Buscar

Handebol prova final discursiva


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia de Ensino de Handebol 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual peso.:4,00)
	Prova: final discursiva
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	No início do ano letivo, o professor de Educação Física é informado que terá que trabalhar o handebol em todas as turmas da escola, envolvendo os alunos com idade entre oito (08) e dezoito (18) anos. Para isso, o professor planeja, ao final de cada semana, propor um jogo com o tempo de duração de acordo com o previsto nas regras da modalidade. Com relação ao tempo de jogo para as diferentes idades de praticantes, disserte sobre andamento da partida.
	Resposta Esperada:
A duração de uma partida entre jogadores de idade igual ou acima de 16 anos é de dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo. Já em partidas entre jogadores com idade entre 12 e 16 anos é de dois tempos de 25 minutos, e no caso de jogadores com idade entre oito e 12 anos, a duração é de dois tempos de 20 minutos. O intervalo de 10 minutos é o mesmo em qualquer categoria.
	2.
	Dúvidas ainda imperam sobre o principal criador de diversas modalidades esportivas no mundo todo, porém com o handebol é diferente. É fato que os suecos criaram o esporte e que os países europeus dominam o cenário esportivo dessa modalidade há muitos anos. As principais competições internacionais têm sido vencidas por seleções europeias, tanto na categoria masculina como na feminina. Disserte sobre os principais fatores que contribuem para o domínio das seleções europeias no handebol.
	Resposta Esperada:
O fato de a modalidade ter sido criada por um país europeu com certeza contribui para que tal nação tenha tradição no esporte, mas não garante a hegemonia no esporte de alto nível. No caso do handebol, a Suécia (criadora da modalidade) e outras seleções europeias dominam as principais competições ao longo do mundo. Os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial de Handebol são as duas principais competições do handebol e países europeus dominam ambas as competições, tendo todas as edições do Campeonato Mundial na categoria masculina, sendo vencidas por seleções europeias desde 1938. No feminino apenas duas seleções conseguiram vencer as europeias: Brasil em 2013 e Coreia do Sul em 1995. Tal superioridade pode ser explicada pelo maior investimento dos responsáveis pelo esporte nos países europeus, o que gera consequentemente uma apreciação maior do público e de praticantes, incentivando assim a modalidade em diversas esferas esportivas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando