Buscar

INTERVENÇÃO LGP COMPLETO

Prévia do material em texto

INTERVENÇÃO : LOJA DO GUARDA PÓ LTDA 
Kátia Cristiane Duarte , Janine Maria Gabriel ,Claudia de Carvalho Rocha 
 Rosinete Alves da Silva Pedro ,Juliene Sangaletti 
 Karoline Nascimento 
 Centro de universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI 
SUMÁRIO 
1 INTRODUÇÃO 
2 RESULTADOS DO DIAGNÓSTICO 
3 OBJETIVO GERAL 
3.1 OBJETIVO ESPECÍFICO 
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
4.1 FUNÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS 
4.2 TREINAMENTO 
4.3 RESULTADOS DO TREINAMENTO 
5 MATERIAIS E MÉTODOS 
6 RESULTADOS E DISCURSSÃO
7 CONCLUSÃO 
REFERÊNCIAS 
RESUMO 
 
 O presente estudo tem como objetivo fazer a intervenção empresarial na LOJA DO GUARDA PÓ LTDA CNPJ 05.157.937/0002-70 , localizada na rua Prefeito Reinoldo Alves 1135 ,Passa Vinte no município Palhoça –SC , sob forma jurídica de sociedade familiar , e possuindo enquadramento tributário de lucro presumido com inscrição estadual com nº . 255.621.485. Nos últimos anos houve a abertura de várias empresas nesse setor, devido essa grande competividade, elas estão sendo obrigadas a implantar melhorias contínuas nos se seus processos de negócio. 
 Atualmente, a maior delas busca a obtenção de rentabilidade para maximizar o lucro e melhorar a qualidade no atendimento ao cliente. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa documental, de observação de entrevistas em profundidade. 
Palavras -chave : intervenção ; recursos humanos; estrutura organizacional. 
1. INTRODUÇÃO 
 O presente trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de intervenção empresarial na LOJA DO GUARDA PÓ LTDA, são requisitos obrigatórios para conclusão do curso . A área escolhida após ao diagnóstico foi a gestão de recursos humanos , por apresentar ausência desse departamento . O crescimento apontou a necessidade de evoluir , porem é preciso dividir as funções da empresa , para atuar com eficiência . Com isso a pesquisa tem como proposta uma intervenção administrativa na unidade de recursos humanos na empresa LOJA DO GUARDA PÓ LTDA . Não tem como tratar sobre a importância do papel dos Recursos Humanos (RH) nas organizações sem nos retratar a um viés histórico, expondo que as pessoas nem sempre foram a principal preocupação das organizações.
2. RESULTADOS DO DIAGNOSTICO EMPRESARIAL :
 Diante da pesquisa realizada buscamos soluções e ideias para os principais problemas encontrados que por fim sobrecarrega diferentes setores . A primeira definição devemos ter orientação do diretor geral em relação as atividades exercidas , dentro de cada grupo , com isso vamos obter qualificação de cada setor . A importância de cursos de capacitação e treinamento é conclusivo para se chegar no objetivo final com eficiência e qualidade.
3.OBJETIVO GERAL 
Investigar , explorar e implementar recursos humanos 
 3.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS 
Descrever problemas encontrados 
Listar as qualificações 
Reorganizar cada setor com reuniões semanais 
4.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
 4.1 Função dos Recursos Humanos ;
 A importância do treinamento e capacitação das pessoas nas organizações pretende expressar as necessidades e as potencialidades dos Recursos Humanos nas organizações contemporâneas. 
Recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de várias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidade diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.(Chiavenato,2003)
 Silva (2002, p. 224) por sua vez afirma que o principal interesse gerencial é motivar os funcionários a alcançar os objetivos organizacionais de um modo eficiente e eficaz. Neste pensamento é que o papel do gerente de recursos humanos é fundamental, pois é o órgão que tem as características para efetuar esta motivação juntos aos colaboradores.
 Muitas vezes, o setor é apenas avisado da chegada de novos funcionários, 
ficando limitada às questões legais da contratação e a maioria dos empregados vê a porta para entrada e saída da empresa.
 Para Ribeiro (2006, p.62), em geral, as empresas ainda não encaram a esfera dos Recursos Humanos como uma área-chave. Em muitas organizações, ela é vista como “Departamento de Pessoal”, essencialmente burocrática e distante dos objetivos da organização.
 A função de RH é obter das pessoas as atividades executadas com melhor qualidade, conseguindo aflorar suas competências e habilidades e procurar capacitá-las para as rápidas mudanças ocorridas no cenário atual. O diferencial competitivo para as empresas se constitui de seu capital humano e intelectual, uma vez que o capital humano é a fonte de criação e de inovação.
Tem como novos objetivos:
- Capacitar a gestão para o cumprimento dos objetivos organizacionais;
- Utilizar as pessoas no máximo das suas capacidades e potenciais;
- Impulsionar o compromisso dos empregados no sucesso da organização;
- Integrar as regras de gestão de Recursos Humanos com os planos de negócio e reforçar a criação ou renovação voltada para os resultados;
- Criar um ambiente de trabalho capaz de libertar a organização, a criatividade dos trabalhadores;
