Logo Passei Direto
Buscar

PROVA 2 - ONLINE 2020_2 E Infantil

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A lei de Diretrizes e Bases, no capítulo V da Educação Especial, §3o. determina: “A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil”. A tendência mundial é a:
Escolha uma:
a. a Escola Inclusiva que significa a abertura de espaço par as crianças, apenas que tem necessidades especiais físicas. A Escola Inclusiva está centrada na criança, respeitando as diferenças e particularidades.
b. a Escola Inclusiva que significa a abertura de espaço para as crianças, que têm necessidades especiais de distúrbios. A Escola Inclusiva está centrada na criança, respeitando as diferenças e os diagnósticos.
c. a Escola Inclusiva que significa a abertura de espaço para algumas crianças, aquelas que têm necessidades especiais. A Escola Inclusiva está centrada na criança, respeitando as diferenças e deficiências.
d. Escola Inclusiva que significa a abertura de espaço para todas as crianças, inclusive aquelas que têm necessidades especiais. A Escola Inclusiva está centrada na criança, respeitando as diferenças e particularidades.
e. a Escola Inclusiva que significa o mesmo espaço adaptado quando possível para todas as crianças, inclusive aquelas que têm necessidades especiais. A Escola Inclusiva está centrada na criança, respeitando as diferenças e particularidades.

Ao estudarmos a transformação da prática pedagógica, observamos a necessidade de uma mudanças no processo educativo e ao mesmo tempo uma atitude diferenciada dos profissionais que permeia este processo. No entanto se faz necessário:
Escolha uma:
a. A relação da teoria nas práticas educativas em uma organização pedagógica diferenciada que estabelecem a identidade do educador, bem como a formação do professor.
b. A relação da teoria nas ações contextualizadas, em um encaminhamento pedagógico da busca da identidade e formação integral.
c. A relação teoria e prática no contexto diário da formação integral e ações que estabeleçam a construção do ser e sua relação de mundo.
d. A relação da prática em um contexto pedagógico do aprender a ser e a fazer em uma proposta pedagógica reflexiva, como professor mediador do processo.
e. A relação teoria e prática em uma organização pedagógica transformadora, com ações que estabelecem a identidade do educador, bem como a formação continuada.

A criança com necessidades especiais tem seus direitos respaldados na LDB, mas também no Estatuto da Criança e do Adolescente, doravante ECA. Este documento assegura a:
Escolha uma:
a. a responsabilidade da escola em garantir educação de qualidade de forma parcial na rede pública comum de ensino em turno regular e atendimento educativo.
b. a responsabilidade dos professores em garantir um atendimento de qualidade de forma integral por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
c. a responsabilidade da escola em garantir educação de qualidade de forma integral na rede pública comum de ensino incluindo no processo educativo em tratamento igual.
d. a responsabilidade da escola e dos professores em garantir educação de qualidade de forma integral na rede pública comum de ensino ou por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
e. a responsabilidade da escola e dos professores em garantir educação de qualidade de forma integral por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.

O RCN para a Educação Infantil é composto por três volumes que pretendem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas. O terceiro volume, com o título “Conhecimento de Mundo”, traz seis documentos, cada qual relacionado aos sub-eixos de trabalho que são:
Escolha uma:
a. Movimento, Música, Artes marciais, Linguagem Espanhola e Inglesa, Natureza e sociedade e Matemática.
b. Movimento, Música, Artes visuais, Lingua Inglesa, Natureza e sociedade e Matemática.
c. Movimento, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade e Matemática.
d. Movimento, Música, Artes visuais, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade e Matemática.
e. Movimento, Música, Artesanato, Linguagem Espanhola, Natureza e sociedade e Matemática.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é um conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. Instituído a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996. O RCN para a Educação Infantil é composto por três volumes que:
Escolha uma:
a. pretendem contribuir para o ações de criatividade pedagógica, desenvolvimento do lúdico e letramento e avaliação de práticas educativas de formação.
b. pretendem contribuir para o plano estrutural físico, desenvolvimento social e avaliação de práticas alternativas.
c. pretendem contribuir para o plano de ação da gestão, desenvoltura de convívio e avaliação de alguns instrumentos educativos.
d. pretendem contribuir para o plano de aula integral, desenvolvimento do espaço físico e estrutural e avaliação de instrumentos educativos.
e. pretendem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas.

