Buscar

Atividade 01

Prévia do material em texto

1 - Abaixo se encontra alguns fragmentos do texto sobre o estudo da categoria "opressão" em Paulo Freire. Os fragmentos são exposições das dimensões desta categoria. Propomos que você, no tocante ao exercício identifique a alternativa que corresponde a identificação das dimensões;
I - Na dimensão __________, a opressão permite que ricos estejam cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres. A ideologia do "ter mais" se concretiza na relação dominador e dominado;
II - Na dimensão __________ há desenfreadamente a ação do poder central sobre a periferia, isto é, ou são leis que beneficiam e privilegiam alguns, ou são "Medidas provisórias" que retratam um poder autoritário que é cego às necessidades e prioridades de uma grande maioria;
III - Na dimensão __________ cujo caráter de opressão se estabelece na forma de leis que na prática retrocedem às conquistas e desejos de toda comunidade educativa e também na forma de relação professor e aluno e todas as nuances do sistema de ensino (currículo, prática pedagógica e avaliação).
A. 	I ? econômica; II ? pedagógica; III ? psicológica.
B. 	I ? ontológica; II ? psicológica; III ? econômica.
C. 	I econômica; II -política; III - pedagógica.
D. 	I ? Pedagógica; II ? ontológica; III - econômica.
2 - O texto abaixo trata da prática Pedagógica de Paulo freire que oferece uma oposição à pedagogia da opressão. Complete as lacunas com as categorias de Freire conforme apresentadas na unidade I.
"(...) a obra, e a vida de Paulo Freire dão uma resposta, apontando caminhos: Ao tratar da _________ pretendeu elucidar do educando sua criticidade, criatividade e ação diante do que está dado: é preciso que o oprimido tenha consciência de sua opressão (pedagogia do oprimido). Ao tratar da _________ ele torna-se um sociólogo da sala de aula e reflete a relação professor e aluno enquanto concepção bancária x concepção libertadora, onde o primeiro (como num banco) deposita conhecimentos através da transmissão apenas no segundo e, este o armazena e devolve na prova final".
A. 	Pedagogia da opressão; pedagogia da alienação.
B. 	Pedagogia da consciência; pedagogia da pergunta.
C. 	Pedagogia da consciência; Pedagogia sociológica.
D. 	Pedagogia da criatividade, pedagogia sociológica.
3 - Entre educador e educandos não há mais uma relação de verticalidade, em que um é o sujeito e o outro objeto. Agora a pedagogia é dialógica, pois ambos são sujeitos do ato cognoscente. É o "aprender ensinando e o ensinar aprendendo".
A concepção teórica acima pertence a qual pensador? Assinale a alternativa correta:
A. 	Paulo Freire.
B. 	Leonardo Boff.
C. 	Henri Acselrad.
D. 	NDA
4 - Assinale a alternativa correta que define com exatidão os termos que faltam nas lacunas.
Sustentabilidade é um conceito __________, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar _________________, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários _____________, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
A. 	Restrito; a comunidade local; níveis de sociabilidade.
B. 	Sistêmico; a comunidade local; níveis de organização.
C. 	Sistêmico; a civilizaçâo e atividades humanas; níveis de sociabilidade.
D. 	Sistêmico; a civilização e atividades humanas; níveis de organização.
5 - Assinale a alternativa correta que define com exatidão os termos que faltam nas lacunas.
Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afectar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". Isso é muito parecido com a filosofia dos nativos dos Estados Unidos, que diziam que os seus líderes deviam sempre considerar os efeitos das suas acções nos seus dependentes após sete gerações futuras.
O termo original foi "desenvolvimento sustentável," um termo adaptado__________, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo "desenvolvimento sustentável" como um termo amplo pois implica em desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as actividades de desenvolvimento. "Sustentabilidade", então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as actividades humanas.
A. 	Pelo Relatório de Kyoto
B. 	Pela Agenda 21
C. 	Pela Conferência Rio-92.
D. 	NDA
6 - Assinale a alternativa correta que define com exatidão os termos que faltam nas lacunas:
A noção de sustentabilidade remete antes à lógica ___________, onde efeitos práticos considerados desejáveis são levados a acontecer, do que ao campo do conhecimento científico, onde conceitos são construídos para explicar o real. Aplicada ao espaço urbano, a noção de sustentabilidade tem acionado diversas representações para a gestão das cidades, desde a administração de riscos e incertezas ao incremento da "resiliência" - a capacidade adaptativa - das estruturas urbanas. O que parece organizar analiticamente o discurso da "__________________" seria sua distribuição em dois campos: de um lado, aquele que privilegia uma representação técnica das cidades - articulando a noção de sustentabilidade urbana aos "modos de gestão dos fluxos de energia e materiais associados ao crescimento urbano"; de outro, aquele que define a insustentabilidade das cidades pela queda da produtividade dos investimentos urbanos, ou seja, pela "incapacidade destes últimos acompanharem o ritmo de crescimento das demandas sociais", o que coloca em jogo, consequentemente, o espaço urbano como território político.
A. 	Das práticas; "sustentabilidade urbana".
B. 	Das teorias; "sustentabilidade comunitária".
C. 	Das teorias; "sustentabilidade urbana".
D. 	Das práticas; "sustentabilidade comunitária".
7 - (...) ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos nem formar, é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado (...) quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Quem ensina ensina alguma coisa a alguém.
A. 	Piaget.
B. 	Leonardo Boff.
C. 	Henri Acselrad.
D. 	NDA
8 - Henri Acselrad (IPPUR/UFRJ) apresenta uma implicação para um futuro sustentável das cidades. Assinale a alternativa que apresenta a implicação proposta pelo autor.
