espinafre e couve..
Ácido Fólico 
O ácido fólico é responsável por estimular a produção de células do sangue e a boa formação de hemoglobina, substância responsável por carregar oxigênio dentro dos glóbulos vermelhos. Ele está presente em alimentos como espinafre, couve, fígado, gérmen de trigo e ovos.
Vitamina B12
A deficiência em vitamina B12 pode causar anemia megaloblástica, e pode ser evitada aumentando o consumo de alimentos como fígado, coração, carnes, ovos, 
Evite alimentos que prejudicam a absorção do ferro não heme: chá, café, cereais integrais, espinafre, gema do ovo, chocolate, alimentos ricos em cálcio como leite e derivados!!!.

Continue navegando

Outros materiais