Buscar

Logística Integrada discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Toda atividade econômica gera impacto ambiental, algumas mais outras menos. O mesmo acontece na cadeia logística da atividade econômica das empresas. A logística verde apoia-se no conjunto de processos que visam minimizar o impacto ambiental de sua gestão. Sobre o exposto, responda:
a) Por que a Logística Reversa faz parte da Logística Verde?
b) Faça uma diferenciação entre Logística Verde e Logística Tradicional.
	Resposta Esperada:
a) A Logística Verde foca a sua atividade em minimizar o impacto dos resíduos, excedentes de produção, controle de produtos perigosos (químicos), consumo de energia, transporte de materiais com combustíveis mais ecológicos etc. Neste caso, a Logística Reversa, ao fazer um fluxo reverso das mercadorias, embalagens e outros materiais descartados, objetiva que eles possam ser reutilizados na cadeia produtiva. Essa reutilização foca em diminuir o impacto ambiental, ou seja, incorpora-se ao conceito da Logística Verde.
b) A Logística Tradicional foca no aprimoramento de custos, especialmente na gestão de curto prazo, enquanto que a Verde, foca na gestão dos intangíveis (especialmente os impactos ambientais e sociais), aproveitamento de materiais (Logística Reversa) e no aprimoramento de processos de longo prazo, visando diminuir o impacto ambiental das atividades da logística.
	2.
	O Benchmarking é uma ferramenta utilizada para avaliar o desempenho e a competitividade de uma empresa baseado no desempenho da indústria em que a empresa está inserida, ou seja, de seus concorrentes. Esta ferramenta, entre outras coisas, é de grande ajuda para analisar o desempenho da gestão logística de uma organização, aplicando indicadores de benchmarking logístico. Um destes indicadores aponta medir a produtividade. Levando isso em consideração, responda: (a) Qual o objetivo do índice de produtividade no carregamento? (b) Qual seria o impacto neste índice quando uma empresa reduz a velocidade de movimentação de seus produtos?
	Resposta Esperada:
(a) *O índice de produtividade no carregamento possui como objetivo medir e comparar a capacidade de aprimorar a distribuição dos produtos, *analisando o impacto nos custos fixos por unidade produzida e vendida. Este indicador por ser aplicado pela relação do volume de cargas movimentadas com a meta de carregamento.
(b) *Se a empresa reduzir a velocidade de movimentação de seus produtos, logo a relação dos custos fixos por unidade aumentará. *Deve-se lembrar de que o objetivo é fazer o contrário, ou seja, aumentar o número de produtos a serem movimentados, *pois quanto maior for a movimentação com a mesma quantidade pessoas, menor será o impacto deste custo por unidade movimentada.

Continue navegando