Buscar

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.394, de 20 de janeiro de 1996) estabelece cinco critérios sobre a verificação do rendimento escolar. Assinale a alternativa correspondente a esses critérios.
d ) a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;
c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;
d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito;
e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei 9.394/96), no artigo 4.º, "o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino médio; II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
Diante desse artigo, a educação infantil
b) é considerada a primeira etapa da educação básica.
Os parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil sintetizam os principais fundamentos para monitorar a qualidade da educação infantil. E, para uma efetividade melhor destes parâmetros, o MEC cria os indicadores de qualidade na educação infantil, que objetivam traduzir e detalhar esses parâmetros em indicadores operacionais, no sentido de oferecer às equipes de educadores e às comunidades atendidas pelas instituições de educação infantil um instrumento adicional de apoio ao seu trabalho. Sendo assim, é necessário compreender a diferença entre parâmetro e indicador.
Assinale a alternativa correspondente a essa diferença, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação infantil.
b) Entende-se por parâmetros a norma, o padrão, ou a variável capaz de modificar, regular e ajustar o sistema. Parâmetros podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira. Indicadores, por sua vez, presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade do parâmetro. Parâmetros são mais amplos e genéricos; indicadores, mais específicos e precisos.
Sobre a autoavaliação, é correto afirmar que
b) é considerada uma apreciação do próprio percurso de aprendizagem e dos resultados alcançados ao longo do seu processo de aprendizagem.
(ENADE-2011) A escola delimita espaços. Servindo-se de símbolos e códigos, ela afirma o que cada um pode (ou não pode) fazer. Ela separa e institui. Informa o "lugar" dos pequenos e dos grandes, dos meninos e das meninas. Através dos seus quadros, crucifixos, santas ou esculturas, aponta aqueles/as que deverão ser modelos e permite, também, que os sujeitos se reconheçam (ou não) nesses modelos [...] Currículos, normas, procedimentos de ensino, teorias, linguagem, materiais didáticos, processo de avaliação são, seguramente, loci das diferenças de gênero, sexualidade, etnia, classe - são constituídos por essas distinções e, ao mesmo tempo, seus produtores. Todas essas dimensões precisam, pois, ser colocadas em questão. É indispensável questionar não apenas o que ensinamos, mas o modo como ensinamos e que sentidos nossos/as alunos/as dão ao que aprendem. Atrevidamente é preciso, também, problematizar as teorias que orientam nosso trabalho (incluindo, aqui, até mesmo aquelas teorias consideradas "críticas"). Temos de estar atentas/os, sobretudo, para nossa linguagem, procurando perceber o sexismo, o racismo e o etnocentrismo que ela frequentemente carrega e institui.(LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 58 e 64.)
Com base no texto acima, avalie as afirmações que se seguem.
I. A escola define os espaços que cada um deve ocupar socialmente, visto que reproduz modelos e condiciona os alunos a segui-los.
II. Os espaços delimitados pela escola representam a sala de aula em si, visto que é o ambiente predominante em que acontece o processo de aprendizagem.
III. A delimitação de espaços pela escola só acontece no espaço escolar, visto que o(a) aluno(a) o ignora nos momentos em que não está inserido no contexto educacional.
IV. Os espaços delimitados pela escola representam a rotulação e o estabelecimento de papéis e padrões de comportamento.
É correto apenas o que se afirma em
d ) I e IV.
Sobre os paradigmas educacionais brasileiros, pode-se pensar sempre em dois extremos: um considerado como tendência tradicional e o outro, como pedagogia libertadora.
Sobre essas duas concepções, é correto afimar que
b ) a pedagogia tradicional ou conservadora pressupõe o ensino humanístico de cultura geral, tradicional, de caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno. A pedagogia libertadora se baseia na teoria do conhecimento aplicada à educação, que é sustentada pela concepção dialética, em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica, na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.
A avaliação pode ser entendida também como informações sobre o que e como foi aprendido, elemento de reflexão continua. Diante destas possibilidades de compreender a avaliação, podemos citar três modelos e funções da avaliação da aprendizagem. Quanto a eles, assinale a alternativa correta.
a ) Avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa.
Outra forma de obter informações relevantes da aprendizagem dos alunos, possibilitando visualizar o caminho da aprendizagem, se dá por meio dos portfólios de avaliação, que podem contemplar tanto os pareceres quanto relatórios e fichas. Sobre portfólio, é correto afirmar que
b ) configura-se como uma construção do aluno, caracterizando-se como uma coleção de produções escolares, as quais representam evidências de sua aprendizagem.
Foi incorporado pelo INEP, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a finalidade de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, bem como, também, dos egressos. Atualmente o Enem é usado como forma de ingresso em algumas universidades.Sobre o Enem, é correto afirmar que
c ) a partir de sua criação, muitas universidades públicas e privadas de todo o país passaram a utilizá-lo como forma de ingresso, substituindo o vestibular.
A avaliação permite exercer uma ação sobre si mesma, ou seja, na medida em que se atribui um conceito de qualidade bom ou ruim, oferece-se material que sinaliza novas ações, proporcionando novas tomadas de decisões que interferem na busca da qualidade de ensino.
A avaliação, nesse sentido, não apresenta um fim em si mesma, mas sim
b ) um meio de subsidiar a prática docente, um movimento de ação-reflexão-ação.
(ENADE-2005) Um trabalhador de 42 anos matriculou-se no curso noturno de Educação para Jovens e Adultos de uma escola perto de sua casa. Na infância, estudou por três anos consecutivos e saiu da escola na 2.a série. Hoje, sente dificuldade para compreender o que lê, reproduzindo o que aconteceu naquela época.
O pedagogo desta escola preparou os docentes para o trabalho com situações de ensino com foco na aprendizagem efetiva dos alunos. Dentro desta perspectiva, o professor de Português propôs as seguintes atividades abrangendo situações de aprendizagem e de avaliação:
I. Diagnóstico para identificação do conhecimento de leitura do aluno como ponto de partida para o trabalho;
II. Tarefas que o aluno realiza mais ou menos no tempo gasto pelos colegas;
III. exercícios para o aluno apreender vocabulário, conceitos e normas básicas da escrita e da leitura;
IV. Auto e heteroavaliação permanentes, para confrontar a percepção do aluno sobreseu aproveitamento escolar com a avaliação do professor.
Atendem à proposta do pedagogo e às necessidades do aluno:
d ) I e IV, apenas.
Atualmente o SAEB é composto por três avaliações externas em larga escala:
Desse modo, é importante diferenciar as três avaliações. Assinale a alternativa correta.
e ) A ANEB abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4.ª série/ no 5.º ano e na 8.ª série/no 9.º ano do ensino fundamental e no 3.º ano/na 3.ª série do ensino médio, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A ANRESC, conhecida também como Prova Brasil, é uma avaliação censitária, que envolve os alunos da 4.ª série/do 5.º ano e da 8.ª série/do 9.º ano do ensino fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o foco de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas, objetivando auxiliar nas gestões escolares. ANA é uma avaliação censitária que envolve alunos do 3.º ano do ensino fundamental das escolas públicas, com objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
Sobre os paradigmas educacionais brasileiros, pode-se pensar sempre em dois extremos: um considerado como tendência tradicional e o outro, como pedagogia libertadora.
Sobre essas duas concepções, é correto afimar que
c ) a pedagogia tradicional ou conservadora pressupõe o ensino humanístico de cultura geral, tradicional, de caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno. A pedagogia libertadora se baseia na teoria do conhecimento aplicada à educação, que é sustentada pela concepção dialética, em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica, na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.

Continue navegando