Buscar

Relatório- Estagio Supervisionado I- Jéssica

Prévia do material em texto

1
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
JÉSSICA CAROLINE SANTOS RIBEIRO
	
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
“ESTÁGIO ONLINE”
RESOLUÇÃO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Nº 002, DE 01 DE JUNHO DE 2020
PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES NO AMBIENTE ESCOLAR
FRANCA, SÃO PAULO
2020
JÉSSICA CAROLINE SANTOS RIBEIRO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia, para demonstrar as atividades de Estágio Curricular Supervisionado Primeiros Socorros Para Professores No Ambiente Escolar.
			
FRANCA, SÃO PAULO
2020
SUMÁRIO
 
1	INTRODUÇÃO	4
2	APRESENTAÇÃO	4
3	ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLOGICO	4
4	CONCLUSÃO	4
REFERÊNCIAS	5
1 INTRODUÇÃO
O Estágio Online é um projeto de formação do estudante que pretende uma integração do conhecimento teórico e prático que será agregado à profissão docente nessa época de pandemia. Este projeto tem o objetivo de esclarecimento sobre Primeiros Socorros no Ambiente Escolar. A reflexão que um professor tem sobre socorrer seus alunos em momentos inesperados. 
Esta forma de integração do estudante no exercício da docência de forma orientada, em contexto real, no sentido de promover um desempenho mais eficaz que engloba práticas e procedimentos que transmitem conhecimentos básicos de primeiros socorros em casos de emergência, engasgos de crianças, acidentes dentro do ambiente escolar, atropelamentos de frente escola, entre outras situações, enquanto se espera o atendimento dos profissionais de socorro médico. 
2 APRESENTAÇÃO 
Como salienta Gonçalves e Gonçalves (2019, p.5). ” O conhecimento sobre os procedimentos de primeiros socorros deveria ser de domínio público, pois os acidentes acontecem a todo instante e em todos os lugares”.
O objetivo dos Primeiros Socorros é: Prevenir, Alertar e Socorrer! A promoção da saúde e do bem-estar são características essenciais que devem estruturar todas as instituições de ensino. Dessa forma, pensando na segurança e saúde de toda a comunidade escolar, algumas recomendações podem ser significativas como, por exemplo, as capacitações e conhecimentos em primeiros socorros para professores e funcionários da instituição de ensino, convidar profissionais exemplo: bombeiros, socorristas para darem palestras para os alunos. É fundamental realizar capacitações e prevenções dentro do ambiente escolar.
3 ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLOGICO
“A aula é realmente o verdadeiro ponto de convergência do pensamento e da ação do professor”. (Bento, 2003, p.101). 
Elaboração de um plano de aula, que apresenta cartilha ou impressos com informações de Primeiros Socorros, aula interdisciplinar, que junto com professor de Educação Física faça demonstrações, teatros, convidar um profissional da área de Primeiros Socorros. Os objetivos e os conteúdos que são inerentes ao plano de aula são traçados e analisados antecipadamente pela equipe.
As aulas são conduzidas de forma expositiva e atenção voltada para o momento da aprendizagem conteudista.
Pode ser criar um questionário para colher informações dos profissionais da escola, incorporando apenas algumas perguntas relacionadas.
1-Qual é a sua formação em primeiros socorros? 
2. Como avalia o seu grau de preparação para agir numa situação em que seja necessário utilizar os primeiros socorros? 
3. Sabe da existência de uma mala dos primeiros socorros na escola? O que é suposto conter uma mala de primeiros socorros? 
4. Na sua escola, como avalia a facilidade de acesso à mala de primeiros socorros no caso de uma lesão na aula de educação física? 
5. Como avalia o estado da mala de primeiros socorros da sua escola? 
6. O que faria no caso de se confrontar com um caso de uma hemorragia externa?
7. E se for uma hemorragia interna? 
8. Numa das suas aulas, se um aluno, após um violento acidente, tivesse uma paragem cardíaca, o que faria? 
O teste, com estas questões, é enviado para um responsável da área, para saber o grau de conhecimento dos profissionais da escola se há necessidade de capacitação ou até atualização dos procedimentos de Primeiros Socorros.
4 CONCLUSÃO
 Todos os professores sabem que situações que envolvam os primeiros socorros podem acontecer na escola. No entanto, os mesmos não estão preparados para agir numa situação um pouco mais complexa. A falta de prática leva ao esquecimento. A mala de primeiros socorros é um utensílio desprezado pela escola até atual Lei 13.722, chamada Lei Luca. Portanto, se fosse necessário algum material oriundo dessa mala, os professores teriam de improvisar a sua atuação. Em pesquisa via WhatsApp a maior parte dos professores mesmo não estando totalmente à vontade com a questão dos primeiros socorros, atuaria no ocorrido prestando assistência ao aluno. Considerando tudo o que foi exposto, este trabalho reforça a relevância que este assunto tem, não só para os profissionais da escola, tornando esse ambiente mais seguro e confiável. Além disso, torna-se necessário uma reavaliação, por parte das instituições de ensino, dos conteúdos que são proporcionados aos estudantes referentes aos primeiros socorros, atingindo dessa forma as necessidades que o dia-a-dia escolar oferece. 
 Houve dificuldade em encontrar referências e artigos que abordassem a temática “PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES NO AMBIENTE ESCOLAR”
REFERÊNCIAS
 Filho, Meira em 1992, Cruz Vermelha Manual de Primeiros Socorros
Sutter, Talita, Primeiros Socorros nas Escolas (Aspectos Gerais dos Primeiros Socorros).
Site : http://www.cruzvermelha.org.br/

Continue navegando