Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1.
	O termo acumulação flexível exerce influência sobre os processos de trabalho e de produção dos mercados de trabalho, produtos e padrões de consumo. A base do desenvolvimento desse processo é a reestruturação produtiva, através da qual a produção ganha novos contornos aliando produção em massa e padronização dos produtos. Com isso, os produtos são destinados a mercados específicos para atender valores culturais e regionais. Partindo desse contexto, disserte a respeito das transformações causadas pela reestruturação produtiva.
	Resposta Esperada:
A reestruturação produtiva decorre da acumulação flexível marcada pela criação de setores, serviços, mercado novos, assim como a intensidade da inovação comercial, tecnológica e organizacional. Outro aspecto é a forma de aquisição das matérias-primas, adquiridas somente quando necessárias em um processo conhecido como método "just in time". Desconcentração industrial que leva à desterritorialização da produção, com o deslocamento de unidades produtivas nos territórios, especialmente em direção ao terceiro mundo. A desterritorialização permite o controle da produção e a formação de monopólios. Por exemplo, empresas como a Nike. Produção intensa de novas tecnologias para otimizar a produção: reduzir custos e aumentar lucros.
	2.
	A Revolução Industrial foi responsável por intensas transformações nas formas de produção e nas relações sociais. Nas formas de produção, as transformações levaram ao aumento da produtividade, à criação das fábricas e à introdução das máquinas no processo produtivo, por exemplo. Contudo, nas relações sociais observamos as precárias condições de trabalho vivenciadas pelos operários nesse período. Essa situação conflituosa foi contexto para a elaboração das obras de Thomas Malthus, economista que ficou conhecido pela defesa dos mais ricos. Partindo desse contexto, disserte sobre as principais características da teoria econômica de Malthus.
	Resposta Esperada:
Ficou conhecido por elaborar argumentos em defesa dos ricos, tanto que sua teoria da população foi utilizada para defender essa classe. Elaborou a teoria da superprodução ou das depressões econômicas. A teoria da população, sua principal teoria, demonstrava como o desejo do prazer sexual levaria ao aumento da população e, sem um controle habitacional, a fome acabaria com o crescimento populacional. Procurou demonstrar duas formas de controle populacional o controle preventivo (esterilidade, abstinência sexual, controle de nascimentos) e o controle positivo (fome, miséria, pragas, guerras). Relacionou o crescimento populacional à oferta de alimentos. Acreditava que o crescimento populacional superaria a capacidade de produção de alimentos.