Buscar

av final objetiva

Prévia do material em texto

Cada estágio do desenvolvimento é caracterizado por um conjunto de estruturas mentais e cognitivas, utilizadas pelos indivíduos, a fim de organizar intelectualmente o meio em que vivem. Um desses estágios é denominado de operações concretas e foi muito estudado por Piaget. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Neste período, a criança apresenta um pensamento organizado, assimilativo e integrado.
(    ) A criança relaciona-se com o mundo de uma forma organizada, utilizando-se da lógica da realidade.
(    ) No que condiz às relações, a criança continua em um estágio imaturo.
(    ) A lógica e o raciocínio são construídos através da manipulação de objetos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) F - F - F - V.
	
	d) V - F - F - V.
	 
	 
	2.
	A memória é um sistema ativo que recebe, armazena, organiza, modifica e recupera a informação. Podemos afirmar que a memória humana não só serve para representar e recordar o aprendido, como também para esquecê-lo quando deixa de ser útil ou eficaz. Por isso, dizemos que as pessoas têm memórias sensorial de curto prazo e de longo prazo. O esquecimento tem um alto valor adaptativo, já que nos permite, entre outras coisas, escapar do peso esmagador de nossas lembranças ou da inútil carga de tantos e tantos conhecimentos inúteis que algum dia tivemos de aprender. Sobre esse processo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V )Nossa memória contém tanta e tão variada informação que, sem um mínimo de organização, seria impossível recuperar alguma coisa do que há nela.
(F) A memória é um sistema limitado em capacidade e duração, totalmente caótico e reduzido às aprendizagens realmente importantes, por isso, tem-se a classificação de memória curta e memória longa.
(    ) A memória humana não só serve para representar e recordar o aprendido, como também para esquecê-lo quando deixa de ser útil ou eficaz.
(    ) A memória de prazo ou memória semipermanente tem a função de organizar e manter disponível a informação durante períodos mais longos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) F - F - V - F.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - F - V - F.
	 
	 
	3.
	A dificuldade de aprendizagem possui muitos fatores. Ao se observar que uma criança não está aprendendo os conteúdos escolares, faz-se necessário considerar os fatores psicológicos e sociais envolvidos. Sobre esses fatores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fatores específicos.
II- Fatores psicógenos.
III- Fatores ambientais.
(    ) Não possuem causas orgânicas, atingem áreas referentes à linguagem ou à localização espacial/temporal, entre outros.
(    ) É extremamente necessário que seja estabelecido se a dificuldade tem origem sintomática ou inibitória. Trata-se de uma retração intelectual do ego, diminuindo as funções cognitivas, que acaba por acarretar os problemas para aprender.
(    ) Estão relacionados às condições objetivas ambientais, podem auxiliar ou prejudicar o indivíduo no processo de aprendizagem. Podem favorecer ou não a aprendizagem do indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - II - I.
	
	b) I - II - III.
	
	c) III - I - II.
	
	d) II - III - I.
	 
	 
	4.
	Motivação ou incentivo não são sinônimos, pois o segundo processo consiste em propiciar situações que despertem, no aprendiz, os motivos para iniciar e manter o processo da aprendizagem, enquanto que a motivação é um processo biopsíquico, ocorrido no interior do indivíduo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a característica da motivação intrínseca:
	
	a) Efeito passageiro.
	
	b) Desejo interno de aprender.
	
	c) Estar motivado por recompensas.
	
	d) Motivação externa.
	 
	 
	5.
	A memória é o meio pelo qual recorremos às experiências passadas, a fim de usar essas informações no presente. É um processo fundamental para as crianças, pois sem a memória elas não poderiam desenvolver nem mesmo conceitos básicos da realidade sem, de alguma forma, representarem o passado de modo a interpretarem o presente, sendo assim, a capacidade de adquirir e armazenar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro, seja externamente, em dispositivos artificiais. Com base nestas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A memória é um processo de aquisição pelo qual aquilo que é aprendido persiste ao longo do tempo.
(    ) A memória é o único meio de desenvolvimento do ser humano na fase adulta.
(    ) A memória é um sistema sempre ativo, porém limitado.
(    ) A memória é um sistema sempre ativo que recebe, armazena, organiza, modifica e recupera a informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - F - F - V.
	 
	 
	6.
	A Disortografia é uma dificuldade de aprendizagem cuja principal característica é a incapacidade de transcrever corretamente a linguagem oral. Trata-se de uma dificuldade decorrente de trocas ortográficas e confusão de letras. Sobre o trabalho do professor na diminuição dos transtornos desta dificuldade, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O professor deve punir as omissões e adições para que o erro não persista.
	
	b) O professor deve desenvolver constantes trabalhos de treino de habilidades manuais.
	
	c) O professor deve desenvolver um trabalho de constante estimulação da memória visual da criança.
	
	d) O professor deve desenvolver constantes trabalhos de treino motor.
	 
	 
	7.
	Constantemente, o professor utiliza-se de várias estratégias, objetivando criar expectativa e despertar a curiosidade em seus alunos, ou seja, buscando motivá-los. Assim, a motivação pode ser intrínseca e extrínseca. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A motivação intrínseca caracteriza-se pelo movimento do próprio sujeito na busca do conhecimento.
(    ) Quando um desafio é lançado e em troca um prêmio é oferecido, a motivação dos participantes será extrínseca.
(    ) Uma característica peculiar da motivação extrínseca é o longo tempo que a pessoa mantém-se interessada no objetivo a ser alcançado. 
(    ) O professor tem um papel pouco significativo no que tange ao despertar da motivação com relação a assuntos de cunho social. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	8.
	O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais conhecidos na infância, que ocasiona sérias dificuldades para o processo de aprendizagem. Sobre as características deste transtorno, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Falta de atenção, tranquilidade e impulsividade.
	
	b) Falta de atenção, hiperatividade e impulsividade.
	
	c) Excesso de atenção, hiperatividade e impulsividade.
	
	d) Excesso de atenção, atividade limitada e impulsividade.
	 
	 
	9.
	Uma das maiores contribuições de Vygotsky foi o que ele denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Ele usou esse conceito para se referir ao "hiato" que existe num determinado indivíduo entre aquilo que ele é capaz de fazer sozinho e o que ele é capaz de realizar com a ajuda de outro indivíduo dotado de mais habilidades ou conhecimentos. Em linhas gerais, a ZDP consiste em um momento transitório no qual a criança, potencialmente capaz, consegue solucionar um determinado problema quando está em interação com outra criança mais evoluída ou com um adulto, mas ainda não consegue resolvê-lo por si mesma, sem a ajuda de terceiros (FLAVELL; MILLER; MILLER, 1999). Considerando esta contribuição de Vygotsky, classifiQUE V paras as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O nível de desenvolvimento real é determinado por aquiloque a criança é capaz de fazer sozinha, pois já sabe como se faz, ou seja, já aprendeu. 
(    ) O nível de desenvolvimento potencial é aquilo que a criança ainda não domina, mas que pode chegar a fazer com a ajuda de outra pessoa mais experiente. 
(    ) Entre os dois níveis (real e potencial) se encontra a zona de desenvolvimento proximal - que é a distância entre o que o aluno já domina e aquilo que ele não domina ainda.
(    ) Entre os dois níveis (real e potencial) se encontra a zona de desenvolvimento dominal - que é a distância entre o que o aluno já domina e aquilo que ele não domina ainda.
Assinale a alternativa apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FLAVELL, J. H.; MILLER, P. H.; MILLER, S. A. Desenvolvimento cognitivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) V - V - V - F.
	 
	 
	10.
	A palavra aprendizagem nos remete a pensar que se trata unicamente do aprendizado escolar, ou seja, acadêmico. Contudo, há vários tipos de aprendizagem, devemos analisar a aprendizagem humana em seu conjunto, pois os indivíduos aprendem de maneiras muito diferentes, em função de seus interesses, de suas possibilidades e das situações em que se encontram. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- A prática da vida.
II- Valores e a vivência social.
III- Costumes e significados sociais.
IV- Teorias científicas e o estudo do comportamento social.
(    ) Atividades acadêmicas.
(    ) Respeito à pessoa idosa.
(    ) Fazer um sanduíche.
(    ) Festa de família.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - I - IV - III.
	
	b) IV - II - I - III.
	
	c) I - IV - III - II.
	
	d) III - II - I - IV.
	 
	 
	11.
	(ENADE, 2005) Após discussão pela disputa de um brinquedo, uma das crianças fica quieta, senta-se próximo à casinha de bonecas e chora. A professora a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a acompanha para que tome um copo d'água e lave o rosto, a fim de retomarem as atividades, incentivando-a a participar. A professora de Educação Infantil, que considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança, entende o choro como manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que:
	
	a) Necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
	
	b) Provocam a agressividade entre as crianças e, portanto, devem ser impedidas.
	
	c) Exigem a intervenção do professor para acalmar a ansiedade da criança.
	
	d) Fazem sofrer e, por isso, devem ser evitadas ou reduzidas nas situações escolares.
	 
	 
	12.
	(ENADE, 2015) Em determinado estudo, crianças observavam figuras de asas de borboleta e eram instruídas a emparelhá-las com outras parecidas, em uma amostra maior. O pareamento devia ser feito com base nos padrões das asas. A princípio, as crianças acharam esta tarefa muito difícil e intrigante porque tiveram dificuldade em separar o padrão e as cores das asas. Em seguida, rótulos (palavras para pontos e listas) descrevendo os diferentes padrões foram fornecidos a um grupo experimental, enquanto um grupo controle não recebeu quaisquer rótulos (palavras para pontos e listas) descrevendo os diferentes padrões. Com a aprendizagem dos rótulos, as crianças do grupo experimental melhoraram consideravelmente seu desempenho no pareamento. Até mesmo os membros mais jovens do grupo experimental se saíram melhor do que as crianças mais velhas do grupo controle. A situação apresentada descreve um experimento sobre o processo da linguagem. Com base na situação exposta e nos fundamentos teóricos da Psicologia sobre o processo da linguagem e funções mentais, analise as sentenças a seguir:
I- A linguagem é necessária à memória e à solução de problemas.
II- A formulação de regras verbais ajuda a orientar o desempenho no raciocínio e na solução de problemas.
III- A mediação verbal (atribuição de rótulos) aprimora a habilidade para lembrar de objetos e eventos.
IV- Crianças mais jovens aprendem mais rápido que crianças mais velhas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MUSSEN, P.H.; CONGER, J.; KAGAN, J. Desenvolvimento da personalidade da criança. São Paulo: Editora Harper, 1977.
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.

Continue navegando