Buscar

Farmácia Popular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Juliene Marília Borges 5115162 
 
 Farmácia Popular 
É um programa criado em 13 de abril de 2004, pela Lei nº 10.858, e regulamentado pelo Decreto nº 5.090, de 20 de maio de 2004, com o intuito de disponibilizar à população uma alternativa de acesso aos medicamentos tidos como essenciais, como a pessoas que possuem doenças crônicas ou doenças que exijam tratamentos contínuos, para que essas pessoas possam manter seus tratamentos sem comprometer grande parte de sua renda mensal além de aliviar internações pelo SUS devido a falta de condições daquela pessoa de se medicar. Nesse sentido, o Programa cumpre uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
Atualmente, o Programa “Aqui tem Farmácia Popular" funciona por meio do credenciamento de farmácias e drogarias comerciais
Onde são oferecidos medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, além de medicamentos com até 90% de desconto indicados para dislipidemia, rinite, Parkinson, osteoporose e glaucoma, o Programa ainda oferece anticoncepcionais e fraldas geriátricas pelo sistema de copagamentos.
O Programa Farmácia Popular do Brasil funciona em modalidade "Aqui Tem Farmácia Popular", em parceria com farmácias particulares e drogarias comerciais. Para identificar se uma farmácia ou drogaria é credenciada é só observar se há, na frente do estabelecimento, o banner oficial do Programa
Para utilizar o Programa Farmácia Popular, a pessoa deverá ir a um estabelecimento credenciado, apresentando os seguintes documentos:
· documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade que conste o número do CPF.
· receita médica dentro do prazo de validade (365 para anticoncepcionais e 180 dias para os demais medicamentos ou fraldas geriátricas), tanto do SUS quanto particular.
Um programa lançada em 2011, com a publicação da Portaria nº 184, de 03 de fevereiro de 2011, a campanha “Saúde Não Tem Preço” (SNTP) tem por objetivo disponibilizar medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, nos estabelecimentos credenciados no Programa Farmácia Popular.
O PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR, possui dois canais de atendimento que são eles:
1. Ouvidoria do SUS
· Ligar (grátis) 136 - opção 8 - opção 1 
· Preencher o formulário eletrônico
· Enviar sua solicitação ao “fale conosco”
Todas as farmácias e drogarias que fazem parte do Programa Farmácia Popular são fiscalizadas mensalmente, ou sempre que houver necessidade, por meio da análise dos dados processados pelo Sistema Autorizador de Vendas, no intuito de monitorar e controlar as vendas.
Os estabelecimentos que descumprirem qualquer regra estabelecida na PCR nº 05 de 28 de setembro de 2017, SEÇÃO III, ANEXO LXXVII, estarão sujeitos às penalidades previstas, tais como:
· Suspensão do acesso ao sistema de vendas
· Suspensão do pagamento
· Aplicação de multa
· Instauração de auditoria
· Descredenciamento
O Ministério da Saúde também lançou, em 1º de junho de 2017, o aplicativo e-SAÚDE, que possibilita, o acompanhamento das, distribuição de medicamentos pelo Programa Farmácia Popular. Este aplicativo proporciona o controle do cidadão em relação às suas datas de compra e limite de quantidade de medicamentos adquiridos. Além disso, a ferramenta permite que o usuário fique mais atento em relação ao uso indevido de seu CPF.

Continue navegando