Buscar

Atividade 03

Prévia do material em texto

1 - A proposta de diretrizes nacionais para a formação em Orientação Profissional, é focalizada em três conjuntos de competências, habilidades e conhecimentos:
A. 	Conhecimento teórico de psicologia, conhecimento teórico de pedagogia e prática de atuação psicopedagógica.
B. 	Formação teórica, Formação prática, e Desenvolvimento Pessoal e Ético.
C. 	Capacitação, Estudo e Estágios.
D. 	Desenvolvimento de trabalho científico, Formação clínica e institucional, Elaboração de provas diagnósticas.
2 - É grande aparato de legislações em torno do sistema educacional. Alguns deles bastantes complexos e de difícil acesso a comunidade em geral. Assim o governo desenvolveu a Cartilha dos Direitos e Deveres na Educação, com o objetivo de:
A. 	Diminuir um pouco o excesso de leis em torno de educadores e educandos.
B. 	Organizar em um único documento toda a legislação básica, do currículo de nível básico ao superior.
C. 	Facilitar a vida de todos, transmitindo de uma forma clara, os itens já pacificamente aceitos tanto pelo Governo como pelas escolas e pelos alunos.
D. 	Proporcionar aos legisladores uma oportunidade de produzir um livro realmente a alcance da população, trazendo crescimento para seu nome político.
3 - Observando os itens que constam na Cartilha dos Direitos e Deveres da Educação, vemos que alguns têm redação atual e contextualizada na sociedade na qual vivemos. Nas alternativas que se seguem qual não retrata este contexto atual.
A. 	Acessibilidade para deficientes
B. 	Acesso às dependências das escolas nos fins de semana.
C. 	Alunos-outdoors.
D. 	Associação de docentes.
4 - Diferentes estudos têm demonstrado que, cada vez mais, está se exigindo, por força do atual contexto, um novo perfil de qualificação da força de trabalho que tende a institucionalizar algumas exigências, tais como:
A. 	Escolaridade básica e capacidade de adaptação a novas situações, lidando com a interpretação de informações.
B. 	Realização de pelo menos dois cursos de pós-graduação.
C. 	Compreensão global de um conjunto de tarefas e das funções conexas, o que demanda capacidade de abstração e de seleção,
D. 	As alternativas A e C estão corretas.
5 - A discussão sobre ética e competência toma corpo nos últimos tempos em vários segmentos da sociedade, especialmente em função das novas configurações do existir humano no mundo. Partindo deste fato, é possível perceber que as mudanças ocorridas no setor produtivo afetaram significativamente os meios escolares, pois:
A. 	As escolas passaram a sofrer ainda mais as pressões do mercado de trabalho, para que se adaptassem às novas formas de produção.
B. 	Discussões e remanejos implementados nas empresas passam também a serem implementados nas escolas como forma através das práticas escolares, adaptar o trabalhador à nova realidade.
C. 	Formas de ensinar e aprender passam a ser contaminadas pelas ideologias do capital e provocam mudanças nos currículos, exigindo uma avaliação constante dos processos pedagógicos.
D. 	Todas as alternativas estão corretas.
6 - Sobre a Ética e a Competência podemos dizer que:
A. 	Só é possível ter uma postura ética se formos competentes.
B. 	São conceitos diversos que trouxeram mais conflito para a educação.
C. 	São componentes vitais na vida e atuação do educador.
D. 	Devem ser trabalhados pelo sujeito apenas quando for se inserir no mercado de trabalho.
7 - Sobre a formação dos professores não é correto afirmar que:
A. 	Não há receitas/fórmulas prontas, o professor constrói sua prática em seus fazeres dentro do cenário educacional, de preferência considerando além de seus conhecimentos a ética e a competência como suas metas.
B. 	A ação de educar se faz em meio a muitas incertezas quanto ao lugar que ocupamos no cenário educacional, com reconhecimento ou descaso.
C. 	Entre as mudanças que hoje estão ocorrendo, a questão do uso das tecnologias vem a atender só ao comércio capitalista. O professor bom é aquele que consegue trabalhar sem nenhum recurso tecnológico evitando assim a dispersão dos alunos.
D. 	A formação diária do professor deve ser encarada como uma meta igual à de outras profissões, como os médicos, por exemplo, que se não se atualizarem se perdem frente aos avanços das inovações e mudanças no contexto de sua atuação.
8 - Para Freire a condição para a realização da competência do professor está na sua capacidade de se articular com os educandos em todas as circunstâncias. Ao se referir à Ética Universal do Ser Humano ele estabelece:
A. 	Uma relação com a vocação ontológica do ser humano e sua natureza capaz de construir-se a si mesmo e ao social que o envolve.
B. 	Uma ponte entre o moderno inovador e o arcaico tradicional.
C. 	Um novo conceito de educação baseado na cientificidade como facilitadora da afetividade.
D. 	Nenhuma acima.
9 - O OE deve conhecer seus limites em uma relação de ajuda, para prestá-la de forma efetiva. É contrária ao exposto a alternativa:
A. 	O OE não deve ir além do que é capaz.
B. 	Em alguns casos mais delicados o OE não deve assumir sozinho o aconselhamento.
C. 	O OE só fará aconselhamento se isso for autorizado no regimento interno da instituição, pois esta não é competência natural de sua função.
D. 	O OE deve buscar conhecimentos mais detalhados sobre os quadros de dificuldade que a ele se apresentar, trocando informações com profissionais com outras habilitações que complementem sua visão.
10 - O OE lida com quadros de comportamento e dificuldades tais como: ausência de limites, violência, erotização precoce, AIDS, drogas, falta de educação emocional, perdas mal resolvidas, baixo aproveitamento escolar, anorexia, bulimia, indisciplina, alterações de humor e mudanças hormonais, síndrome de pensamento acelerado e outras. Com toda essa diversidade:
A. 	Deve buscar um tratamento de apoio assim que ingressar na função.
B. 	Deve lutar para o reconhecimento de valorização de sua função, na medida em que escuta e pode encaminhar através de sua orientação pessoas com dificuldades simples até transtornos complexos.
C. 	Fazer algum tipo de rotina de leitura que permita conhecer toda a terminologia e sintomatologia que envolve cada distúrbio biopsicossocial de sua clientela.
D. 	Especializar-se em psicologia e educação especial para poder trabalhar nessa função de OE.

Continue navegando