- Criar condições para inovação, o trabalho de equipe e a qualidade total
4.2 TREINAMENTO 
 O processo de treinamento  um método que proporciona aos funcionários meios para apresentar de forma clara, suas habilidades e características positivas. Não é apenas mostrar ao indivíduo o que deverá executar na posição em que se encontra e sim gerar mudanças em seu comportamento, para se tornar mais competente, inovador, criativo e com isso mais produtivo no desempenho de suas atividades diárias. De tal forma que esta mudança incorpore valor ao funcionário em suas atitudes, e à organização, que passará a obter uma maior lucratividade e destaque no mercado, por possuir profissionais altamente qualificados.
 Segundo Chiavenato (2000, p. 295) .... Treinamento é a experiência aprendida que produz uma mudança relativamente permanente em um indivíduo e que melhora sua capacidade de um cargo. O treinamento pode desenvolver uma mudança de habilidades, conhecimento, atitudes ou comportamento. Isto significa mudar aquilo que os empregados conhecem como eles trabalham suas atitudes frente ao seu trabalho ou suas interações com os colegas ou supervisor.
 Hoyler (1970, p.148) considera treinamento como investimento empresarial destinado a capacitar uma equipe de trabalho e reduzir ou eliminar a diferença entre o atual desempenho e os objetivos e realizações propostos. Neste sentido, o treinamento é um esforço dirigido no sentido de equipe, com a finalidade de fazer a mesma atingir o mais economicamente possível os objetivos da empresa.
 Treinamento consiste em cursos, seminários e outras atividades desenvolvidas é um projeto de renovação permanente da empresa, pois nenhuma empresa consegue manter um excelente nível de produção e interação com o cliente, sem que haja em seu quadro, profissionais preparados e qualificados. É uma troca: a empresa incentiva o desenvolvimento e a qualificação do seu talento e o colaborador retribui com a aplicação da aprendizagem no seu dia a dia, produzindo mais e melhor . 
4.3 Resultados do Treinamento
 Robbins (2002, p. 241) comenta que: “O treinamento pode ser muito importante no resultado da empresa”. Entende-se que o treinamento deve incentivar ao funcionário a se autodesenvolver, a buscar o seu próprio meio de reciclagem.
Os principais objetivos de treinamento, são:
- Aprender novas habilidades ;
- Melhorar as capacitações existentes;
- Continuar a crescer na empresa ;
 O treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento profissional do ser humano na sua organização,e no desempenho das suas funções além de ser o processo que visa à preparar e aperfeiçoar das habilidades e dos conhecimentos dos funcionários de uma organização.
 Chiavenato (2004, p. 290) afirma que “os processos de desenvolvimento de pessoas estão intimamente ligados com a educação”, ou seja, há uma necessidade do ser humano exteriorizar suas potencialidades inatas ou adquiridas por meio da formação.
 O treinamento deve esta ligado a uma meta para justificar a ação e incentivar a busca de bons resultados , uma adoção de uma nova habilidade novo conhecimento profissional. Essa qualificação trás benefícios importantes tanto profissional quanto na vida social , autoestima somando isso trazendo resultados importantes na sua produtividades. Por isso ,traz pontos positivos como: redução da rotatividade, redução afastamento , aumento da eficiência individual dos funcionários, aumento das habilidades, elevação dos conhecimentos, mudanças de atitudes e comportamentos, entre outras situações que o funcionário não conseguia visualizar antes.
6. MATERIAIS E MÉTODOS
 O objetivo desse programa é manter o quadro profissional capacitado e motivado, oferecendo atualizações de técnicas , tecnologias e formas de trabalho que possibilitar o melhor resultado nas ações praticadas pelos diversos departamentos da empresa.
 A empresa no qual nos proporcionou essa intervenção foi a LOJA DO GUARDA PÓ LTDA fundada em 1975 , focada na fabricação de uniformes profissionais administrada pela família De Bem desde então . Atualmente a empresa conta com 84 funcionários e 6 filias ,  trabalhando direta e indiretamente na produção da fábrica, desde a chegada da mercadoria inicial até a liberação do produto para o cliente. Suas instalações possuem 1.200 m2, distribuídos em diversos setores de produção individualizados. Tem como: 
- Missão – Atuar de forma competitiva no mercado.
- Visão – Executar serviços com inovação e tecnologia 
- Valores – é uma empresa que preza pelos valores como compromisso objetividade
- Política de Qualidade – Atender e surpreender as necessidades de seus clientes, aprimorando constantemente os processos e serviços;
- Manter os equipamentos eficientes;
- Valorizar os colaboradores.
 A figura abaixo nos mostra , na necessidade da evolução, o sucesso de uma empresa depende cada vez mais do engajamento, comunicação ,trabalho em equipe , conhecimento e treinamento para sua força de trabalho. O sucesso das pessoas por sua vez, depende cada vez mais de oportunidades para aprender e de um ambiente favorável ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades.
 
