Buscar

a importancia da letra cursiva

Prévia do material em texto

A importância da letra cursiva
O ser humano está sempre descobrindo e vivenciando coisas novas de diversas maneiras: pelo domínio sobre o meio em que vive, pelo contato uns com os outros, apropriando dos conhecimentos, se tornando um ser participativo, criativo e crítico.
Depois de descobrirem o mundo por meio das palavras, é hora de apresentar às crianças a escrita cursiva. Uma forma que aos poucos vai se tornando única de cada indivíduo. Para isso, é importante inserir brincadeiras que desenvolvam a coordenação motora e a concentração. Não há dúvidas que uma letra legível se conquista com muita prática e dedicação. No entanto, atividades como recortar, desenhar e colorir auxiliam no desenvolvimento da caligrafia.
Com a chegada da tecnologia há uma tendência de descartar a escrita cursiva. Esse é um assunto que tem gerado muita polêmica entre os estudiosos da área de educação. Foi descoberto que o processo inicial de reprodução faz grande diferença.
Os estudos mais recentes da Neurociência atestam que, durante o processo de aprendizagem da letra cursiva, o cérebro desenvolve a capacidade de especialização funcional – integrando sensações, controle de movimento e raciocínio. Para poder escrever de forma legível, é necessário desenvolver a coordenação motora fina, o que envolve:
relacionar o posicionamento de cada traçado e o tamanho das letras entre si;
aprender a inclinação e os detalhes característicos de cada letra manuscrita;
desenvolver a habilidade de categorizar.Ou seja, a escrita cursiva consiste em uma atividade altamente complexa e sofisticada, que prepara o cérebro para realizar tarefas mais elaboradas na vida acadêmica futura.
As turmas do primeiro ano estão se apropriando da letra cursiva, e demonstrando gosto pelo que estão aprendendo. Essa descoberta foi um momento muito especial para todos. Após a festa da letra cursiva e a chegada da fada Sininho, os alunos observaram com curiosidade e alegria que daríamos início a uma nova forma de escrever.
As crianças estão se apropriando dessa habilidade e já são capazes de identificar as semelhanças e diferenças entre as letras maiúsculas e minúsculas, compreendendo regularidades espaciais, de traçado e dos pontos de junção das letras. O que inicialmente foi cansativo agora já está sendo divertido! Viva letra cursiva!

Continue navegando