Quando a proposta de uma ação educativa, visa a cidadania e a formação de uma sociedade não excludente, mas sim democrática, deve-se valorizar e promover o convívio com as diferenças. O processo de integração depende da:
Escolha uma:
a. estrutura organizacional da instituição, considerando; grau de deficiência e as potencialidades de cada criança; idade cronológica de 01 a 04 anos; disponibilidade somente de recursos humanos; condições socioeconômicas e culturais da região; estágio de desenvolvimento dos serviços de educação especial.
b. estrutura física da instituição, considerando; grau de deficiência de algumas crianças; idade cronológica; disponibilidade de alguns recursos materiais existentes na comunidade; condições socioeconômicas e culturais da região; estágio de desenvolvimento dos serviços de educação especial.
c. estrutura organizacional da instituição, considerando; grau de aprendizagem e as potencialidades de cada criança; idade cronológica de 01 a 03 anos; disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade; condições socioeconômicas e culturais da região; estágio de desenvolvimento dos serviços de educação especial.
d. estrutura organizacional da instituição, considerando; grau de deficiência e as potencialidades de cada criança; idade cronológica; disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade; condições socioeconômicas e culturais da região; estágio de desenvolvimento dos serviços de educação especial.
e. estrutura física da instituição, considerando; apenas o grau de deficiência; idade cronológica; disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade; condições socioeconômicas e culturais da região nos serviços de educação especial.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – doravante, LDB (Lei n° 9.394, de 1996), documento brasileiro que rege também os direitos da criança com necessidades específicas. Ela ainda propõe que a criança possui o direito de:
Escolha uma:
a. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor ou sexo.
b. proteção e compreensão da vida escolar, importando com raça, cor e origem.
c. cuidados e compreensão nas atividades, importando raça, cor ou gênero.
d. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor e rotina de vida.
e. cuidados e compreensão das necessidades, importando raça, cor ou sexo.

Ao se pensar na criança da educação infantil, vimos que a participação da família no âmbito escolar torna-se essencial para que a criança:
Escolha uma:
a. tenha um conjunto de ações interativas, criativa e desenvolva o processo de ensino e aprendizagem.
b. tenha segurança, se sinta livre a construção do processo de ensino e aprendizagem.
c. tenha um processo de construção, se sinta segura no desenvolvimento do processo de ensino.
d. tenha uma relação educativa, voltada para o desempenho das atividades de ensino e aprendizagem.
e. tenha mais confiança, se sinta estimulada ao processo de aprendizagem.

Através das suas interações com outras crianças elas constroem o seu mundo e a educação infantil vem trazer essa integração da criança ao mundo real, mas através de atividades e brincadeiras, isso torna mais fácil o aprendizado delas. A educação infantil recebe as crianças nas instituições de ensino, tendo o papel de:
Escolha uma:
a. se reconhecer apenas com suas relações fazendo com que a criança desenvolva a sua individualidade no meio através das atividades propostas.
b. se desenvolver fazendo com que a criança aprenda a sua identidade por meio das atividades propostas.
c. se relacionar em alguns momentos fazendo com que a criança inicia-se a sua individualidade por meio das atividades propostas.
d. se socializar fazendo com que a criança desenvolva a sua identidade por meio das atividades propostas.
e. se organizar fazendo com que a criança desenvolva construindo sua autonomia por meio das atividades propostas.

Ao se falar da transformação da prática pedagógica ressaltamos a formação continuada como sendo:
Escolha uma:
a. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências concretas, expressões e relações multifacetadas.
b. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador no contexto educacional.
c. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências abstratas, expressões e relações multifacetadas.
d. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas expressões e relações múltiplas.
e. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador na construção de caminhos e organizações práticas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A lei de Diretrizes e Bases, no capítulo V da Educação Especial, §3o. determina: “A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil”. A tendência mundial é a:
Escolha uma:
a. a Escola Inclusiva que significa a abertura de espaço par as crianças, apenas que tem necessidades especiais físicas. A Escola Inclusiva está centrada na criança, respeitando as diferenças e particularidades.
b. a Escola Inclusiva que significa a abertura de espaço para as crianças, que têm necessidades especiais de distúrbios. A Escola Inclusiva está centrada na criança, respeitando as diferenças e os diagnósticos.
c. a Escola Inclusiva que significa a abertura de espaço para algumas crianças, aquelas que têm necessidades especiais. A Escola Inclusiva está centrada na criança, respeitando as diferenças e deficiências.
d. Escola Inclusiva que significa a abertura de espaço para todas as crianças, inclusive aquelas que têm necessidades especiais. A Escola Inclusiva está centrada na criança, respeitando as diferenças e particularidades.
e. a Escola Inclusiva que significa o mesmo espaço adaptado quando possível para todas as crianças, inclusive aquelas que têm necessidades especiais. A Escola Inclusiva está centrada na criança, respeitando as diferenças e particularidades.