fonte :disponível 
https://www.metadados.com.br/blog/wp-content/uploads/5_PILARES_ESTRUTURAIS_GEST_DE_PESSOAS
 Dessa forma, torna-se viável identificar as necessidades que as pessoas têm e implementar programas de treinamento que permitam eliminar as deficiências existentes no ambiente de trabalho.
7. RESULTADOS E DISCUSSÃO 
 Com a elaboração do questionários realizado na etapa anterior , foi possível observar que o treinamento pode se tornar uma ferramenta estratégica no desenvolvimento organizacional. No entanto para atingir resultados positivos é necessário um planejamento bem elaborado. Pois está cada vez mais competitivo e em constantes mudanças tecnológicas, assim o treinamento vem se tornando cada vez mais indispensável para a busca da qualidade total entre pessoa e empresa. 
8.CONCLUSÃO 
 Na necessidade da evolução, o sucesso de uma empresa depende cada vez mais do conhecimento, habilidades, criatividade e motivação de sua força de trabalho. O sucesso das pessoas por sua vez, depende cada vez mais de oportunidades para aprender e de um ambiente favorável para o desenvolvimento de suas habilidades . As pessoas são admitidas nas empresas trazendo consigo algumas necessidades e forças que interferem em sua atuação no ambiente de trabalho, sendo visíveis em determinadas situações, mas geralmente complexas no sentido de determinar e satisfazer.
 Dessa forma, torna-se viável identificar as necessidades que as pessoas têm de realizar o programas de treinamento que permitem eliminar as deficiências existentes no ambiente de trabalho.Com a elaboração dessa pesquisa foi possível observar que o treinamento pode se tornar uma ferramenta estratégica no desenvolvimento organizacional. No entanto para atingir resultados positivos é necessário um planejamento bem elaborado.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Leaming, 2002.
___________________. Recursos Humanos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
___________________. Gestão de pessoas: é o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
 HOYLER, S. Manual de Relações Industriais. São Paulo: Pioneira, 1970.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002
SITES PESQUISADOS
Disponível em: <http://www.gruposoma.net/Recursos_Humanos_Gestao_de_Pessoas.html>. Acesso em: 22/05/2020.
Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/o-que-influencia-na-motivacao-de-cada-pessoa-dentro-das-organizacoes/74521/> Acesso em: 24/05/2020.
Disponível em: <http://www.guiarh.com.br/>. Acesso em: 03/06/2020.
Disponível em:<http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/treinamento-e-desenvolvimento-de-pessoas/38814/> Acesso em: 05/06/2020.

Continue navegando