A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Conhecimento Geral de Aeronaves AD2

Pré-visualização | Página 1 de 1

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância – AD2
Unidade de Aprendizagem: Conhecimento Geral de Aeronaves – Asa Fixa
Curso: Ciências Aeronáuticas 
Professor: Antônio Carlos Vieira de Campos
Nome do aluno: 
Data: 
Orientações:
· Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
· Entregue a atividade no prazo estipulado.
· Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
· Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
2ª AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA
A partir do estudo das unidades de nosso livro didático, responda as questões abaixo relacionadas.
Questão 1 
Conforme conhecemos, o piloto utiliza o manche e os pedais para exercer o controle dos movimentos do avião. A partir disso, descreva de forma completa o sistema da aeronave que é utilizado pelo piloto para controlar o voo (3 pontos);
RESP.:
Uma aeronave realiza movimentos em voo sobre três eixos: vertical, lateral e longitudinal. O movimento sobre cada um destes três eixos é realizado por uma superfície de controle primaria especifica. As superfícies de controle primarias são aerofólios moveis que provocam alteração no fluxo e na pressão de ar em postos específicos, que resultam no movimentação da aeronave sobre um dos três eixos. As superfícies de controle primarias de voo são: aileron, profundor e leme. Os controles de voo são compostos pelo manche, que controla os ailerons e o profundor, e pelo pedal que controla o leme. Normalmente, nas aeronaves menores e menos sofisticadas, os movimentos são transmitidos mecanicamente ao profundor, aileron e leme através de cabos de aço, polias, esticadores e alavancas.
Ailerons:
São aerofólios localizados no bordo de fuga da asa que possuem a função de controlar o movimento do avião em torno do seu eixo longitudinal. O manche é o responsável em controlar os aleirons, com movimentos para esquerda e direita. Os ailerons trabalham em sincronia, quando um abaixa o outro se eleva, assim é possível que o avião realiza uma curva.
Profundor:
São aerofólios que controlam o movimento do avião sobre seu eixo lateral ou transversal. O profundor é controlado pelo manche, com movimentos para frente e tras, e é responsável em fazer a aeronave subir ou descer.
Leme:
Responsavel pelo movimento da aeronave sobre seu eixo vertical, controla a direção do avião, realizando o movimento de guinada. O leme é controlado pelos pedais.
Aileron = rolagem/ longitudinal/manche
Profundor = arfagem/ lateral/ manche
Leme = guinada/ vertical/ pedal
Questão 2 
Acesse o endereço eletrônico: 
http://www2.anac.gov.br/segVoo/pdf/Relatorio%20PT-NBH.pdf e leia o relatório final emitido pelo CENIPA referente ao incidente grave ocorrido com a aeronave. 
Após a leitura atenda ao solicitado abaixo: 
Descreva de forma completa o funcionamento de um sistema de combustível, explicando motivo e importância de haver uma bomba elétrica além da bomba mecânica como parte do sistema e por que o motor voltou a funcionar normalmente no caso da ocorrência do relatório. (4 pontos).
Resp.:
A função do sistema de combustível é armazenar e prover ininterruptamente o fluxo de combustível em quantidade e pressão adequada para o carburador ou sistema de injeção do motor, suprindo apropriadamente a demanda do motor. O combustível deve ser fornecido continuamente para o motor, independente da variação de potencia, atitude e altitude para as diversas fases do voo.
O combustível é armazenado nos tanques de combustível, geralmente instalados nas asas da aeronave, e há dois sistemas distintos de transferência do combustível presente nos tanques do motor: alimentação por gravidade e alimentação por pressão.
Alimentacao por gravidade, o combustível é enviado ao motor pela própria acao da forca gravitacional 
Na alimentação por pressão, comuns em aeronaves de asa baixa, os tanques de combustível ficam localizados no mesmo nível ou abaixo do nível motor, não sendo possível a alimentação por gravidade, sendo utilizado, portanto, o sistema de alimentação por pressão. Há uma bomba mecaninca (principal) de combustível, acionada pelo próprio motor, que ira fornecer combustível sob pressão para o grupo motoporpulsor. Como a bomba mecaninca só opera quando o motor já esta em funcionamento, este sistema é equipado com uma bomba auxiliar elétrica que fornece combustível sob pressão para o funcionamento do motor e no caso de falha na bomba mecânica. A bomba auxiliar é acionada diretamente pelo piloto.
Componentes do sistema de combustível: 
Tanques de combustível, indicador de quantidade de combustível, seletora de combustível, filtro de combustível, primer, bomba auxiliar de combustível, bomba de combustível principal, drenos.
Bomba auxiliar de combustível, também conhecida como Boost Pump tem a finalidade de auxiliar a bomba principal no funcionamento geral do sistema de combustível. Utilizada em operações normais antes da partida do motor, de modo a pressurizar as linhas de combustível e eliminar a presença de ar ou vapor nas linhas, facilitando a partida. Tambem utilizada numa eventual falha da bomba principal como no caso relatado, quando então passou a suprir a demanda de combustível requerida pelo motor.
Questão 3
 
Como nossa atmosfera é extremamente dinâmica, a temperatura e a pressão podem variar entre a decolagem e o pouso, de um local para outro, ou mesmo com o passar do tempo. Se os altímetros não pudessem ser ajustados para a pressão fora do padrão, uma situação perigosa poderia ocorrer. 
Baseado nesta afirmação: 
a) Exemplifique uma situação perigosa em que o fator contribuinte foi a falta de ajuste de altímetro (1,5 pontos).
b) Explique a diferença entre altitude indicada e altitude verdadeira (1,5 pontos).
A) Se uma aeronave é levada de uma área de alta pressão para uma área de baixa pressão, sem ajustar o altímetro, uma altitude constante sera indicada, porem, a altura real da aeronave acima do solo seria menor. Se um avião partir de uma área de baixa pressão para uma de alta, sem um ajuste de altímetro, a altitude real da aeronave é maior do que a altitude indicada.
B) Altitude Indicada = é a altitude apresentada pelo altímetro, a leitura da altitude com o altímetro ajustado para pressão local.
Altitude Verdadeira = é a altitude acima do nível médio do mar (msl). E a que representa a distancia, corrigida pela temperatura, entre a aeronave e a superfície, solo ou agua.