A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APX2 - 2020 1 - Teatro Educação

Pré-visualização | Página 2 de 2

astronomia nova, em que também a Terra se mova. O que constava é que as estrelas estão presas a uma esfera de cristal para que não caiam. Agora juntamos coragem, e deixamos que flutuem livremente, sem amarras, e elas estão em grande viagem, como as nossas caravelas, sem amarras e em grande viagem. E a Terra rola alegremente em volta do Sol, e as mercadoras de peixe, os comerciantes, os príncipes e os cardeais, e mesmo o papa, rolam com ela. 
Uma noite bastou para que o universo perdesse o seu ponto central; na manhã seguinte, tinha uma infinidade deles. De modo que agora o centro pode ser qualquer um, ou nenhum. Subitamente há muito lugar. Nossos navios viajam longe. As nossas estrelas giram no espaço longínquo, e mesmo no jogo de xadrez, a torre agora atravessa o tabuleiro de lado a lado. Como diz o poeta: "Ó manhã dos inícios!…”. 
ANDREA - “Ó manhã dos inícios!… 
 Ó sopro do vento 
 Que vem de terras novas!” 
O senhor devia beber o seu leite, porque daqui a pouco chega gente.[footnoteRef:1] [1: BRECHT, Bertold. A vida de Galileu. In: Teatro Completo, em 12 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1991. Vol.6. p. 55-58. ] 
2º Questão (2,5 pontos) 
Que questões o trecho, acima, da peça teatral A Vida de Galileu escrita pelo dramaturgo Bertold Brecht levanta? Teça uma reflexão crítica sobre este trecho da peça. 
O trecho acima retrata o início das descobertas científicas de Galileu Galilei que mais tarde colocaria em xeque a autoridade da teologia e o domínio social exercido pelo clero. Galileu em suas falas levanta questionamentos acerca da validade dos conhecimentos sobre o universo que eram veiculados na época, logo, mostra-se contrário ao que chamou de verdades consagradas, que são os ensinamentos sobre o funcionamento do Universo tido como padrão, que em teoria devem ser aceitos sem questionamentos. Contudo, contrapondo essa ideia, o cientista ressalta a importância que a criticidade assume para permitir a construção de novos conhecimentos. Fica explícito no trecho: “... o tempo antigo passou, e agora é um tempo novo...” que Galileu tem consciência de que existem muitas coisas ocultas que poderão ser descobertas, além de reconhecer o papel que as novas gerações, como a de Andrea, desempenharão nessa transformação. A principal finalidade dos questionamentos de Galileu era para que a humanidade pudesse conhecer amplamente o Universo e seu funcionamento, e que essa nova astronomia fosse acessível para todos, dos cientistas mais prestigiados aos filhos das peixeiras. 
3º Questão (2,5 pontos) 
A - Crie um planejamento de aula, utilizando como eixo condutor o trecho acima da peça A vida de Galileu de Bertold Brecht. Siga as etapas propostas para a organização de uma aula de teatro contidas no módulo da disciplina. Descreva as atividades a serem propostas em cada etapa do planejamento da aula. 
 
Plano de Aula 
 
Identificação do Contexto: Teatro; 5º ano do Ensino Fundamental; 1h30min de Aula. 
 
Tema da Aula: É preciso duvidar! 
 
Objetivos Educacionais: Desenvolver a auto expressão por meio da arte cênica favorecendo a atenção, observação, imaginação e a criatividade; Estimular o senso crítico, utilizando para isso a primeira cena da obra de Brecht “A vida de Galileu”; Reconhecer e praticar o saber sensível, que requer o envolvimento de todo o corpo na arte cênica. 
 
Métodos, Técnicas e Recursos: Predominantemente, o método da aula dialogada e da elaboração conjunta. 
 
Procedimentos Metodológicos: O docente através dessa proposta de atividade irá trabalhar a importância da criticidade com os alunos, tendo como base a primeira cena da peça “A vida de Galileu”. É importante que o docente delimite um espaço para se transformar no campo de jogo, esse ambiente deve ser favorável e convidativo para o desenvolvimento da prática teatral. 
 
1. Integração do grupo 
A integração será feita mediante interação entre os pares em uma disposição circular. O docente pode solicitar que os alunos, de mãos dadas abram o círculo em sua totalidade e depois o fechem, essa atividade estimula a cumplicidade, o espirito coletivo e a responsabilidade afetiva, pois leva cada um a se sentir responsável pelo crescimento do grupo. A apresentação com a bola é uma outra possibilidade de jogo de integração para realizar com os alunos, onde o aluno que está com a bola se apresenta e passa a bola para o colega. 
 
2. Estímulo Cênico 
O trecho da peça de Brecht é o que irá incitar a ação cênica. 
 
3. Composição Cênica 
Os alunos irão de forma improvisada, organizar uma ação cênica, utilizando a estrutura proposta por Viola Spolin: Onde, Quem e o Quê. A turma será dividida em grupo de 6 alunos, cada aluno desempenhando uma função essencial para a realização da ação dramática, como por exemplo: personagens para interpretarem os papeis de Galileu e Andrea; encenador; figurinista, entre outros. A pequena cena deve revelar as implicações de um comportamento submisso de Galileu à respeito do Universo, onde ele não questionasse os dogmas e quais seriam as consequências. Essa adaptação deve explicitar a importância da criticidade. 
 
4. Avaliação 
A avaliação deve ser feita mediante a observação contínua, com foco na atividade executada e não no julgamento subjetivo. O docente pode estabelecer alguns critérios para avaliação, como perguntas exploratórias, como por exemplo: O grupo explorou bem o espaço? As ações realizadas no espaço eram visíveis? Como foi o entrosamento do grupo? A mensagem foi passada com clareza? 
 
 
4 ª Questão (3,0 pontos) 
Coloque V ou F nas afirmativas abaixo: 
( V ) Brecht nasceu na Alemanha em 1898 e criou um modo próprio de fazer teatro, conhecido como Teatro Épico. 
( F ) O Teatro Épico cria a ilusão da realidade em cena. 
( V ) O Teatro Épico coloca o espectador em uma postura de distanciamento crítico em relação ao que lhe é mostrado em cena. 
( V ) Brecht escreveu as peça didáticas para serem encenadas em escolas, fábricas, sindicatos de classes etc. 
( F ) A Peça Didática foi escrita para ser encenada por atores profissionais. ( V ) A Peça Didática tem um cunho político-estético e serve como instrumento de aprendizagem, pois estimula o pensamento dialético entre teoria e prática. 
( F ) Drama é uma palavra de origem grega, “drao", que significa aguardar, esperar. 
( V ) Fisicalizar é o uso do corpo no espaço ou a realização de uma ação física, visando a criação de uma realidade cênica. 
( V ) A figura do encenador é relativamente nova dentro cenário teatral, sendo responsável pelo nascimento do teatro moderno. 
( F ) A função do encenador é fazer as marcações dos atores em cena. 
( V ) No Texto dramático as personagens realizam a ação dramática e o texto é construído a partir do diálogo entre elas. 
( F ) O teatro contemporâneo limitou-se à utilização do texto dramático em cena.