Buscar

Potencial hidrogeniônico

Prévia do material em texto

Potencial hidrogeniônico:
PH
UNIASSELVI
TURMA: Bi0415
Aluna: Ailana Gusmão de Almeida.
Feira de Santana, 2017.
PH e POH
Ph é a quantidade ou concentração de íon [H+] em um composto.
Segundo a teoria de Arrhenius, os ácidos são compostos que reagem com água e sofrem ionização, originando como único cátion o hidrônio (H+(aq)).
 Já as bases são compostos que, em meio aquoso, sofrem dissociação iônica, liberando como único ânion a hidroxila (OH- (aq)).
Para que serve o Ph?
O pH é muito importante para o nosso cotidiano pois na nossa rotina ingerimos diferentes tipos de alimentos que podem causar o desequilíbrio do pH do sangue acarretando em baixa imunidade.
 A maior parte das pessoas acometidas de câncer apresentam um pH no tecido de 4,5 o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo.
 
A escala de pH é imprescindível em laboratórios modernos, sendo utilizada em inúmeros procedimentos químicos.
Medição do pH.
O pH pode ser determinado usando um medidor próprio, também conhecido como pHmetro, que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro. Esse medidor é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Este tipo de eletrodo é conhecido como eletrodo de vidro.
Ele pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise, que altera a cor conforme a acidez ou basicidade da solução. 
Outro indicador muito usado em laboratórios é o chamado papel de tornassol, este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se uma solução é nitidamente ácida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente básica (quando ele fica azul).
 Calculando pH e POH
 A escala de pH é definida como o logaritmo negativo da concentração de íons H+, na base 10. 
pH = - log [H+]
Curiosidades sobre pH.
A Hydrangea macrophylla tem flores rosa ou azuis dependendo do pH do solo. Em solos ácidos as flores são azuis, enquanto em solos alcalinos são cor-de-rosa.
 O extrato de repolho roxo é um excelente indicador acido- base, bata uma folha desse vegetal com 1 litro de água no liquidificador, filtrar e, pronto, você tem um ótimo indicador natural.

Continue navegando