Buscar

Licenciatura em Foco Avaliação Final Objetiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Alisson Araruna Passareli (2228327)
	Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512585) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	20204306
	1.
	No ambiente escolar se constroem valores, relações sociais, respeito e se promove tolerância às diferenças. É no ambiente escolar que o educador pode transformar a realidade de insucesso da inclusão. O bom funcionamento da escola se dá pela prática pedagógica do professor e, para isso, a própria instituição escolar deverá ter bem fundamentado todos os processos de ensino e aprendizagem. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O homem não é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí que a inteligência não é herdada biologicamente; ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
(    ) O homem é um ser histórico e o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
(    ) O homem é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí que a inteligência não é herdada biologicamente; ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F.
	
	
	b) V - F - F.
	
	
	c) V - V - F.
	
	
	d) F - F - V.
	
	 
	 
	2.
	Os educadores precisam se conscientizar que qualquer ação deve ser coerente com o discurso. Devemos compreender que a escola, para muitos alunos, é o único lugar de acesso aos conhecimentos. A escola é o lugar que proporcionará condições para eles se desenvolverem e de se tornarem cidadãos, conferindo oportunidades de ser e de viver dignamente. 
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais consta que "para viver com democracia em uma sociedade plural, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem" (BRASIL, 1997, p. 27). Sobre a pluralidade cultural dentro do ambiente escolar, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos
parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	
	a) A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, mas por imigrantes de diferentes países. As migrações colocam em contato grupos diferentes. O grande desafio da escola, que é um lugar de diálogo, é superar a discriminação e promover a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro.
	
	
	b) A sociedade do Brasil é formada não só de diferentes etnias, mas por imigrantes de diferentes países. Os processos migratórios colocam em contato grupos de diferentes raças e etnias, porém a escola não ajuda no sentido do diálogo para que o aluno possa se desafiar, até porque acredita que os alunos não sofram discriminação por conta disso.
	
	
	c) A sociedade brasileira, tendo em vista uma formação de dif
,0erentes etnias, protege os direitos de todos os alunos. No entanto, os processos de migrações no Brasil não ajudam outras culturas a terem abertura nesses processos de diferentes raças, crenças e saberes, necessários, par a superação por falta de diálogo na escola.
	
	
	d) O Brasil é uma colonização acolhedora, oriunda de diversos tipos de miscigenações e de diferentes povos. As migrações de outras nações sempre tiveram apoio da ONU, do consulado brasileiros, para que os diferentes tipos de raças, povos e etnias fossem democraticamente dialogados nas escolas, como uma prática comum e rotineira.
	
	 
	 
	3.
	O professor poderá utilizar diferentes estratégias para despertar a aprendizagem significativa em suas aulas, aproveitando as ferramentas digitais, tornando os projetos mais dinâmicos e divertidos. Por exemplo, utilizando os podcasts. Sobre esta estratégia de trabalho, há cinco etapas de elaboração. Sobre essas etapas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Produção, gravação, edição, publicação e distribuição.
	
	
	b) Pesquisa, gravação, leitura, ação e impressão.
	
	
	c) Leitura, escrita, desenvolvimento, ação e compartilhamento.
	
	
	d) Investigação, pesquisa, escrita, publicação e armazenamento.
	
	 
	 
	4.
	Diversidade social é o conjunto de diferenças e valores compartilhados por todos os humanos nas relações sociais. Essas diferenças são expressas através da nossa língua, nossa cultura, etnia, rituais, entre outros. O termo diversidade nos remete a uma pluralidade e variedade, mas nem sempre há respeito e tolerância a culturas e etnias diferentes, por exemplo. Nela, percebemos como as pessoas são representantes das desigualdades existentes em seus grupos específicos de convivência social. Comunidade é uma dessas organizações e foi conceituada por alguns teóricos da Sociologia como forma de diferenciar do termo já existente. Nessa perspectiva, sobre a comunidade, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) É a representação de uma realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as condições sociais e econômicas para nela se organizarem e construírem novas formas de relação social.
	
	
	b) É composta por pessoas que estão unidas por laços consanguíneos e baseados em relações espontâneas.
	
	
	c) É constituída de grupos baseados na vontade livre das pessoas que os compõem.
	
	
	d) É um conjunto de pessoas que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo.
	
	 
	 
	5.
	Não posso ser professor sem me por diante dos alunos, sem revelar com facilidade ou relutância minha maneira de ser, de pensar politicamente. Não posso escapar à apreciação dos alunos. E a maneira como eles me percebem tem importância capital para o meu desempenho. Daí, então, que uma de minhas preocupações centrais deva ser a de procurar a aproximação cada vez maior entre o que digo e o que faço, entre o que pareço ser e o que realmente estou sendo (FREIRE, 2002, p. 59). Sobre o monoculturalismo e o multiculturalismo, analise as sentenças a seguir:
I- A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo e o multiculturalismo.
II- A perspectiva intercultural não emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo e o multiculturalismo.
III- A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo. 
IV- A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o multiculturalismo
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002
	
	a) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	
	c) Somente a sentença III está correta.
	