Ao estudarmos a transformação da prática pedagógica, observamos a necessidade de uma mudanças no processo educativo e ao mesmo tempo uma atitude diferenciada dos profissionais que permeia este processo. No entanto se faz necessário:
Escolha uma:
a. A relação da teoria nas práticas educativas em uma organização pedagógica diferenciada que estabelecem a identidade do educador, bem como a formação do professor.
b. A relação da teoria nas ações contextualizadas, em um encaminhamento pedagógico da busca da identidade e formação integral.
c. A relação teoria e prática no contexto diário da formação integral e ações que estabeleçam a construção do ser e sua relação de mundo.
d. A relação da prática em um contexto pedagógico do aprender a ser e a fazer em uma proposta pedagógica reflexiva, como professor mediador do processo.
e. A relação teoria e prática em uma organização pedagógica transformadora, com ações que estabelecem a identidade do educador, bem como a formação continuada.

A criança com necessidades especiais tem seus direitos respaldados na LDB, mas também no Estatuto da Criança e do Adolescente, doravante ECA. Este documento assegura a:
Escolha uma:
a. a responsabilidade da escola em garantir educação de qualidade de forma parcial na rede pública comum de ensino em turno regular e atendimento educativo.
b. a responsabilidade dos professores em garantir um atendimento de qualidade de forma integral por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
c. a responsabilidade da escola em garantir educação de qualidade de forma integral na rede pública comum de ensino incluindo no processo educativo em tratamento igual.
d. a responsabilidade da escola e dos professores em garantir educação de qualidade de forma integral na rede pública comum de ensino ou por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
e. a responsabilidade da escola e dos professores em garantir educação de qualidade de forma integral por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.

O RCN para a Educação Infantil é composto por três volumes que pretendem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas. O terceiro volume, com o título “Conhecimento de Mundo”, traz seis documentos, cada qual relacionado aos sub-eixos de trabalho que são:
Escolha uma:
a. Movimento, Música, Artes marciais, Linguagem Espanhola e Inglesa, Natureza e sociedade e Matemática.
b. Movimento, Música, Artes visuais, Lingua Inglesa, Natureza e sociedade e Matemática.
c. Movimento, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade e Matemática.
d. Movimento, Música, Artes visuais, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade e Matemática.
e. Movimento, Música, Artesanato, Linguagem Espanhola, Natureza e sociedade e Matemática.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é um conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. Instituído a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996. O RCN para a Educação Infantil é composto por três volumes que:
Escolha uma:
a. pretendem contribuir para o ações de criatividade pedagógica, desenvolvimento do lúdico e letramento e avaliação de práticas educativas de formação.
b. pretendem contribuir para o plano estrutural físico, desenvolvimento social e avaliação de práticas alternativas.
c. pretendem contribuir para o plano de ação da gestão, desenvoltura de convívio e avaliação de alguns instrumentos educativos.
d. pretendem contribuir para o plano de aula integral, desenvolvimento do espaço físico e estrutural e avaliação de instrumentos educativos.
e. pretendem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas.

