Buscar

Atividade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Sabe-se hoje, diante da diversidade de campos de estudo, que a Psicologia Social é resultado de uma mescla de campos de saber, e que o comportamento social tem sido alvo de estudo de distintas áreas acadêmicas. Considerando este fato, uma das afirmativas abaixo está INCORRETA. Assinale-a:
A. 	É possível reduzir todas as áreas específicas da Psicologia à Psicologia Social
B. 	Se considerarmos a Psicologia Social e a Sociologia, por exemplo, podemos ver que o que essas ciências têm em comum é o estudo das atitudes e comportamento grupal.
C. 	Enquanto na Psicologia o foco se dá acerca de questões mais interindividuais, tais como relações interpessoais, interdependência, etc., na Sociologia, o estudo se dá a partir das instituições propriamente ditas.
D. 	Na Psicologia Social, o foco é o indivíduo em suas interações sociais, e não nas instituições puramente.
2 - Acerca do conceito de Psicologia Social, marque a única alternativa INCORRETA:
A. 	A área se define como o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação
B. 	Os primeiros esboços surgiram do estudo científico dos processos grupais e dos movimentos de massa
C. 	Estão inclusas as atitudes de aperto de mão, elogio, sorriso, olhar, etc., comportamentos que suscitam em sujeitos em interação comportamentos ditos sociais.
D. 	Trata-se de uma área totalmente diferenciada da Psicologia, pois o objeto de estudo é comportamento das sociedades e não dos indivíduos.
3 - O termo Psicologia Institucional foi criado por Bleger. Analise as afirmativas a seguir e marque V-Verdadeiro e F-Falso para, em seguida, definir a opção que corresponde a sua marcação:
( ) Ao se analisar uma instituição, segundo Bleger, a atenção deve ser centrada no cotidiano institucional, nas relações interpessoais que nela se tecem e no efeito nos que dela participam.
( ) O objeto de estudo e de intervenção para Bleger é a instituição como um todo.
( ) O objetivo do profissional de psicologia, na análise institucional, é a psicohigiene, que vê o ser humano na sua saúde, integração e plenitude com o ambiente que o cerca.
A. 	V-F-F
B. 	F-F-F
C. 	F-V-F
D. 	V-V-V
4 - A socialização é um processo progressivo e cumulativo pelo qual a criança, no decorrer de seu desenvolvimento, assimila os comportamentos, valores, normas, códigos, papéis, ritos, costumes, convenção e modos de pensamento próprios do ambiente sociocultural. Analise as afirmativas abaixo para, em seguida, marcar a opção correspondente a sua análise:
I. Nesse processo, o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, suas normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados e acumulados por um determinado conjunto social.
II. A socialização se dá por meio de quatro processos básicos: o de socialização primária, secundária, terciária e quaternária, cada um correspondendo a uma faixa etária da vida.
III. Define-se socialização como a internalização de ideias e valores estabelecidos coletivamente e a assimilação de papéis e de comportamentos socialmente desejáveis. Significa, portanto, a incorporação de cada homem a uma identidade maior que a individual: no caso, a incorporação do homem à sociedade.
A. 	Estão corretas as afirmativas I e II
B. 	Estão corretas as afirmativas I e III
C. 	Estão corretas as afirmativas II e III
D. 	Todas as afirmativas estão corretas
5 - Por que optou-se por trabalhar com intervenções grupais? Assinale a única alternativa que NÃO responde a essa questão.
A. 	Trabalhando com grupos é possível se atingir um número maior de pessoas ao mesmo tempo, realizando o que se chama de atendimento “por pacotes”, já que a a demanda é grande;
B. 	O lugar ocupado, hoje, pela psicologia social e o profissional de psicologia, está diretamente associado à trajetória histórica dessa profissão, apontando para uma origem vinculada à Medicina, que tem como principal objetivo a cura de doenças e como método o atendimento ambulatorial em nível individual. Muitos profissionais têm dificuldades em trabalhar com grupos por conta deste histórico.
C. 	As práticas já institucionalizadas veem a atuação do psicólogo como muitas vezes atuante somente no individual, no intrapsíquico, perdendo de vista que a subjetividade se vincula ao campo político e, portanto, há necessidade de se trabalhar com grupos.
