Buscar

ENCURTAMENTO MUSCULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENCURTAMENTO MUSCULAR 
Os isquiotibiais constituem o maior grupo muscular que controla os movimentos das articulações do joelho e do quadril e o alinhamento postural da pelve e da coluna. Assim o encurtamento desse conjunto de músculos pode resultar em uma inclinação pélvica posterior (retroversão) e uma hipolordose da coluna lombar.
As alterações posturais decorrentes de isquiotibiais encurtados podem resultar em dores na coluna lombar e nos membros inferiores, incluindo as articulações do quadril, joelho e tornozelo. Sadler (2017) observou uma relação direta entre uma limitação da elasticidade dos isquiostibiais a incidência de dores lombares. Morton et al. (2017) e Witvrouw er al. (2001) observaram uma relação do encurtamento deste grupo muscular com tendinite patelar e tendinopatias.
A prevalência de indivíduos com isquios encurtados é grande e vem crescendo cada vez mais entre populações mais jovens (Shakya 2018), e como o encurtamento pode causar prejuízos posturais e dores musculoesqueléticas, Alshammari et al. (2019) resolveram estudar qual método de treinamento de flexibilidade seria mais efetivo.
Com isso um total de 60 indivíduos, com idade entre 18 e 24 anos, foram randomizados em 3 grupos: um que realizou alongamentos passivos por 3 séries de 30 segundos; outro que realizou 2 séries de 10 repetições de estiramento do nervo tibial por meio de dorsiflexão e eversão do tornozelo previamente ao alongamento passivo; e um grupo que realizou contração do quadríceps (extensão do joelho em decubito dorsal na posição do alongamento) por 3 séries de 10, também prévias ao alongamento passivo.
Ao final do estudo o grupo que realizou a contração do quadríceps previamente ao alongamento passivo apresentou os melhores resultados, que podem ter ocorrido pelo efeito da inibição recíproca que ocorre devido a um arco reflexo medular primitivo que relaxa os músculos antagonistas com a contração dos músculos agonistas.
Os achados podem orientar os profissionais na prática clínica a utilizarem a técnica de contração do quadríceps, para relaxarem os isquiotibiais e assim melhorar a flexibilidade de pacientes severamente encurtados.
Alshammari, F. et al. (2019). A novel approach to improve hamatring flexibility: A single- blinded randomised clinical trial. South African Journal os Physiotherapy 75(1), a465.

Continue navegando

Outros materiais