Quando a proposta de uma ação educativa, visa a cidadania e a formação de uma sociedade não excludente, mas sim democrática, deve-se valorizar e promover o convívio com as diferenças. O processo de integração depende da:
Escolha uma:
a. estrutura organizacional da instituição, considerando; grau de deficiência e as potencialidades de cada criança; idade cronológica de 01 a 04 anos; disponibilidade somente de recursos humanos; condições socioeconômicas e culturais da região; estágio de desenvolvimento dos serviços de educação especial.
b. estrutura física da instituição, considerando; grau de deficiência de algumas crianças; idade cronológica; disponibilidade de alguns recursos materiais existentes na comunidade; condições socioeconômicas e culturais da região; estágio de desenvolvimento dos serviços de educação especial.
c. estrutura organizacional da instituição, considerando; grau de aprendizagem e as potencialidades de cada criança; idade cronológica de 01 a 03 anos; disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade; condições socioeconômicas e culturais da região; estágio de desenvolvimento dos serviços de educação especial.
d. estrutura organizacional da instituição, considerando; grau de deficiência e as potencialidades de cada criança; idade cronológica; disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade; condições socioeconômicas e culturais da região; estágio de desenvolvimento dos serviços de educação especial.
e. estrutura física da instituição, considerando; apenas o grau de deficiência; idade cronológica; disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade; condições socioeconômicas e culturais da região nos serviços de educação especial.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – doravante, LDB (Lei n° 9.394, de 1996), documento brasileiro que rege também os direitos da criança com necessidades específicas. Ela ainda propõe que a criança possui o direito de:
Escolha uma:
a. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor ou sexo.
b. proteção e compreensão da vida escolar, importando com raça, cor e origem.
c. cuidados e compreensão nas atividades, importando raça, cor ou gênero.
d. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor e rotina de vida.
e. cuidados e compreensão das necessidades, importando raça, cor ou sexo.

Ao se pensar na criança da educação infantil, vimos que a participação da família no âmbito escolar torna-se essencial para que a criança:
Escolha uma:
a. tenha um conjunto de ações interativas, criativa e desenvolva o processo de ensino e aprendizagem.
b. tenha segurança, se sinta livre a construção do processo de ensino e aprendizagem.
c. tenha um processo de construção, se sinta segura no desenvolvimento do processo de ensino.
d. tenha uma relação educativa, voltada para o desempenho das atividades de ensino e aprendizagem.
e. tenha mais confiança, se sinta estimulada ao processo de aprendizagem.

Através das suas interações com outras crianças elas constroem o seu mundo e a educação infantil vem trazer essa integração da criança ao mundo real, mas através de atividades e brincadeiras, isso torna mais fácil o aprendizado delas. A educação infantil recebe as crianças nas instituições de ensino, tendo o papel de:
Escolha uma:
a. se reconhecer apenas com suas relações fazendo com que a criança desenvolva a sua individualidade no meio através das atividades propostas.
b. se desenvolver fazendo com que a criança aprenda a sua identidade por meio das atividades propostas.
c. se relacionar em alguns momentos fazendo com que a criança inicia-se a sua individualidade por meio das atividades propostas.
d. se socializar fazendo com que a criança desenvolva a sua identidade por meio das atividades propostas.
e. se organizar fazendo com que a criança desenvolva construindo sua autonomia por meio das atividades propostas.

Ao se falar da transformação da prática pedagógica ressaltamos a formação continuada como sendo:
Escolha uma:
a. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências concretas, expressões e relações multifacetadas.
b. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador no contexto educacional.
c. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências abstratas, expressões e relações multifacetadas.
d. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas expressões e relações múltiplas.
e. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador na construção de caminhos e organizações práticas.

