Buscar

psicologia social I

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicologia Social (PSI43)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:638801) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19866897
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Psicologia Social é uma área do conhecimento diretamente relacionada com outras áreas, como, por exemplo, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Ciências Sociais, Ciência Política e outros segmentos da Psicologia. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sociologia.
II- Antropologia.
III- Filosofia.
(    ) Seu objeto de estudo são os problemas fundamentais acerca da natureza da realidade, do valor e do conhecimento. Seu método é distinto ao da Psicologia Social.
(    ) Esta é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de forma totalizante, isto é, envolvendo todas as suas dimensões. 
(    ) Esta área estuda a sociedade, as instituições sociais e as relações sociais. Pode ser considerada uma "teoria da sociedade". Seu objeto de estudo é quase idêntico ao da Psicologia Social, o que as difere é a maneira como estudam este objeto, seus processos investigativos e a formulação das suas perguntas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - II - I.
	2.
	Os filósofos gregos foram de suma importância para o desenvolvimento da psicologia, pois se preocuparam com a condição humana. Com base nesse pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sócrates.
II- Platão.
III- Aristóteles.
(    ) Em seus ensinamentos, busca referenciar a psicologia através dos estudos do comportamento humano, como resultado de influências ambientais.
(    ) Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Concebe que o homem é caracterizado como bom e perfeito quando utiliza a razão e o conhecimento para atingir seus objetivos. 
(    ) Em seus ensinamentos, busca referenciar a questão do inconsciente e do intelecto, e tenta descrever as formas de entendimento através do cognitivo com a emoção, e do afetivo com a motivação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - III - I.
	3.
	A Psicologia Comunitária é uma abordagem articulada a uma visão totalizante do social e busca a explicitação de um compromisso social e político, baseado na prática concreta no campo social. Seguindo esta vertente, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A prioridade básica são as classes populares.
	 b)
	Busca-se a efetiva participação comunitária.
	 c)
	A ênfase está na pessoas.
	 d)
	A abordagem é interdisciplinar, mas o trabalho é feito individualmente.
	4.
	Segundo Rodrigues, Assmar e Jablonski (1999), as atitudes sociais contam com três componentes distintos: o componente cognitivo, o componente afetivo e o componente comportamental. Sobre estes componentes, analise as sentenças a seguir:
I- O componente cognitivo diz respeito à representação cognitiva que criamos a respeito das coisas.
II- O componente afetivo pode ser definido como o sentimento pró ou contra um determinado objeto social.
III- O único componente que não se inter-relaciona com os demais é o componente comportamental. 
IV- As atitudes possuem um componente ativo e coerente com as cognições e afetos envolvidos, o chamando componente comportamental.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. M. L.; JABLONSKI, B. Psicologia social. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	Estereótipos são crenças amplamente generalizadas para um grupo de indivíduos. Quando um estereótipo é integrado por aspectos exclusivamente negativos, configura um preconceito. Partindo desses pressupostos, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os estereótipos podem abranger a atribuição de valores negativos, mas também valores positivos.
	 b)
	Preconceito costuma indicar conhecimento aprofundado sobre algo ou alguém que lhe é diferente.
	 c)
	Estereótipo é o que embasa o preconceito, em termos cognitivos.
	 d)
	O preconceito é manifestado por comportamentos ofensivos contra pessoas, pelo fato de serem integrantes de um grupo que socialmente não é reconhecido.
	6.
	A humanidade, desde seus primórdios, vive em conflito interno, recorrendo a soluções da psicologia popular para interpretar a diversidade cultural existente. Com base nesse pressuposto e com relação à psicologia científica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A psicologia científica é capaz de interpretar a realidade através de diferentes abordagens, possibilitando a intervenção e a análise do comportamento humano.
	 b)
	A psicologia científica interpreta o comportamento pedagógico do indivíduo, já que idealiza apenas as habilidades acadêmicas.
	 c)
	A psicologia científica aborda a realidade de forma superficial, pois busca sanar as dificuldades básicas de convivência do ser humano.
	 d)
	A psicologia científica interpreta a realidade através de uma abordagem a partir do senso comum, a qual favorece a intervenção focalizada em uma ação.
	7.
	De acordo com Lane (2003), o psicólogo social comunitário assume um papel de "analista-facilitador", cabendo a ele trabalhar para que os grupos se desenvolvam, tornem-se conscientes, ao ponto de exercerem um autocontrole diante das circunstâncias que a vida apresenta. Para atingir estes objetivos, o psicólogo social comunitário precisa empreender determinadas ações. Diante disso, analise as seguintes sentenças:
I- Proporá atividades cooperativas e organizadas, incentivando a formação de grupos de autogestão.
II- Suas ações integram recursos curativos e preventivos, no que tange ao grupo-alvo.
III- Fará reuniões com os integrantes do grupo-alvo, a fim de analisar as necessidades e possíveis soluções.
IV- Agendará consultas com o líder do grupo-alvo, no consultório particular do psicólogo, com o intuito de conduzir um tratamento psicoterapêutico com o mesmo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LANE, Sílvia Tatiana Maurer. Histórico e fundamentos da psicologia comunitária no Brasil. In.:CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	Ramos (2003) expõe que a Psicologia Social estuda três ordens gerais de fenômenos. As pesquisas de psicologia social têm contribuído para uma compreensão mais ampla do psiquismo, por meio do estudo da consciência humana e da proposta de práticas psicossociais. Acerca do objeto de estudo da Psicologia Social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estuda o comportamento social e suas respectivas bases psicológicas.
(    ) O enfoque dos seus estudos são os fatores maturacionais e hereditários, que resultam no amadurecimento biológico.
(    ) Estuda o ser humano enquanto sujeito independente, que nasce com dons, potencialidades e aptidões, que são desenvolvidos no decorrer do amadurecimento biológico.
(    ) Analisa a vida social, bem como as interações psicológicas das pessoas.
(    ) A Psicologia Social examina como a personalidade é influenciada pelos grupos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RAMOS, A. Introdução à psicologia social. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
	 a)
	V - F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F - F.
	9.
	Segundo Rodrigues, Assmar e Jablonski (1999), embora existam inúmeras formas de conceituar atitude, as atitudes sociais contam com três componentes claramente discerníveis:o componente cognitivo, o componente afetivo e o componente comportamental. Sobre eles, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O componente cognitivo diz respeito à representação cognitiva que criamos a respeito das coisas.
(    ) O componente afetivo pode ser definido como o sentimento pró ou contra um determinado objeto social.
(    ) O componente comportamental nos leva ao componente afetivo.
(    ) O componente comportamental é determinado pelas atitudes que possuem um componente ativo e coerente com as cognições e afetos envolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. M. L.; JABLONSKI, B. Psicologia social. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	10.
	A psicologia de cada época pode ser entendida como um reflexo do momento histórico que se vivenciava. Com relação às abordagens psicológicas do século XX, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Abordagem Psicológica do Behaviorismo.
II- Abordagem Psicológica da Gestalt.
III- Abordagem Psicológica da Psicanálise.
(    ) A visão do indivíduo pode ser dúbia, pois não é suficientemente capaz de responder a todos os estímulos de forma lógica. Entre seus principais representantes destacamos Koffka.
(    ) Essa abordagem psicológica descreve que o indivíduo é responsável por seus atos. Entre seus principais representantes destacamos Watson.
(    ) Todas as ações são desenvolvidas em função do envolvimento afetivo. Entre seus principais representantes destacamos Freud.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - I - II.
Parte inferior do formulário

Continue navegando