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	
	 
	 
	6.
	A filosofia nos leva a pensar e questionar sobre situações da realidade. Esse pensar e questionar não é feito de qualquer maneira, ele deve ter alguns critérios para que se diga uma reflexão filosófica. Nesse aspecto, é preciso que contemple três requisitos. Quais são eles?
	
	a) A radicalidade, o rigor e o conjunto.
	
	
	b) A criatividade, a mobilização e a flexibilidade.
	
	
	c) O conjunto, a radicalidade e a espontaneidade.
	
	
	d) A espontaneidade, a flexibilidade e a individualidade.
	
	 
	 
	7.
	Diante dos diversos autores que tratam sobre a formação do professor, encontramos Paulo Freire, renomado educador brasileiro, que apresentou em sua proposta a utilização de materiais  oriundos do cotidiano do aluno para realizar sua alfabetização. Com isso, sua filosofia trouxe muitas respostas positivas no desenvolvimento de sua metodologia. Assim, relativo à formação do professor, a filosofia da educação traz relevantes autores e estudos que servem como base para todos em seu trabalho acadêmico, como também para o exercício da sua profissão. Sobre o pensamento de Paulo Freire e os conceitos que são a base de seu estudo, analise as sentenças a seguir:
I- Os conceitos da  humanização e do desenvolvimentoda autonomia.
II- Contexto de mundo do sujeito, aprendizagem e função da escola.
III- Análise da psique humana por meio da psicanálise.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	
	b) Somente a sentença I está correta.
	
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	
	 
	 
	8.
	A desigualdade social, a intolerância com o diferente e o preconceito são provenientes da diversidade cultural que traz uma série de conhecimentos agregados às diferentes tradições, costumes e compreensão de mundo de cada civilização. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Preconceito é quando julgamos alguém pela aparência antes de conhecê-lo.
(    ) O preconceito está arraigado num conjunto de opiniões preestabelecidas sobre o outro, sem considerar suas qualidades.
(    ) O preconceito é demonstrado, muitas vezes, pelo olhar, por exemplo, ao expressar a repulsa por alguém.
(    ) Preconceito pode ser quando você percebe um idoso em pé e oferece seu lugar para ele sentar-se.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	
	b) V - V - F - F.
	
	
	c) F - F - V - V.
	
	
	d) V - V - V - F.
	
	 
	 
	9.
	Cultura e educação são entendimentos complementares, apesar de que, muitas vezes, possam parecer contraditórios. Por exemplo, "a farra do boi", no litoral de Santa Catarina, tradição que traz desrespeito aos animais. Nesse sentido, podemos entender que cultura não apenas é herança, mas uma construção coletiva em processo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura é uma construção coletiva. 
II- A cultura não necessita de um conhecimento da tradição.
III- A cultura não é uma questão de ser, mas de se tornar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença III está correta.
	
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	
	 
	 
	10.
	No período entre os anos 1970 e 1990, a comunicação social se transformou. Toda a produção escrita em papel ganhou uma concorrência voraz, que são as publicações on-line. Já a partir dos anos de 2010, o canal Youtube se transformou num forte concorrente da TV aberta. Logo, o papel da comunicação ampliou e criou novos espaços na discussão sobre todo e qualquer assunto, bem como sobre as preocupações do mundo educacional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As tecnologias tradicionais de ensino, como a música e a poesia, são incompatíveis com as mídias eletrônicas.
	
	
	b) As TIC foram incorporadas às ações didáticas com mais intensidade a partir da ampliação da informática escolar.
	
	
	c) Diferentemente da TV e do rádio, a internet é um meio de comunicação que faz parte dos meios chamados TIC.
	
	
	d) Entretenimento e dinamismo de operação são características marcantes da didática tradicional na educação.
	
	 
	 
	11.
	(ENADE, 2011) Comer é um ato social, histórico, geográfico, religioso, econômico e cultural. O preparo dos alimentos, a escolha dos ingredientes e a maneira de servir identificam um grupo social e ajudam a estabelecer uma identidade cultural. A receita "Tacacá", comida muito apreciada na culinária paraense, demonstra:
	
	a) Um modo de utilizar os ingredientes provenientes do extrativismo, associado ao nomadismo dos quilombos.
	
	
	b) Uma interação cultural, com a incorporação de ingredientes advindos de tradições culinárias distintas.
	
	
	c) Um modo de preparo espontâneo, associado aos padrões culinários da colônia.
	
	
	d) Um modelo ritualista de servir, vinculado ao formalismo religioso africano.
	
	 
	 
	12.
	(ENADE, 2012) Na regulamentação de matérias culturalmente delicadas, como a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada - em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria (HABERMAS, 2002). A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança:
FONTE: HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.
	
	a) A coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
	
	
	b) A secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
	
	
	c) A reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.
	
	
	d) A autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.

Continue navegando