Prévia do material em texto

/
Painel ► Meus cursos ► fundamentos_teoricos_metodologicos_educacao_infantil_2g ►
PROVAS DO PERÍODO VIGENTE 2020/2 ► PROVA 2 - ONLINE 2020/2
Questão 1
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Perfil Participantes Mensagens Notas Manual Tutorial
Iniciado em quarta, 1 Jul 2020, 03:08
Estado Finalizada
Concluída em quarta, 1 Jul 2020, 03:27
Tempo empregado 19 minutos 6 segundos
Avaliar 1,60 de um máximo de 2,00(80%)
A lei de Diretrizes e Bases, no capítulo V da Educação Especial, §3o. determina: “A oferta de
educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis
anos, durante a educação infantil”. A tendência mundial é a:
Escolha uma:
a. a Escola Inclusiva que significa a abertura de espaço para algumas crianças,
aquelas que têm necessidades especiais. A Escola Inclusiva está centrada na criança,
respeitando as diferenças e deficiências.
b. Escola Inclusiva que significa a abertura de espaço para todas as crianças, inclusive
aquelas que têm necessidades especiais. A Escola Inclusiva está centrada na criança,
respeitando as diferenças e particularidades. 
c. a Escola Inclusiva que significa a abertura de espaço para as crianças, que têm
necessidades especiais de distúrbios. A Escola Inclusiva está centrada na criança,
respeitando as diferenças e os diagnósticos.
d. a Escola Inclusiva que significa o mesmo espaço adaptado quando possível para
todas as crianças, inclusive aquelas que têm necessidades especiais. A Escola Inclusiva
está centrada na criança, respeitando as diferenças e particularidades
e. a Escola Inclusiva que significa a abertura de espaço par as crianças, apenas que
tem necessidades especiais físicas. A Escola Inclusiva está centrada na criança,
respeitando as diferenças e particularidades.
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=125
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=125#section-7
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=2686
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/user/profile.php?id=14261
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/user/index.php?id=125
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/message/index.php?user1=14261
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/grade/report/index.php?id=125
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/ead1900902_manual_estudante_ead_graduacao.pdf
https://vimeo.com/340195396
/
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,20
Questão 3
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Ao estudarmos a transformação da prática pedagógica, observamos a necessidade de uma
mudanças no processo educativo e ao mesmo tempo uma atitude diferenciada dos
profissionais que permeia este processo. No entanto se faz necessário:
Escolha uma:
a. A relação da teoria nas práticas educativas em uma organização pedagógica
diferenciada que estabelecem a identidade do educador, bem como a formação do
professor. 
b. A relação da teoria nas ações contextualizadas, em um encaminhamento
pedagógico da busca da identidade e formação integral.
c. A relação teoria e prática no contexto diário da formação integral e ações que
estabeleçam a construção do ser e sua relação de mundo.
d. A relação da prática em um contexto pedagógico do aprender a ser e a fazer em
uma proposta pedagógica reflexiva, como professor mediador do processo. 
e. A relação teoria e prática em uma organização pedagógica transformadora, com
ações que estabelecem a identidade do educador, bem como a formação continuada.
A criança com necessidades especiais tem seus direitos respaldados na LDB, mas também
no Estatuto da Criança e do Adolescente, doravante ECA. Este documento assegura a:
Escolha uma:
a. a responsabilidade dos professores em garantir um atendimento de qualidade de
forma integral por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
b. a responsabilidade da escola em garantir educação de qualidade de forma integral
na rede pública comum de ensino incluindo no processo educativo em tratamento igual.
c. a responsabilidade da escola e dos professores em garantir educação de qualidade
de forma integral por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
d. a responsabilidade da escola e dos professores em garantir educação de qualidade
de forma integral na rede pública comum de ensino ou por meio das Associações de Pais
e Amigos dos Excepcionais. 
e. a responsabilidade da escola em garantir educação de qualidade de forma parcial na
rede pública comum de ensino em turno regular e atendimento educativo.
/
Questão 4
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
O RCN para a Educação Infantil é composto por três volumes que pretendem contribuir para o
planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas. O terceiro volume, com o
título “Conhecimento de Mundo”, traz seis documentos, cada qual relacionado aos sub-eixos
de trabalho que são:
Escolha uma:
a. Movimento, Música, Artesanato, Linguagem Espanhola, Natureza e sociedade e
Matemática.
b. Movimento, Música, Artes visuais, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade e
Matemática. 
c. Movimento, Música, Artes marciais, Linguagem Espanhola e Inglesa, Natureza e
sociedade e Matemática.
d. Movimento, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade e Matemática.
e. Movimento, Música, Artes visuais, Lingua Inglesa, Natureza e sociedade e
Matemática.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é um conjunto de reflexões de
cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores
que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a
diversidade cultural brasileira. Instituído a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
(LDB) de 1996. O RCN para a Educação Infantil é composto por três volumes que:
