Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial Logística Integrada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Logística Integrada (CEX96)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O Benchmarking é uma ferramenta utilizada para avaliar o desempenho e a competitividade de uma empresa baseado no desempenho da indústria em que a empresa está inserida, ou seja, de seus concorrentes. Esta ferramenta, entre outras coisas, é de grande ajuda para analisar o desempenho da gestão logística de uma organização, aplicando indicadores de benchmarking logístico. Um destes indicadores aponta medir a produtividade. Levando isso em consideração, responda: (a) Qual o objetivo do índice de produtividade no carregamento? (b) Qual seria o impacto neste índice quando uma empresa reduz a velocidade de movimentação de seus produtos?
	Resposta Esperada:
(a) *O índice de produtividade no carregamento possui como objetivo medir e comparar a capacidade de aprimorar a distribuição dos produtos, *analisando o impacto nos custos fixos por unidade produzida e vendida. Este indicador por ser aplicado pela relação do volume de cargas movimentadas com a meta de carregamento.
(b) *Se a empresa reduzir a velocidade de movimentação de seus produtos, logo a relação dos custos fixos por unidade aumentará. *Deve-se lembrar de que o objetivo é fazer o contrário, ou seja, aumentar o número de produtos a serem movimentados, *pois quanto maior for a movimentação com a mesma quantidade pessoas, menor será o impacto deste custo por unidade movimentada.
	2.
	Toda atividade humana gera impacto ambiental, algumas bem mais e outras menos. Hoje, existe mais conscientização sobre isto, assim, as empresas estão procurando otimizar processos para conseguirem produzir com menos uso de recursos e com energia mais limpa. Um desses processos é a Logística Reversa. Explique como funciona a Logística Reversa, cite um exemplo, e como ela consegue gerar menor impacto ambiental e competitividade às empresas.
	Resposta Esperada:
A logística reversa leva em consideração a necessidade de recuperar ou retornar os elementos que fazem parte dos produtos que já foram vendidos. Assim, consegue-se trazer de volta partes que podem ser reutilizadas nos processos produtivos. Exemplo: ao vender vidros de conservas às empresas, poderiam trazer de volta os vidros para serem reutilizados. Nesse sentido, os materiais que normalmente são descartados podem ser reutilizados, transformados em produtos secundários, componentes, insumos etc.
Todo esse processo de logística reversa, além de conseguir reduzir o impacto ambiental, ao ter que planejar toda uma logística para recuperar esses materiais, as empresas desenvolvem sistemas logísticos eficientes, conseguindo fazer economias na logística ao longo da cadeia de distribuição, gerando assim vantagens competitivas necessárias para se manterem no mercado.
Parte inferior do formulário

Continue navegando