Buscar

Prova 2 Docencia em educação a distancia ESAB

Prévia do material em texto

Prova de "Planejamento Educacional"	
Tempo Restante: 16:57 Minutos.
1 - O planejamento estratégico pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa. Baseando-se em suas leituras você pode afirmar que: (Valor: 1)
A) 	O planejamento estratégico só afeta o presente da empresa.
B) 	O planejamento estratégico corresponde a um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo.
C) 	É um conjunto de decisões onde a situação do futuro se equivalerá á do presente.
D) 	É um processo que deve conter somente os componentes individuais.
2 - O planejamento estratégico pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa. No entanto, não pode ser confundido com previsão.
Entre as questões, assinale a que nos apresenta previsão: (Valor: 1)
A) 	Corresponde a aspectos imediatos que procuram tão somente a correção de certas descontinuidades e desajustes entre a empresa e as forças externas.
B) 	Esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de uma série de probabilidades.
C) 	Corresponde a um documento formal que se constitui na consolidação das informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento.
D) 	Corresponde à situação em que o futuro tende a ser igual ao passado, em sua estrutura básica.
3 - A atividade "planejar" é complexa e a maior parte das ações implica em um processo decisório permanente, acionado dentro de um contexto ambiental interdependente e mutável. Com base em suas leituras você pode afirmar que este processo é complexo, pois nos remete a um pensamento sobre: (Valor: 1)
A) 	Somente o presente.
B) 	Observa os erros do passado.
C) 	Utiliza ações alternativas.
D) 	O futuro.
4 - O processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando uma interação com os fatores externos não controláveis e atuando de forma inovadora. Este processo é denominado de: (Valor: 1)
A) 	Planejamento Operacional.
B) 	Planejamento Tático.
C) 	Planejamento Estratégico.
D) 	Planejamento de recursos.
5 - O planejamento estratégico pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa. No entanto, necessita de um documento formal que se constitui na consolidação das informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento. A este documento chamamos: (Valor: 1)
A) 	Plano:
B) 	Projeção:
C) 	Resolução de problemas:
D) 	Previsão:
6 - Um dos princípios do planejamento visa os objetivos máximos da empresa. Para que estes objetivos sejam alcançados em sua totalidade tendo em vista a interligação entre eles, pode-se afirmar: (Valor: 1)
A) 	Os objetivos não devem ser priorizados.
B) 	No processo de planejamento devem-se hierarquizar os objetivos.
C) 	Depende somente do projeto estabelecido.
D) 	Depende única e exclusivamente da liderança.
7 - Processo que contém componentes tantos individuais como organizacionais e, as ações nesses dois níveis devem ser orientadas de tal maneira que garanta certa convergência de interesses no ambiente da empresa. Este processo é nomeado de: (Valor: 1)
A) 	Planejamento estratégico.
B) 	Proposta.
C) 	Missão.
D) 	Visão.
8 - Planejamento Operacional é a formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa. Cada um dos planejamentos operacionais deve conter com detalhes como: os recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação; os procedimentos básicos a serem adotados; os resultados finais esperados. Com base em suas leituras você pode afirmar que: (Valor: 1)
A) 	E a metodologia que tem por finalidade administrativa aperfeiçoar determinadas áreas de resultado e não a empresa como um todo.
B) 	O planejamento operacional é normalmente elaborado pelos níveis organizacionais onde o foco são as atividades do dia-a-dia.
C) 	É o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa.
D) 	Este planejamento é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa.
9 - As empresas que estão em permanente intercâmbio com o seu ambiente e tem como características equilíbrio dinâmico são consideradas sistemas abertos. Podem, no entanto, ocorrer mudanças internas ou externas que necessitam de adaptação. Adaptação pode ser definida como: (Valor: 1)
A) 	Determinadas variáveis do sistema.
B) 	Sistemas dependentes e imutáveis.
C) 	A resposta a uma mudança se ajustando as circunstâncias.
D) 	Subsistema são as partes do sistema.
10 - As fases básicas para elaboração e implementação do planejamento estratégico podem ser as seguintes: diagnóstico estratégico, missão da empresa, instrumentos prescritivos e quantitativos, controle e avaliação. Coerentemente com o que você leu no módulo, a afirmativa que define a identificação da visão é: (Valor: 1)
A) 	A visão não é considerada como os limites que os principais responsáveis pela empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo.
B) 	É a fase também denominada auditoria de posição, deve-se determinar "como se está".
C) 	Identificam-se quais são as expectativas e os desejos dos acionistas, conselheiros e executivos da alta administração da empresa.
D) 	Valores representam o conjunto dos princípios, crenças e questões éticas fundamentais de uma empresa.

Continue navegando