Escolha uma:
a. pretendem contribuir para o ações de criatividade pedagógica, desenvolvimento do
lúdico e letramento e avaliação de práticas educativas de formação.
b. pretendem contribuir para o plano estrutural físico, desenvolvimento social e
avaliação de práticas alternativas.
c. pretendem contribuir para o plano de ação da gestão, desenvoltura de convívio e
avaliação de alguns instrumentos educativos.
d. pretendem contribuir para o plano de aula integral, desenvolvimento do espaço físico
e estrutural e avaliação de instrumentos educativos.
e. pretendem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas
educativas. 
/
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,20
Questão 7
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Quando a proposta de uma ação educativa, visa a cidadania e a formação de uma sociedade
não excludente, mas sim democrática, deve-se valorizar e promover o convívio com as
diferenças.O processo de integração depende da:
Escolha uma:
a. estrutura organizacional da instituição, considerando; grau de deficiência e as
potencialidades de cada criança; idade cronológica de 01 a 04 anos; disponibilidade
somente de recursos humanos; condições socioeconômicas e culturais da região; estágio
de desenvolvimento dos serviços de educação especial.
b. estrutura física da instituição, considerando; grau de deficiência de algumas
crianças; idade cronológica; disponibilidade de alguns recursos materiais existentes na
comunidade; condições socioeconômicas e culturais da região; estágio de
desenvolvimento dos serviços de educação especial 
c. estrutura organizacional da instituição, considerando; grau de aprendizagem e as
potencialidades de cada criança; idade cronológica de 01 a 03 anos; disponibilidade de
recursos humanos e materiais existentes na comunidade; condições socioeconômicas e
culturais da região; estágio de desenvolvimento dos serviços de educação especial.
d. estrutura organizacional da instituição, considerando; grau de deficiência e as
potencialidades de cada criança; idade cronológica; disponibilidade de recursos humanos
e materiais existentes na comunidade; condições socioeconômicas e culturais da região;
estágio de desenvolvimento dos serviços de educação especial.
e. estrutura física da instituição, considerando;apenas o grau de deficiência; idade
cronológica; disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade;
condições socioeconômicas e culturais da região nos serviços de educação especial.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – doravante, LDB (Lei n° 9.394, de 1996),
documento brasileiro que rege também os direitos da criança com necessidades específicas.
Ela ainda propõe que a criança possui o direito de: 
Escolha uma:
a. cuidados e compreensão nas atividades, importando raça, cor ou gênero.
b. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor e rotina de
vida.
c. proteção e compreensão da vida escolar, importando com raça, cor e origem.
d. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor ou sexo. 
e. cuidados e compreensão das necessidades, importando raça, cor ou sexo.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm
/
Questão 8
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Questão 9
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Ao se pensar na criança da educação infantil, vimos que a participação da família no âmbito
escolar torna-se essencial para que a criança:
Escolha uma:
a. tenha uma relação educativa, voltada para o desempenho das atividades de ensino
e aprendizagem.
b. tenha segurança, se sinta livre a construção do processo de ensino e aprendizagem.
c. tenha um processo de construção, se sinta segura no desenvolvimento do processo
de ensino. 
d. tenha mais confiança, se sinta estimulada ao processo de aprendizagem. 
e. tenha um conjunto de ações interativas, criativa e desenvolva o processo de ensino
e aprendizagem.
Através das suas interações com outras crianças elas constroem o seu mundo e a educação
infantil vem trazer essa integração da criança ao mundo real, mas através de atividades e
brincadeiras, isso torna mais fácil o aprendizado delas.
 A educação infantil recebe as crianças nas instituições de ensino, tendo o papel de:
Escolha uma:
a. se socializar fazendo com que a criança desenvolva a sua identidade por meio das
atividades propostas. 
b. se desenvolver fazendo com que a criança aprenda a sua identidade por meio das
atividades propostas.
c. se relacionar em alguns momentos fazendo com que a criança inicia-se a sua
individualidade por meio das atividades propostas.
d. se organizar fazendo com que a criança desenvolva construindo sua autonomia por
meio das atividades propostas.
e. se reconhecer apenas com suas relações fazendo com que a criança desenvolva a
sua individualidade no meio através das atividades propostas.
/
Questão 10
Correto
Atingiu 0,20 de
0,20
Ao se falar da transformação da prática pedagógica ressaltamos a formação continuada como
sendo:
Escolha uma:
a. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa
definitivamente a identidade do educador na construção de caminhos e organizações
práticas.
b. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa
definitivamente a identidade do educador em suas “experiências abstratas, expressões e
relações multifacetadas.
c. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa
definitivamente a identidade do educador em suas “experiências concretas, expressões e
relações multifacetadas. 
d. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa
definitivamente a identidade do educador em suas expressões e relações múltiplas.
e. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa
definitivamente a identidade do educador no contexto educacional.

Mais conteúdos dessa disciplina