D. 	É importante que o profissional não desvincule sua prática do cunho político-social que são intrínsecos a sua atuação.
6 - A teoria dos grupos operativos foi elaborada por Pichon-Rivière, na década de 50, quando trabalhava em um hospital psiquiátrico, na Argentina. Para ele, o grupo é um conjunto de pessoas ligadas entre si por constantes de tempo e espaço, e articuladas por sua mútua representação interna, que se propõe, de forma explícita ou implícita, a realização de:
A. 	Uma tarefa
B. 	Um objetivo único
C. 	Atividades coletivas
D. 	Um projeto individual
7 - Um grupo em tarefa desenvolve-se em três momentos: pré-tarefa (1), tarefa (2) e projeto (3). Classifique as afirmativas abaixo, no que se refere a esses momentos:
( ) Nesse momento, os membros do grupo têm conhecimento de que pertencem a uma grupalidade específica, com objetivos também específicos. A concretização se dá na elaboração, geralmente por escrito, de um plano de trabalho.
( ) O que ocorre nesse momento é que o grupo, ao mesmo tempo que elabora suas ansiedades, faz a abordagem planificada do objeto de conhecimento, ou seja, realiza a produção grupal.
( ) Nesse momento ficam evidentes as condutas (ansiedades) indicativas de resistências às mudanças.
A. 	1-3-2
B. 	3-2-1
C. 	3-1-2
D. 	2-3-1
8 - Relacione as colunas, no que se refere aos papéis assumidos em grupos sociais:
(L) Líder
(S) Sabotador
(B) Bode expiatório
(P) Porta-voz
( ) aquele indivíduo que no acontecer grupal se faz depositário dos aspectos positivos, tornando-se uma espécie de direcionador das diversas atividades desenvolvidas pelo grupo.
( ) é o membro que, em um dado momento, denuncia as fantasias, as ansiedades e as necessidades de autonomia e totalidade do grupo.
( ) depositário dos aspectos negativos e aterrorizantes da tarefa ou do grupo.
( ) representante das forças (geralmente externas, mas também internas) que se opõem à tarefa grupal.
A. 	L-P-B-S
B. 	L-B-S-P
C. 	S-B-L-P
D. 	B-P-S-L
9 - Analise as afirmativas a seguir acerca do texto “Olhos que veem” (Ássima Maria Ferreira) e assinale a alternativa que NÃO condiz com o conteúdo abordado pela autora.
A. 	Nós vivenciamos, na sociedade atual, relações em que estamos aumentando a dimensão do reconhecimento do outro, da capacidade de sermos empáticos, de prestarmos atenção em necessidades básicas.
B. 	Continuamos com olhos que não veem a urgência da expressão do afeto, da ternura, da acolhida, do ouvir.
C. 	Trabalhando com pessoas nas organizações, percebe-se que grande parte dos conflitos, das tensões e angústias, da perda da autoestima, das doenças do corpo e do coração, está ligada à necessidade básica do humano, que é a de ser visto e reconhecido como pessoa, em todas as suas dimensões.
D. 	Grande parte das relações nos grupos de trabalho na sociedade atual são superficiais, permeadas por medos, defesas, falta de empatia, disputas pelo poder e comportamentos pouco solidários e cooperativos.
10 - Para a promoção do crescimento grupal, surge a necessidade da formação de grupos de trabalho, podendo estes serem manifestos como Equipe ou Time de trabalho. Analise as afirmativas a seguir e marque a INCORRETA:
A. 	Equipe é um conjunto ou grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou trabalho.
B. 	Time é um conjunto de indivíduos associados numa ação comum, com vista a determinado fim.
C. 	As diferenças entre uma Equipe e um Time de Trabalho está na apresentação dos conceitos e forma filosófica de empreender um trabalho ou atividade profissional. A atividade na primeira é a busca do resultado globalizado, com comprometimento e visualização da atividade totalde todos os membros do grupo. Enquanto na segunda é a busca por um resultado, geralmente setorial.
D. 	O conceito de equipe é mais antigo enquanto o de time é mais recente. Entre os dois conceitos, o segundo, por ser mais moderno e envolver a capacidade de adaptação do ser humano à visão empresarial e social, consegue satisfazer melhor a necessidade de papéis dentro de um grupo e atividade.

Continue navegando