A. 	A concepção da sustentabilidade como trajetória progressiva em rumo à eficiência eco-energética é normalmente acompanhada da constituição de uma base social de apoio a projetos de mudança técnica urbana, pela via da "educação ambiental", da disseminação de uma "consciência ecológica", de projetos comunitários de reciclagem ou pelo engendramento de uma "economia da reciclagem". A recusa do antagonismo entre o meio ambiente e a economia fará também da busca da sustentabilidade urbana a ocasião de fazer valer a potência simbólica do mercado como instância de regulação das cidades. Pois se o futuro é, no pensamento hegemônico, o da plena vigência das instituições mercantis, dirigir as cidades para um futuro sustentável significa promover a produtividade urbana e fortalecer as vantagens competitivas.
B. 	A associação da noção de sustentabilidade ao debate sobre desenvolvimento das cidades tem origem nas rearticulações políticas pelas quais um certo número de atores envolvidos na produção do espaço urbano procuram dar legitimidade a suas perspectivas, evidenciando a compatibilidade das mesmas com os propósitos de dar durabilidade ao desenvolvimento.
C. 	Verificamos uma "ambientalização" do debate sobre políticas urbanas, observamos também, um movimento de sentido oposto, com a entrada crescente do discurso ambiental no tratamento das questões urbanas, seja por iniciativa de atores sociais da cidadeque incorporam a temática do meio ambiente, sob o argumento da substancial concentração populacional nas metrópoles, seja pela própria trajetória de urbanização crescente da carteira ambiental dos projetos do Banco Mundial.
D. 	Não podemos deixar de associar também o recurso à noção de sustentabilidade urbana a estratégias de implementação da metáfora cidade-empresa, que projetam na "cidade sustentável" alguns dos supostos atributos de atratividade de investimentos, no contexto da competição global. Conduzir as cidades para um futuro sustentável significa neste caso "promover a produtividade no uso dos recursos ambientais e fortalecer as vantagens competitivas". Com maior ou menos vinculação às perspectivas de planejamento "empresarial" das cidades, a noção de sustentabilidade oferecerá a oportunidade para a legitimação de uma ecocracia emergente, favorecida em particular pela criação de novas instâncias governativas e regulatórias voltadas para o tratamento da questão ambiental em geral e ambiental urbana, em particular.
9 - Henri Acselrad (IPPUR/UFRJ) apresenta três momentos importantes (na unidade 04) no qual salienta a relação entre sustentabilidade e cidade (na introdução de seu artigo), a saber: sobre a formação do conceito e seu uso; sobre a amplitude do debate nos setores da política pública e, por fim, sobre a importância das estratégias políticas para a sustentabilidade. Qual dos quatro dados abaixo não pertence ao quadro da tríade explicativa?
A. 	A associação da noção de sustentabilidade ao debate sobre desenvolvimento das cidades tem origem nas rearticulações políticas pelas quais um certo número de atores envolvidos na produção do espaço urbano procuram dar legitimidade a suas perspectivas, evidenciando a compatibilidade das mesmas com os propósitos de dar durabilidade ao desenvolvimento.
B. 	Verificamos uma "ambientalização" do debate sobre políticas urbanas, observamos também, um movimento de sentido oposto, com a entrada crescente do discurso ambiental no tratamento das questões urbanas, seja por iniciativa de atores sociais da cidade que incorporam a temática do meio ambiente, sob o argumento da substancial concentração populacional nas metrópoles, seja pela própria trajetória de urbanização crescente da carteira ambiental dos projetos do Banco Mundial.
C. 	Não podemos deixar de associar também o recurso à noção de sustentabilidade urbana a estratégias de implementação da metáfora cidade-empresa, que projetam na ?cidade sustentável? alguns dos supostos atributos de atratividade de investimentos, no contexto da competição global. Conduzir as cidades para um futuro sustentável significa neste caso ?promover a produtividade no uso dos recursos ambientais e fortalecer as vantagens competitivas?. Com maior ou menos vinculação às perspectivas de planejamento ?empresarial? das cidades, a noção de sustentabilidade oferecerá a oportunidade para a legitimação de uma ecocracia emergente, favorecida em particular pela criação de novas instâncias governativas e regulatórias voltadas para o tratamento da questão ambiental em geral e ambiental urbana, em particular.
D. 	Uma nova matriz técnica das cidades é também pensada por razões de "qualidade de vida" - componentes não mercantis da existência quotidiana e cidadã da população urbana, notadamente no que se refere às implicações sanitárias das práticas urbanas. Modelos de ascetismo e pureza são evocados para questionar as bases técnicas do urbano - o urbano crescentemente impregnaria os habitantes das cidades com substâncias nocivas e tóxicas por sua artificialidade. As implicações sanitárias podem, alternativamente, ser associadas a representações coletivas da cidadania, onde as emissões líquidas e gasosas resultantes das tecnologias urbanas são entendidas como imposição de consumo forçado de produtos invendáveis das atividades da produção mercantil ou do modo de consumo das mercadorias, notadamente dos veículos automotores.
10 - Complete a lacuna com a alternativa correta (que se encontra no texto da Unidade 05).
A ideia de ______________ energética das cidades não é restringida às grandes metrópoles com alta concentração demográfica, mas também se estende à cidade "fragmentada" e "desdensificada" da "sociedade imaterial": "a desdensificação dos homens e a fragmentação policêntrica das atividades", afirma Beaucire, "são dispendiosas em recursos materiais e produtoras de poluição e efeitos nocivos".
A. 	Insustentabilidade.
B. 	Sustentabulidade.
C. 	Eficiência.
D. 	Ineficiência.

Continue navegando